Taboão da Serra deve ter Metrô pronto antes de Guarulhos, confirma Governo de SP

Linha 4-Amarela terá um "puxadinho" até a cidade de Taboão da Serra; obras devem começar ainda neste ano e terminar em 2028. E Guarulhos, como fica?

Vinícius Andrade

redacao@guarulhostododia.com.br

Divulgação/Governo de SP

Publicado em 10/06/2024 às 17:07 / Leia em 5 minutos

O Governo de São Paulo confirmou, nesta segunda-feira (10), que Taboão da Serra deve ser a primeira cidade da região metropolitana a receber uma linha do Metrô. De acordo com a previsão, a cidade que faz divisa com a zona sul da capital paulista estará integrada à Linha 4-Amarela a partir de 2028. Guarulhos e o ABC paulista, regiões mais populosas da Grande SP, também estão à espera do sistema de transporte e com projetos em andamento. As obras nesses grandes municípios, no entanto, são mais complexas.

Para viabilizar a chegada do Metrô a Taboão da Serra, o governo fará um “puxadinho” de 3,3 quilômetros da Linha 4-Amarela. Atualmente, a estação final do lado da zona sul fica na Vila Sônia. Agora, com a assinatura do “termo aditivo para elaboração dos estudos de viabilidade e dos projetos executivos da extensão”, duas novas estações serão construídas: a Chácara do Jockey e a Taboão da Serra.

As novas estações da Linha 4-Amarela

O investimento estimado nas obras é de R$ 3,4 bilhões. O projeto pretende beneficiar cerca de 90 mil passageiros por dia. Aproximadamente 3 mil empregos, diretos e indiretos, serão gerados durante as obras. O poder público quer que a construção comece ainda neste ano, com previsão de operação do trecho até Taboão da Serra em 2028.

“É um passo importante que damos com a celebração de mais um compromisso de expansão do metrô, levar o serviço para fora da cidade de São Paulo e atender a região metropolitana. Vamos interligar outras linhas para a população poder acessar a Linha 9 de trens e as Linhas 1, 2 e 3 do Metrô. O sistema vai ficando mais interligado e, quanto mais interligação, mais passageiros a gente traz para o sistema. Isso é fundamental para a mobilidade urbana em um sistema de alta capacidade muito mais eficiente”.

Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo

Atualmente, a Linha 4-Amarela opera em 12,8 km de extensão com 11 estações: Luz, República, Higienópolis-Mackenzie, Paulista, Oscar Freire, Fradique Coutinho, Faria Lima, Pinheiros, Butantã, São Paulo-Morumbi e Vila Sônia. Com a expansão, ela ganhará mais 3,3 km, totalizando 16,1 km. O tempo previsto de viagem ao longo de toda a Linha 4 ficará em 55 minutos, com integração aos terminais de ônibus nas estações Vila Sônia, São Paulo-Morumbi e Butantã.

Agora, para tirar o Metrô de Taboão da Serra do papel, a concessionária ViaQuatro fará estudos iniciais de viabilidade. Além disso, “implementará as ações necessárias para a expansão da linha, reduzindo o prazo para início da implantação do empreendimento e os riscos relacionados à execução das obras”, diz o governo, em nota. A análise contempla projeto executivo completo e estudos de licenciamento ambiental, de demanda e de utilização de áreas públicas e privadas.

E o Metrô de Guarulhos, não vai mais sair?

Teoricamente, as obras do Metrô até Taboão da Serra não interferem na viabilidade da chegada do Metrô até Guarulhos.

Aqui na nossa cidade, a linha que deve chegar primeiro é a 2-Verde. O projeto de expansão desse ramal tem duas fases. A primeira está acontecendo desde o ano passado e vai entregar oito novas estações até 2027, segundo a previsão: Orfanato, Santa Clara, Anália Franco, Vila Formosa, Santa Isabel, Guilherme Giorgi, Aricanduva e Penha.

Guarulhos entra na fase 2, quando mais cinco estações serão construídas: Penha de França, Gabriela Mistral, Fernão Dias, Ponte Grande e Dutra. De acordo com o governo de São Paulo, as obras devem começar a partir de 2025. No ano passado, Guti, atual prefeito de Guarulhos, disse que a expectativa é que essa parte do Metrô chegue ao município até 2028 ou 2029.

Ou seja, até que o Metrô seja inaugurado em Guarulhos, uma área muito maior de escavação deve acontecer, pois o novo “puxadinho” da Linha 2-Verde envolve também bairros da zona leste de São Paulo e a construção de 13 estações. No caso de Taboão da Serra, serão apenas mais duas novas na expansão da Linha 4-Amarela. Apesar disso, se as promessas do poder público se cumprirem, as duas obras podem acontecer em paralelo.

  • Aqui nesta reportagem especial do link, o Guarulhos Todo Dia detalha tudo sobre o projeto da Linha 2-Verde em Guarulhos, com informações de onde as estações vão passar e mais.

Além da Linha 2-Verde, nossa cidade também deve contar com a Linha 19-Celeste do Metrô. Aquela que pretende desapropriar o Poli Shopping, comércios do calçadão da Dom Pedro II e da Paulo Faccini. Esse projeto, porém, ainda está em fase bem inicial.


Compartilhe!!

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

ANHANGABAÚ -> BOSQUE MAIA

A pedido de construtoras, Metrô atrasa licitação da Linha 19-Celeste mais uma vez

AGORA VAI?

Novo vídeo mostra Aeromóvel do Aeroporto de Guarulhos em operação sem passageiros

Sparkling Festival

O evento de degustação com vinhos do mundo todo no Shopping Maia: serão mais de 200 rótulos

SETOR EM ALTA

Por que Guarulhos é considerada a Faria Lima dos galpões logísticos?

EVENTO

Rock Beer Day agitará Guarulhos com open bar de cervejas fabricadas na cidade

Preço nas alturas

Viajar pelo Aeroporto de Guarulhos vai ficar mais caro em agosto

PROGRAMAÇÃO

Dica de festa julina em Guarulhos: Arraiá do Shopping Bonsucesso

NO INTERNACIONAL

Chocolate suíço: Lindt abre sua primeira loja em Guarulhos nesta terça (8)

PRESS START

Evento de games no Shopping Maia é dica de passeio nas férias de julho em Guarulhos

GUIA

Festas juninas em Guarulhos (ou perto daqui): veja agenda de julho de 2025

FESTA JULINA

12 quermesses em Guarulhos para aproveitar em julho

Arraiá sindical

Arraial dos Metalúrgicos, neste sábado, no clube de campo do sindicato

Dica de férias

Espetáculos de circo, de graça, durante as férias escolares