Está chegando o período de convenções partidárias e, por isso, as candidaturas devem se definir nos próximos dias. Um acordo importante está fechado. O vereador Thiago Surfista, que era pré-candidato a prefeito pelo Novo, decidiu sair da disputa e se aliar ao também vereador Lucas Sanches, pré-candidato do Partido Liberal (PL).
Thiago Surfista apareceu com 5,3% dos votos na pesquisa eleitoral divulgada há menos tempo, da Paraná Pesquisa. Thiago estava na sexta colocação. Lucas Sanches, na mesma pesquisa, teve 12,3% dos votos. Ele estava na terceira posição. À frente dele estavam apenas os líderes na disputa pela prefeitura da cidade: Elói Pietá (Solidariedade), que teve 28,1% das intenções de voto; e Jorge Wilson (Republicanos), o Xerife, com 21,3%.
Segundo a assessoria de Lucas Sanches, o acordo foi fechado neste sábado (13), em reunião com a participação do deputado federal Márcio Alvino (PL) e do coordenador do Partido Liberal em Guarulhos, Carlos Santiago. A retirada da candidatura a prefeito de Thiago Surfista também teria o aval do presidente do Diretório Estadual do Partido Novo em São Paulo, Ricardo Alves. O presidente da Executiva Nacional do PL, Valdemar Costa Neto, também teria aprovado o acordo.
Na avaliação da pré-campanha do Partido Liberal, a adesão ao Novo deve fortalecer a candidatura de Lucas Sanches com cerca de 70 mil votos. Trinta mil deles recebidos pelos candidatos ao Legislativo pelo Novo nas eleições municipais de 2020 e 40 mil que o próprio Thiago Surfista recebeu em 2022, quando foi candidato a deputado federal.
PL + Novo na disputa pela prefeitura
Segundo o candidato a prefeito Lucas Sanches, a inclusão de Thiago Surfista na sua chapa, como candidato a vice, indica que o Partido Liberal e o Novo têm projetos semelhantes para Guarulhos:
“O Surfista pensa da mesma forma que o nosso grupo. O objetivo que nos une é um só, mudar Guarulhos. Surfista conhece cada canto do município. Guarulhos é gigante, e os problemas que, hoje, afetam a cidade, também! A chegada dele, sem dúvida, somará para essa transformação.”
Lucas Sanches, pré-candidato a prefeito pelo PL
O vereador Thiago Surfista também destacou a proximidade dos projetos dos dois partidos para a cidade. Segundo ele, “a hora não é de dividir. É momento de nos unirmos colocando a cidade em primeiro lugar. Por isso, estou muito feliz e certo de que fiz a melhor escolha”.
A candidatura do Partido Liberal também tem o apoio do Democracia Cristã (DC) e do Partido da Mulher Brasileira (PMB). Segundo as projeções do PL, considerando as votações dos dois partidos na última eleição municipal, significaria um capital extra de aproximadamente 60 mil votos.
As eleições em Guarulhos começaram: entenda o calendário da corrida para prefeito
Justiça Eleitoral altera dois locais de votação no centro de Guarulhos