Não dá mais para pensar em uma campanha eleitoral sem o uso das redes sociais. Ainda mais em uma cidade tão grande quanto Guarulhos, que tem 951 mil eleitores aptos a votarem neste ano. Historicamente, os candidatos do nosso município enfrentaram o problema de não ter espaço nas campanhas da televisão, pois o horário eleitoral veiculado na TV aberta daqui mostra quem concorre em São Paulo capital.
Em um passado não tão distante, os candidatos guarulhenses dependiam muito dos eventos na rua e dos veículos de comunicação locais para disseminarem suas mensagens. Esse trabalho ainda é muito importante em 2024. No entanto, hoje essa campanha “tradicional” vem aliada à comunicação no digital. É necessário publicar cortes nas redes sociais, seja de eventos, encontros ou entrevistas, além de usar as plataformas para reforçar as mensagens políticas que devem ser passadas.
Uma pesquisa realizada pelo Instituto DataSenado sobre as escolhas dos brasileiros nas eleições de 2018 indicou que 45% dos entrevistados afirmaram ter decidido o voto levando em consideração informações vistas em alguma rede social. E a principal fonte de informação foi o WhatsApp, segundo o levantamento. Das 2,4 mil pessoas entrevistadas, 79% disseram sempre utilizar essa rede social de troca de mensagens para se informar.
Os resultados indicam ainda que 80% dos brasileiros acreditam que os conteúdos nas redes sociais têm grande influência sobre a opinião das pessoas. Mas o percentual varia conforme a escolaridade: é de 76% entre cidadãos que têm ensino fundamental e chega a 90% entre os que têm escolaridade superior.
As eleições 2024 em Guarulhos
A popularidade da rede social ajuda, mas não garante a eleição de ninguém –nem inviabiliza a candidatura de quem não é tão “pop” no Instagram, TikTok ou semelhantes.
Aqui em Guarulhos, por exemplo, o pré-candidato com menos seguidores no Instagram é Elói Pietá (Solidariedade). Porém, por já ter sido prefeito durante oito anos na cidade e concorrido nas duas últimas eleições (2016 e 2020) para o cargo, ele é o nome mais conhecido entre os eleitores. Todas as pesquisas divulgadas até o momento o colocam como o político que tem mais chances de ir para o segundo turno. Por outro lado, ele também apresenta os maiores índices de rejeição.
Os dois pré-candidatos de Guarulhos mais populares nas redes sociais nestas eleições têm disputado o reconhecimento de “candidato da direita” na cidade.
O deputado estadual Jorge Wilson, o Xerife do Consumidor (Republicanos), traz para o digital uma popularidade do seu trabalho na televisão e conta com quase 2 milhões de seguidores no Instagram. Ele é apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, pelo governador Tarcísio de Freitas e pelo prefeito Guti.
Já Lucas Sanches é do PL, o partido de Bolsonaro, mas não recebeu o apoio do ex-presidente, que preferiu endossar o nome de Xerife, o escolhido do governador de São Paulo. Vereador, Sanches se tornou conhecido justamente por sua atuação nas redes sociais. Ele é ex-membro do Movimento Brasil Livre (MBL) e tem alto engajamento online.
A corrida eleitoral pela prefeitura de Guarulhos ainda conta com três políticos experientes, com votos expressivos para cargos legislativos (deputado e vereador), mas que têm como desafio se tornarem ainda mais conhecidos durante a campanha, que começa oficialmente a partir de 16 de agosto.
O deputado federal Alencar Santana é o pré-candidato do PT e tem usado as redes sociais para colar a sua imagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, reforçando para o eleitor que ele é o escolhido de Lula para Guarulhos –e não Elói Pietá, que deixou o partido no ano passado por não concordar com a escolha de Alencar como o candidato do Partido dos Trabalhadores sem a realização de prévias.
Márcio Nakashima (PDT), que está em seu segundo mandato como deputado estadual, tem no Facebook a sua plataforma com o maior número de seguidores nas redes sociais: são 235 mil contas que o acompanham. Nessa pré-campanha, ele tem divulgado conteúdos apontando os defeitos da atual gestão municipal.
Já Waldomiro Ramos (PSB) foi um importante político de Guarulhos nas décadas de 1980 e 1990, com cinco mandatos para vereador entre 1982 e 2003. Se comparado aos seus adversários nas eleições de 2024, ele é o menos popular nas redes sociais. Afinal, Waldomiro não disputou eleições nos últimos 20 anos. Porém, o político ainda carrega o status de vereador mais votado da história de Guarulhos por causa do resultado que alcançou nas eleições de 1996.
Número de seguidores dos pré-candidatos nas eleições 2024
Confira abaixo, em ordem alfabética, os números de seguidores dos pré-candidatos à prefeitura de Guarulhos nas eleições 2024:
Alencar Santana (PT)
Seguidores
- Instagram – 48 mil
- Facebook – 226 mil
- TikTok – 2,6 mil
Visualizações nos últimos 5 reels no Instagram
- 45 mil
Elói Pietá (Solidariedade)
Seguidores
- Instagram – 8,3 mil
- Facebook – 26 mil
- TikTok – Não tem
Visualizações nos últimos 5 reels no Instagram
- 164 mil
Jorge Wilson – Xerife do Consumidor (Republicanos)
Seguidores
- Instagram – 1,9 milhão
- Facebook – 651 mil
- TikTok – 424 mil
Visualizações nos últimos 5 reels no Instagram
- 480 mil
Lucas Sanches (PL)
Seguidores
- Instagram – 69 mil
- Facebook – 89 mil
- TikTok – 21,6 mil
Visualizações nos últimos 5 reels no Instagram
- 478 mil
Márcio Nakashima (PDT)
Seguidores
- Instagram – 40 mil
- Facebook – 235 mil
- TikTok – 2 mil
Visualizações nos últimos 5 reels no Instagram
- 18 mil
Waldomiro Ramos (PSB)
Seguidores
- Instagram – 8,8 mil
- Facebook – 5 mil
- TikTok – Não tem
Visualizações nos últimos 5 reels no Instagram
- 16 mil
LEIA TAMBÉM -> Projeto do Metrô em Guarulhos inclui túnel na Paulo Faccini com a Tiradentes