Monitoramento da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) indica que a qualidade do ar está ruim em Guarulhos na tarde desta segunda-feira (9). Quem olha para o céu da cidade consegue perceber uma camada cinza de poluição por causa do ar seco. Os dados da agência estadual indicam índices preocupantes de partículas de poeira muito finas que estamos inalando. E o problema é que só tem previsão de chuva para semana que vem, a partir de 16 de setembro.
A Cetesb tem estações que monitoram a Qualidade do Ar em todo o estado. Aqui em Guarulhos, existem dois locais: um no Paço Municipal, no Bom Clima, e outro no bairro dos Pimentas. Se o índice fica de 0 a 40, significa que a qualidade do ar está boa; de 41 a 80, moderada; de 81 a 120, ruim; de 121 a 200, muito ruim; e acima de 200, péssima.
Às 16h, a estação do Pimentas indicava classificação “ruim” para os poluentes MP2.5 (partículas finas), com índice 108, e MP10 (partículas grossas), com índice 85. Já estação do Paço Municipal estava “muito ruim” para MP2.5, com 122, e ruim para MP10, com 84.
Esses poluentes são pequenas partículas que nós inalamos no dia a dia. Ao entrar no nosso organismo, elas podem ficar “retidas na parte superior do sistema respiratório ou penetrar mais profundamente, alcançando os alvéolos pulmonares”. E inalar esse ar de forma prolongada pode causar diferentes problemas de saúde, como irritação na garganta, sangramento no nariz e até doenças como asma, bronquite, enfisema e câncer de pulmão.
Pior qualidade do ar no mundo
O site suíço IQAir, de uma empresa especializada em proteção contra poluentes no ar, indica que a qualidade do ar em Guarulhos hoje (9) está “insalubre”. O Índice de Qualidade do Ar (IQA) marca 155, quando o ideal seria registrar até 50. “A concentração de MP2.5 em Guarulhos é atualmente 12,2 vezes maior que o valor anual recomendado pela OMS para a qualidade do ar”, aponta a empresa.
Já São Paulo capital chegou a ficar em primeiro lugar nesta manhã como a principal metrópole mais poluída do mundo, acima de 160 IQA. Esteve à frente de cidade como Dubai e Jacarta.
Baixa umidade do ar
O clima seco favorece essa condição de “céu poluído” e também aumenta o risco de incêndios. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) lançou, nesta segunda-feira (9), um alerta laranja de perigo para 12 estados brasileiros e o Distrito Federal (DF) devido à baixa umidade. São Paulo está na lista, que também inclui Goiás, Bahia, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Rondônia, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná e Maranhão.
Segundo o instituto, nesses locais a umidade relativa do ar deve variar entre 20% e 12%, com risco de incêndios florestais e riscos à saúde, como doenças pulmonares e dores de cabeça. A baixa umidade causa ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.
O que fazer? Entre as recomendações estão beber bastante líquido, evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, evitar a prática de atividades físicas. Também são recomendados o uso hidratante para pele e umidificar o ambiente. Mantenha ambientes internos úmidos através de vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água.
Quando vai chover em Guarulhos?
Não previsão de chuva para Guarulhos nesta semana. De acordo com dados do Climatempo, só deve chover na região metropolitana a partir de segunda-feira que vem, dia 16. Até lá, o tempo segue seco e quente, com termômetros acima dos 30ºC.
- Terça (10) – Mínima: 17ºC / Máxima: 33ºC
- Quarta (11) – Mínima: 20ºC / Máxima: 33ºC
- Quinta (12) – Mínima: 18ºC / Máxima: 34ºC
- Sexta (13) – Mínima: 19ºC / Máxima: 34ºC
- Sábado (10) – Mínima: 21ºC / Máxima: 31ºC
LEIA TAMBÉM -> Eleições 2024: Como o Urbanismo pode melhorar a Segurança Pública?