Um caminhão tombou no vão das obras da Via Dutra, na altura do km 227, na manhã desta quinta-feira (12). O Corpo de Bombeiros e a CCR RioSP trabalharam no resgate da vítima, enquanto o trânsito para quem ia no sentido São Paulo da rodovia só aumentava. O acidente aconteceu por volta das 5h20, ao lado do acesso para a Fernão Dias, onde estão sendo construídos três novos viadutos. O motorista do caminhão foi resgatado das ferragens por volta das 10h. Estava com ferimentos “moderados” e foi socorrido ao Hospital Geral, no Cecap.
Por causa do grande número de veículos que passam na Dutra nesse horário, com carros, ônibus e caminhões saindo de cidades como Guarulhos e Arujá em direção à capital, o trânsito ficou caótico.
Foram realizadas interdições nos dois sentidos da via expressa, na altura do km 227, para o atendimento da ocorrência. No sentido São Paulo, o tráfego fluiu pela faixa da direita (faixa 2) e teve lentidão de até 18 quilômetros, com liberação para os veículos por volta das 10h. No sentido Rio de Janeiro, as duas faixas da expressa ficaram interditadas até as 10h30, chegando a acumular lentidão de 10 quilômetros.
Imagens do Globocop, registradas pela TV Globo às 9h20, mostraram que o trânsito ficou a perder de vista, começando antes mesmo da altura do centro de Guarulhos.
Como foi o acidente?
Por muito pouco, o caminhão não caiu dentro do Rio Cabuçu de Cima, que corre paralelo à Fernão Dias e passa por baixo da Via Dutra, fazendo a divisa entre Guarulhos e São Paulo. “Ele só não caiu nesse córrego porque tem uma espécie de barreira e ele ficou parado ali na região”, informou o repórter Eliezer dos Santos, que sobrevoou o local do acidente durante o telejornal Bom Dia Brasil.
O caminhão seguia na pista expressa, sentido São Paulo, destruiu uma barreira de proteção na Dutra, invadiu o canteiro central e caiu no vão entre as pistas da Dutra.
A concessionária CCR RioSP informa que mobilizou equipes para atendimento no local, como viaturas de inspeção de tráfego, ambulância e guincho. O Corpo de Bombeiros também atuou na ocorrência.
Trânsito na Dutra
A realização das obras de melhorias já tem deixado a Dutra com algumas pistas interditadas nos últimos meses. Agora, também por causa do acidente, os bloqueios aconteceram na expressa para quem vai no sentido Rio de Janeiro e no sentido São Paulo. Quem vem da Fernão Dias para pegar a alça de acesso da Dutra em direção à capital também sofre as consequências.
Dá para acompanhar a situação em tempo real do trânsito na Dutra no site da CCR RioSP.