Guti critica Sanches e Pietá, mas dá pista de voto no segundo turno

Atual prefeito, que trabalhou pela eleição de Jorge Wilson no primeiro turno, celebrou encolhimento da esquerda em Guarulhos, mas não quis declarar apoio a Lucas Sanches.

Vinícius Andrade

redacao@guarulhostododia.com.br

Reprodução/Instagram

Publicado em 25/10/2024 às 19:31 / Leia em 3 minutos

Após fazer campanha para Jorge Wilson – Xerife do Consumidor (Rebuplicanos) no primeiro turno, Guti decidiu não apoiar nenhum dos concorrentes que chegaram ao segundo turno. O prefeito não pediu votos nem para Lucas Sanches (PL) nem para Elói Pietá (Solidariedade). Na semana passada, ele postou um vídeo falando que não daria o seu voto para a esquerda, o que muitos entenderam como um aceno ao candidato do PL. No entanto, nessa mesma publicação, ele afirmou que o vereador é uma “pseudodireita”.

Partido de Guti, o PSD embarcou com tudo na campanha de Lucas Sanches, mas tanto o prefeito quanto o candidato Xerife do Consumidor mantiveram um posicionamento neutro. No primeiro turno, a base aliada de Guti fez duras críticas a Sanches. Nos últimos anos, o vereador atuou como oposição ao prefeito dentro da Câmara Municipal. Já Pietá foi rival do atual prefeito nas eleições de 2016 e 2020.

“A galera tá me perguntando o que fazer no segundo turno. Primeiro, eu não sou dono do voto de ninguém. Esse negócio de curral eleitoral é negócio da velha política. Eu tenho o meu voto e cada um vota da forma adequada que acha que tem que votar. Agora, eu tenho uma certeza: esquerda nem pensar”, disse Guti, em vídeo publicado no Instagram no último dia 17.

“Sempre combati a esquerda e vou continuar combatendo. Quando a gente tirou o PT do poder, eles tinham 7 vereadores. Eu tô saindo daqui [da prefeitura] e eles só têm três vereadores, ou seja, a gente está diminuindo a esquerda na cidade e o objetivo tá sendo concretizado. Do outro lado também tem uma pseudodireita, que não divide os mesmos valores do que eu. Enfim, gente, agora é você e a urna. Quero deixar claro que vou fazer a melhor transição de todas.”

Apoios estaduais e nacionais

Já o governador Tarcísio de Freitas, principal apoiador de Jorge Wilson, decidiu pedir votos para Lucas Sanches no turno decisivo em Guarulhos e disse que, se eleito, o candidato do PL terá total acesso ao gabinete do executivo estadual.

Guti está tão pouco engajado nas eleições do segundo turno aqui na cidade que chegou a publicar um vídeo ao lado de Tarcísio pedindo votos para Ricardo Nunes na capital. O fato de o atual prefeito ficar “em cima do muro” agora indica que ele vê Lucas Sanches como um potencial adversário em eleições futuras.

Do outro lado, Elói Pietá recebeu o apoio público de outras importantes lideranças políticas, como o ex-governador e atual vice-presidente Geraldo Alckmin, do secretário de governo estadual e ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab (presidente do PSD, partido de Guti) e da deputada federal Tabata Amaral.

LEIA TAMBÉM -> Última pesquisa Real Time Big Data Guarulhos: Sanches tem 59% e Pietá 41% dos votos válidos

Compartilhe

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

DICA GTD

Tudo sobre a exposição Blow Up no Internacional, em Guarulhos: preços, dias e atrações

ACORDO NO TCU

Após acordo, Aeroporto de Guarulhos terá aporte bilionário em infraestrutura e segurança

Carreira e Renda

Vagas para Jovem Aprendiz num dos cartões postais de São Paulo

PROJEÇÃO

Veja como vai ficar o Rodoanel Norte depois das obras prontas

CONHEÇA OS COMBOS

Coffee Week Brasil: Festival de cafés em SP vai até o dia 27 de outubro

APAGÃO

São Paulo vai ficar sem energia elétrica até quando?

CARDÁPIO VARIADO

Visite GRU: Restaurante Base Steakhouse, alta gastronomia no Pullman Guarulhos

ADOTE!

Luisa Mell vem a Guarulhos para realizar feira de adoção consciente no Shopping Maia

DICA

Tudo sobre a 1ª Oktobierfest de Guarulhos, organizada pelo Polo Cervejeiro da cidade

TUDO SOBRE

Confirmado: Hospital São Luiz Guarulhos será inaugurado neste mês

FUGA DA GUERRA

Guarulhos é a porta de entrada de brasileiros e parentes repatriados do Líbano

ELEIÇÕES 2024

Guarulhos Todo Dia bate recorde de audiência com cobertura da apuração