Guarulhos é a única cidade do Brasil com mais de um milhão de habitantes que o PL (Partido Liberal), de Valdemar da Costa Neto e de Jair Bolsonaro, vai governar a partir de 2025. Lucas Sanches, de 28 anos, conseguiu derrotar o experiente ex-prefeito Elói Pietá (Solidariedade) no segundo turno e assumirá, a partir de 1º de janeiro, o segundo maior município do estado de São Paulo, que conta com um orçamento anual de cerca de R$ 6,5 bilhões.
O PL conseguiu eleger prefeitos em quatro capitais brasileiras: Maceió (AL), Rio Branco (AC), Cuiabá (MT) e Aracaju (SE) –todas elas menores do que Guarulhos, em número de habitantes e também em orçamento. O partido ainda disputou o segundo turno em três capitais maiores do que Guarulhos –Fortaleza, Belo Horizonte e Manaus– mas saiu derrotado em todas elas.
Para um partido, vencer em uma capital é obviamente muito relevante, pois representa força política e formação de novas lideranças. No entanto, governar Guarulhos também é bastante representativo para uma sigla. A cidade é a maior não-capital do Brasil, ocupa o 13º lugar geral em número de habitantes –são 1.345.364 pessoas que vivem aqui. De acordo com os dados mais recentes do IBGE, divulgados em agosto, apenas 15 cidades brasileiras têm mais de um milhão de habitantes.
A vitória de Lucas Sanches em Guarulhos representa também uma vitória política para Valdemar da Costa Neto, presidente nacional do PL.
O ex-deputado federal bancou a candidatura do vereador ao Executivo na cidade, indo na contramão da principal liderança da direita em São Paulo, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), e do próprio ex-presidente Jair Bolsonaro. No primeiro turno, Tarcísio e Bolsonaro apoiaram o candidato derrotado Jorge Wilson (Republicanos) e trabalharam para inviabilizar a candidatura de Sanches junto ao eleitorado.
Somente no segundo turno, quando todas as pesquisas já indicavam a vitória de Lucas Sanches, o governador Tarcísio de Freitas fez um vídeo manifestando apoio ao candidato do PL. Já Bolsonaro não compareceu a nenhum evento nem apareceu nas redes sociais do prefeito eleito.
De acordo com dados da Justiça Eleitoral, a direção nacional do PL, via fundão eleitoral, disponibilizou R$ 8,5 milhões para a campanha de Sanches em Guarulhos.
A festa da vitória do PL em Guarulhos
A prova da importância que a vitória em Guarulhos teve para o diretório nacional do Partido Liberal é que Valdemar da Costa escolheu participar da festa de Lucas Sanches na noite de domingo (27).
O evento, segundo informações do site GRU Diário, foi bastante disputado por lideranças regionais. Realizado no Espaço Inter, contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, André do Prado (PL), do deputado federal Márcio Alvino (PL), do prefeito de Suzano Rodrigo Ashiuchi (PL), do vereador eleito Carlos Alberto Santiago (PL) e de vários vereadores guarulhenses, como o presidente da Câmara Municipal Ticiano (PSD).
Durante o discurso da vitória, Lucas Sanches se dirigiu a Valdemar da Costa Neto para falar sobre o futuro da cidade. “Eu tô com muita vontade de fazer a diferença aqui na cidade. Muita disposição, presidente [Valdemar da Costa Neto]. Eu já estou com o caderninho aqui, uma lista de muitos pedidos, que são reivindicações dessa população aqui que eu olhei no olho de todas essas pessoas. A gente olhou no olho de todas essas pessas e essas pessoas acreditam na gente”, disse o prefeito eleito.
LEIA TAMBÉM -> 333,5 mil eleitores guarulhenses não votaram em NINGUÉM para prefeito no 2º turno