Entre os quatro projetos de novas linhas do Metrô ainda no papel, o da Linha 19-Celeste é o que está em fase mais avançada, de acordo com o governo de São Paulo. O projeto básico da linha, que deve ligar o Anhangabaú (no centro de São Paulo) ao Bosque Maia (em Guarulhos), está pronto. Além disso, conforme o Guarulhos Todo Dia publicou anteriormente, as áreas de desapropriação também já foram definidas pelo poder público estadual –incluem endereços como o McDonald’s da Paulo Faccini, o Poli Shopping no calçadão da Dom Pedro II e terrenos próximos ao Internacional Shopping e na Vila Augusta.
No entanto, o fato de estar mais avançado do que os outros novos projetos do Metrô, não significa que as obras em Guarulhos para a Linha 19-Celeste vão começar assim tão cedo. Em entrevista ao site Diário dos Trilhos, o secretário de Parcerias em Investimentos Rafael Benini, responsável pelas privatizações estaduais, explicou que o governo de São Paulo ainda nem definiu se as obras serão realizadas pela iniciativa privada ou pelo próprio Metrô.
“O Metrô continua o projeto dele. A gente espera que o Metrô consiga executar o projeto. Se ele conseguir executar, melhor. Mas a gente também tem o nosso projeto [de privatização]. Lá no fim [do prazo de estudo], quando tiver um [projeto] contra o outro, o governador [Tarcísio de Freitas] decide: ‘não, eu quero ir para esse lado, quero ir para aquele’. Por exemplo, na Linha 17, a gente tentou [continuar a obra pela iniciativa privada], a gente avançou com o nosso projeto, eles avançaram com o deles, e o governador decidiu ir pelo projeto do Metrô, é muito dinâmico isso”, disse o secretário.
O projeto básico é um documento que detalha por onde a Linha 19-Celeste vai passar e quais serão as estações, além de conter detalhes técnicos para os serviços de engenharia e as obras. De acordo com informações do site Via Trolébus, esse documento está pronto.
O secretário estadual de Parcerias Rafael Benini falou que a linha que ligará o centro de São Paulo a Guarulhos é, de fato, a mais avançada para sair do papel. No entanto, para definir os prazos de forma mais precisa, o governo estadual espera concluir a extensão da Linha 2-Verde (que deve chegar até Guarulhos) e entregar a Linha 17-Ouro.
“Executando a linha 2 e executando a linha 17, entregando isso no prazo deles [do Metrô], o que está mais avançado é a 19. A gente trabalha junto [Metrô e Secretaria de Parcerias e Investimentos], a gente não trabalha a contra”, reforçou Benini, ao Diário dos Trilhos.
Outros projetos de novas linhas são da Linha 20-Rosa (ainda sem projeto básico), Linha 16-Violeta e Linha 22-Marrom.
Linha 19-Celeste do Metrô
A Linha 19-Celeste deve ter aproximadamente 17,6 quilômetros de extensão e 15 estações entre Bosque Maia e Anhangabaú, com a previsão de cinco estações em Guarulhos (Itapegica, Dutra, Vila Augusta, Guarulhos/Centro e Bosque Maia), passando também pelas regiões de Jardim Brasil, Vila Maria (zona norte) e Pari, conectando-se às linhas 1-Azul, na Estação São Bento, 2-Verde, na estação Dutra, e 3-Vermelha, na Estação Anhangabaú.
Quando vão começar as obras em Guarulhos?
Conforme explicamos no texto, o governo de São Paulo ainda não tem uma data definida para começar as obras. Apesar de já ter a área de desapropriação definida e o projeto básico pronto, ainda existem longos processos burocráticos pela frente. Até 2026, deve sair a definição se a Linha 19-Celeste de Guarulhos será concedida à iniciativa privada ou se vai ficar sob a responsabilidade do Metrô de São Paulo.
Previsão para a entrega de obras do Metrô SP em andamento
- Trecho 1 da Linha 17-Ouro, que vai conectar o Aeroporto de Congonhas à rede sobre trilhos – Entrega: Final de 2024
- Trecho 1 da Linha 6-Laranja, de Brasilândia e Perdizes – Entrega: 2026
- Trecho 2 da Linha 6-Laranja, de Perdizes a São Joaquim, interligando a zona norte ao centro da capital – Entrega: 2027
- Trecho 1 da extensão da Linha 2-Verde, de Vila Prudente a Vila Formosa – Entrega: 2027
- Trecho 2 da extensão da Linha 2-Verde, de Vila Formosa a Penha – Entrega: 2028
- Novas estações da Linha 15-Prata: Ipiranga, Boa Esperança e Jacu Pêssego – Entrega: 2027
- Extensão da Linha 4-Amarela – Duas novas estações – Chácara do Jóquei e Taboão da Serra – 3,3 quilômetros de trilhos – Início das obras previstas: final de 2024; início da operação: final de 2028.
- Extensão da Linha 5-Lilás – Duas novas estações – Comendador Sant’anna e Jardim Ângela – 4,3 quilômetros de extensão – Início das obras: começo de 2025; início da operação: 2029.
Extensão da Linha 2-Verde até Guarulhos
A Linha 19-Celeste é uma linha que ainda não existe e será construída do zero. No entanto, o processo mais adiantado para trazer o Metrô a Guarulhos é a extensão da Linha 2-Verde até Guarulhos. Nossa cidade terá duas estações: a Dutra (ao lado do Internacional Shopping) e a Ponte Grande (na avenida Guarulhos).
Atualmente, essas obras de extensão estão acontecendo na zona leste de São Paulo, com a construção de 8 quilômetros de vias, com oito novas estações: Orfanato, Santa Clara, Anália Franco, Vila Formosa, Santa Isabel, Guilherme Giorgi, Aricanduva e Penha.
Segundo a declaração mais recente do governador Tarcísio de Freitas, a obra para o “projeto Guarulhos” deve começar no primeiro trimestre de 2026. A ampliação no sentido Dutra tem 5,8 km de extensão contratados com projeto para cinco novas estações: Penha de França, Gabriela Mistral, Fernão Dias, Ponte Grande e Dutra, além do Pátio Paulo Freire (estacionamento de trens).
“É a primeira vez na história de São Paulo que tantos empreendimentos são executados ao mesmo tempo. Além disso, de forma inédita, São Paulo tem três tatuzões trabalhando simultaneamente. São duas novas linhas (6-Laranja e 17-Ouro) e outras duas expandidas (linhas 2-Verde e 15-Prata), além da ampliação de duas importantes estações (São Joaquim e Vila Prudente) e um novo túnel de conexão entre as linhas 2-Verde e 4-Amarela”, diz o governo de São Paulo.