Votação do orçamento e IPTU congelado encerram ano da Câmara; anistia fica para 2025

Sem projetos polêmicos na pauta, último dia de trabalho do Legislativo municipal deve acontecer na segunda-feira (16).

Vinícius Andrade

redacao@guarulhostododia.com.br

Vera Jursys/Câmara Municipal

Publicado em 13/12/2024 às 16:48 / Leia em 4 minutos

A Câmara Municipal de Guarulhos fará sessões extraordinárias na segunda-feira (16) para votar projetos e encerrar o ano do legislativo municipal. Na pauta, constam a tríade orçamentária, que engloba a estimativa de Receita e fixação da Despesa, a revisão do plano plurianual 2022-2025 e as Diretrizes Orçamentárias para 2025, incluindo emendas sobre a manutenção do congelamento do IPTU para o ano que vem.

O que ficou para ser votado apenas em 2025, conforme o desejo do futuro prefeito Lucas Sanches, foi o polêmico Programa de Parcelamento Incentivado (PPI), que trata sobre a anistia no pagamento de juros e multas dos impostos municipais em atraso.

E por que a sessão de segunda-feira será extraordinária? Porque, de acordo com o calendário oficial, o ano do legislativo deveria terminar em 15 de dezembro. No entanto, como o orçamento do município em 2025 ainda não foi votado, os parlamentares vão se reunir para deliberar sobre esse e outros projetos –afinal, de acordo com a lei, eles só podem começar o período de descanso depois de aprovado o orçamento.

O presidente da Câmara de Guarulhos, vereador Ticiano (PSD), convocou sessões extraordinárias, tantas quantas forem necessárias, para votar a até a fase final os 15 projetos na pauta. Além do orçamento com emendas do congelamento do IPTU, as proposituras incluem subvenção social, carreira de servidores públicos, reorganização da estrutura funcional e parlamentar do Poder Legislativo.

IPTU congelado em 2025

Não consta na lista de pautas daquele que deve ser o último dia de trabalhos da Câmara Municipal neste ano a votação do Projeto de Lei (PL) para o congelamento de IPTU em 2025. Pelo menos, não nos moldes do que foi enviado pela Prefeitura de Guarulhos ao Legislativo.

Isso porque o PL feito pelo prefeito Guti no início deste mês contava, de acordo com vereadores, com uma “pegadinha”. Um detalhe no texto que poderia deixar o imposto mais caro no ano que vem, quando Lucas Sanches será o prefeito.

Para corrigir essa questão, a Comissão de Orçamento se articulou nesta semana e criou emendas para manter o IPTU congelado em 2025, indicando de onde virá a compensação financeira. Essas emendas constam na pauta que será votada na terça-feira. As informações são do jornalista Andre Siqueira, na edição de quarta-feira (11) do programa Radar de Notícias.

“Os vereadores esperavam que o prefeito Guti enviasse um substitutivo para corrigir os problemas do Projeto de Lei do IPTU, pois do jeito que estava o projeto enviado pela prefeitura poderia haver um aumento de IPTU que viria através da revisão da planta genérica de valores. O prefeito deveria ter mandado um substitutivo, o que não aconteceu”, explicou o apresentador do Radar.

Dos 34 vereadores da Câmara, 18 assinaram a emenda que corrige o Projeto de Lei da prefeitura sobre o congelamento de IPTU em 2025. Na justificativa para a emenda, os parlamentares apontam o erro de Guti:

“A presente emenda modificativa decorre de ajuste técnico orçamentário, uma vez que o Projeto de Lei nº 216/2024, apresentado pelo atual Chefe do Poder Executivo [Guti], não consta consignado na Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2025 – Anexo de Demonstrativo de Estimativa e Compensação da Renúncia da Receita, podendo incorrer em descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal.”

Para quem estava esperando a votação do programa de anistia de juros e multas ainda neste ano, vai ter que aguardar 2025. O prefeito eleito Lucas Sanches prometeu que o projeto será votado no começo do ano que vem.

As sessões extraordinárias da Câmara na segunda-feira estão previstas para iniciar às 14h e podem ser acompanhadas diretamente no Plenário da Casa, que fica na Avenida Guarulhos, 845, Vila Vicentina, ou pela TV Câmara, com transmissão ao vivo, no canal 7 da NET, ou ainda pelas redes sociais oficiais do Poder Legislativo, Facebook, Youtube e Instagram.

LEIA TAMBÉM -> Entregas do Casarão da 7 de Setembro e do novo Thomeuzão estão atrasadas

Compartilhe!!

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

CLUBE ANUAL

Após atrair sócios, Mega Vestcasa deixa Guarulhos e irrita consumidores

Sexta é dia de peixe

Peixe na Sexta-Feira Santa: dicas de restaurantes em Guarulhos

DICA

Zoológico de Guarulhos abre durante todo o feriado de Páscoa; entrada é gratuita

INVESTIMENTO DE R$ 1,4 BI

A nova fase de ampliação do Aeroporto de Guarulhos

OPERAÇÃO DESCIDA

Com pedágio caro, Anchieta Imigrantes divulga os piores horários para descer no feriadão

RODOVIAS PAULISTAS

Após pressão, instalação de free flow em área urbana de Sorocaba é cancelada

APÓS VISTORIA FEDERAL

People Mover: Novo atraso na entrega do Aeromóvel de Guarulhos é confirmado

PASSADO, PRESENTE E FUTURO

Casa Poli, Poli Shopping e a futura estação Guarulhos da Linha 19-Celeste

PROBLEMA DA SABESP

Cratera na Marginal Tietê continua aberta e causa mudanças no trânsito da pista central

DICA DE PASSEIO

Festival de Bandas + Donna Gourmet acontece em Guarulhos neste fds; entrada é gratuita

TRANSPORTE PÚBLICO

Obra em Suzano muda circulação da Linha 11-Coral e afeta usuários da CPTM

DICA

Mars Experience: show de graça com cover de Bruno Mars no Parque Shopping Maia

VEJA OS PREÇOS

5 imóveis comerciais do centro de Guarulhos que você conhece e estão para alugar ou comprar