Um vídeo divulgado nesta semana mostra a evolução das obras de expansão da Linha 2-Verde na zona leste de São Paulo ao longo de 2024. São oito novas estações sendo construídas na região, além de poços de ventilação (VSE) e de um estacionamento de trens (Complexo Rapadura). A previsão do Metrô é que a primeira etapa seja concluída em 2027, com todo o novo trecho em funcionamento em 2028.
O governo de São Paulo também promete que essa obra vai chegar a Guarulhos. Essa próxima fase, no entanto, ainda não começou. Os trabalhos de escavação e construção das estações em direção à cidade da região metropolitana começarão em 2025 pela Penha de França –com previsão de conclusão somente a partir de 2031.
Atualmente, a Linha 2-Verde liga a Vila Madalena à Vila Prudente. O processo de ampliação em obras atualmente inclui a construção de 8,4 km de vias:
- Primeiro trecho – Estações Orfanato, Santa Clara, Anália Franco e Vila Formosa – promessa de ficar pronto até 2027
- Segundo trecho – Santa Isabel, Guilherme Giorgi, Aricanduva e Penha – promessa de ficar pronto até 2028
Depois de concluída essa fase da expansão, a Linha 2-Verde terá 23 km de via ligando a Vila Madalena à Penha, tornando-se a maior linha da rede metroviária paulista.
Veja o vídeo que mostra como estão as obras na zona leste da capital, publicado pelo canal do YouTube “Metrô-Empreendimento Linha2-Verde”:
As obras da Linha 2-Verde estão sendo feitas com recursos do Metrô, controlado pelo governo estadual. O projeto de extensão da Linha 2-Verde do Metrô teve um financiamento de R$ 3,6 bilhões aprovado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). De acordo com o governo de São Paulo, o dinheiro será usado para a compra de 44 novos trens destinados ao aprimoramento do sistema metroviário na capital paulista.
O “trecho Guarulhos” deve começar em 2025 pela Penha de França, com o início da escavação do “tatuzão” (tuneladora responsável por escavar o trajeto subterrâneo dos trens) em 2026, de acordo com previsão do governador Tarcísio de Freitas.
A ampliação da Linha 2-Verde no sentido Dutra tem 5,8 km de extensão contratados para cinco novas estações: Penha de França, Gabriela Mistral, Fernão Dias, Ponte Grande e Dutra, além do Pátio Paulo Freire (estacionamento de trens).