As obras do Rodoanel Norte têm como um dos desafios a construção de sete túneis duplos. Talvez você não se lembre, mas em dezembro de 2014 um desses túneis desabou durante os trabalhos, que naquela época eram conduzidos pelo consórcio Construcap/Copasa e supervisionados pela extinta Dersa. Não houve vítimas no acidente, mas o problema prejudicou ainda mais o andamento das problemáticas obras, que foram paralisadas em 2018.
A queda na estrutura atingiu a chamada área de emboque do túnel 501, na região do Recreio São Jorge, em Guarulhos. Naquela ocasião, dos cerca de 1.000 metros de extensão previstos no túnel duplo, um para cada sentido da via, tinham sido escavados 140 metros.
Um vídeo publicado recentemente pelo canal Bueno Drone, parceiro do Guarulhos Todo Dia no YouTube, mostra como o túnel que desabou está atualmente, inclusive com imagens internas. Assista:
O desabamento do túnel foi apenas um dos capítulos problemáticos nas obras do Rodoanel Norte que aconteceram na década passada. Os trabalhos foram paralisados em 2018, quando o Ministério Público (MP) apontou indícios de superfaturamento.
Novos processos de licitação foram abertos, mas a nova empresa responsável só saiu em março de 2023, com o contrato assinado em agosto daquele ano.
Entre as justificativas para tanto atraso, estão desafios no traçado da rodovia, demora no licenciamento ambiental por passar por áreas de preservação e problemas na execução. Um estudo do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) encontrou falhas no projeto e na construção original, como erosões, infiltrações e colunas desalinhadas.
O trecho Norte do Rodoanel foi concedido pelo governo de São Paulo à concessionária Via Appia. Após seis anos de paralisação, as obras foram retomadas em abril de 2024. O investimento total será de R$ 3,4 bilhões para refazer o que foi danificado, corrigir falhas e terminar o que falta.
Nas fotos abaixo, obtidas através de vídeos do canal Bueno Drone, é possível ver a evolução das obras do túnel que desabou. Comparando junho de 2024, menos de dois meses após a retomada dos trabalhos, julho e dezembro:
Rodoanel Norte
O Rodoanel Norte servirá de interligação com as rodovias estaduais e federais, desviando grande parte do trânsito das Marginais Tietê e Pinheiros. O poder público prevê a redução de circulação diária de cerca de 18 mil caminhões na cidade de São Paulo, o que permitirá mais rapidez para cruzar a Região Metropolitana no acesso a Santos. A previsão é que o trecho norte do Rodoanel Mario Covas receba 65 mil veículos por dia.
A via fará confluência com a Avenida Raimundo Pereira Magalhães (SP-332), enquanto, no Trecho Leste, a intersecção será feita com a Rodovia Presidente Dutra (BR-116). Dos 44 quilômetros de extensão total, 12 quilômetros serão de túneis. Além disso, o Rodoanel Norte criará uma ligação exclusiva de 3,6 km com o Aeroporto Internacional de Guarulhos.
O cronograma do governo de São Paulo para a finalização das obras é o seguinte:
- Setembro de 2025 – liberação do trecho entre a Dutra e a Fernão Dias
- 2026 – Conclusão completa da obra, até a Bandeirantes