Com previsão de finalizar as obras na Via Dutra (na altura de Guarulhos) em abril, a CCR RioSP começa, às 7h desta segunda-feira (20), a construção de uma nova rampa de acesso à passarela no km 217 da Via Dutra, no sentido São Paulo, próximo à alça de saída do Aeroporto Internacional de Guarulhos. Além disso, a concessionária informa que entre a noite de segunda-feira (20) e a madrugada de terça (21) realizará o estreitamento da faixa no km 227 da pista expressa, também no sentido São Paulo. É necessário atenção ao trânsito, pois os bloqueios podem gerar impacto no congestionamento.
De acordo com a concessionária, um plano de interdições de faixas foi criado durante os trabalhos.
No km 217. Nos 10 primeiros dias, as faixas 3 e 4 do trecho ficarão bloqueadas, e o tráfego seguirá pelas faixas 1 e 2. A partir do dia 30 de janeiro, apenas a faixa 4 permanecerá interditada até o dia 20 de fevereiro, quando a obra será finalizada.
Segundo a responsável pelas obras na Dutra, o local estará devidamente sinalizado durante os 30 dias de intervenções. A mesma atividade está em andamento no sentido Rio do trecho, com interdição do acostamento da pista marginal.
A nova passarela deve atender a todas as normas de acessibilidade. “Será iluminada e terá tela de proteção em toda sua extensão, proporcionando mais conforto e segurança para pedestres e ciclistas”, promete a empresa. Essa obra faz parte da programação de revitalização e construção de 27 passarelas no trecho da Via Dutra que vai de São Paulo até Arujá. Até o momento, 13 passarelas já foram entregues.
Estreitamento de faixa no km 227
No início desta semana, a CCR RioSP realiza o estreitamento da faixa no km 227 da pista expressa no sentido São Paulo. Esta redução tem o objetivo de permitir a realização do alargamento do viaduto existente, na altura do acesso para a Fernão Dias, sobre o Rio Cabuçu de Cima.
Haverá uma redução da faixa de rolamento existente, de 3,60m para 3,20m. A velocidade no trecho será reduzida para 40km/h. Os veículos com largura superior a 3,00m deverão sair no desvio para a pista marginal sentido São Paulo no km 226+100. A duração estimada desta atividade é de 45 dias.
“As obras em andamento e planejadas visam a melhoria da infraestrutura da Via Dutra, com foco na segurança e conforto de todos os usuários da rodovia. A CCR RioSP solicita atenção e cautela aos motoristas que trafegarem pelos trechos em obras”, defende a concessionária.
Obras na Dutra
As obras em andamento atualmente têm um custo de cerca de R$ 1,4 bilhão e incluem novas pistas marginais, ampliação das pistas expressas, além de novos viadutos na região da Hélio Smidt (em direção ao Aeroporto de Guarulhos), Fernão Dias e Tatuapé. 13 passarelas, o Trevo do Jacu Pêssego e o Trevo de Bonsucesso já foram entregues.
A promessa da CCR RioSP é que tudo fique pronto até abril. Pelo contrato de concessão, a cobrança de pedágio por meio do sistema free flow na pista expressa também será iniciada depois que todas as obras estiverem prontas.