Para evitar ‘gatinho’, Prefeitura de Guarulhos enfim cria acesso ao Trevo de Cumbica

Moradores do Jardim Cumbica esperavam solução do poder público desde maio, quando novo viário foi inaugurado.

Vinícius Andrade

redacao@guarulhostododia.com.br

Bueno Drone/YouTube

Publicado em 23/01/2025 às 10:57 / Leia em 4 minutos

Sem acesso ao Trevo de Cumbica (ou Trevo Mamonas) desde a inauguração do viário, em maio do ano passado, moradores do Jardim Cumbica improvisaram uma forma de conseguir utilizar as rotatórias que ficam na altura do km 213 da Via Dutra. Com o famoso “gatinho” ou “jeitinho brasileiro”, abriram uma pequena passagem de terra em meio à grama, para carros e motos conseguirem entrar no trevo passando por cima da calçada. Para resolver esse problema e oferecer mais segurança ao trânsito confuso do local, a Prefeitura de Guarulhos enfim iniciou as obras que criarão uma ligação oficial.

As obras, que começaram na segunda-feira (20), estão previstas para serem concluídas em abril de 2025 e vão custar R$ 877 mil –o dinheiro sairá integralmente dos cofres da prefeitura, sem participação da CCR RioSP, concessionária que entregou o trevo e é responsável pela administração da Via Dutra.

Em vídeo nas redes sociais, o prefeito Lucas Sanches anunciou o início das obras e explicou o que será feito. A principal novidade é a instalação de um muro de contenção, que facilitará o acesso ao bairro pelo trevo, permitindo que os moradores do Jardim Cumbica se conectem com a rede viária local.

A nova rua, que será pavimentada, será de mão única: os motoristas que vêm do trevo não poderão acessar o bairro, mas os moradores que vêm do Jardim Cumbica terão a possibilidade de acessar o trevo de forma direta, garantindo um fluxo mais organizado e sem congestionamentos. Entenda nas fotos abaixo:

Como vai ficar o Trevo de Cumbica / Mamonas depois das obras

O novo acesso vai facilitar a vida de motoristas que trafegam em ruas como a Canutana, Santa Quitéria e São Gabriel da Cachoeira. Ao longo dos próximos três meses, de acordo com a prefeitura, a obra seguirá “um cronograma de execução que visa a minimizar os impactos no dia a dia dos moradores e motoristas. O projeto foi planejado para garantir a melhoria da infraestrutura e a otimização do tráfego na região, com foco na segurança e no bem-estar da comunidade”.

O canal Bueno Drone, parceiro do Guarulhos Todo Dia no YouTube, publicou um vídeo nesta semana mostrando diversos carros usando o “gatinho” no Trevo de Cumbica, além de flagrar um caminhão pegando a contramão para entrar na rotatória.

Trevo de Cumbica sem acesso e discussões políticas

As discussões para o acesso ao Trevo do Jardim Cumbica começaram logo depois da inauguração do viário conectado à Via Dutra. Em junho, o Guarulhos Todo Dia ouviu do então prefeito Guti que o projeto original do Trevo, feito no início dos anos 2000, não contemplava esse acesso pelo bairro. Se isso fosse alterado, existia o risco de as obras sofrerem um novo atraso. O político até disse que os moradores do Jardim Cumbica reclamavam com razão e que estava tentando viabilizar a construção do novo acesso.

O ex-prefeito relembrou os pedidos que fez ao governador Tarcísio de Freitas, então ministro da Infraestrutura, durante o processo de concessão da Rodovia Presidente Dutra. Ele citou a criação das duas pistas marginais nos sentidos São Paulo e Rio de Janeiro, que aumentaram a capacidade de fluxo na Dutra na altura do Trevo de Bonsucesso.

Durante a campanha eleitoral de 2024, alguns candidatos a vereador e até a prefeito trataram sobre o tema. Alencar Santana, deputado federal e candidato do PT que saiu derrotado do primeiro turno nas eleições para prefeito, chegou a levar a demanda para a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).

Havia uma complexidade burocrática e de orçamento para a construção desse acesso aos moradores do Jardim Cumbica ao Trevo de Cumbica, que foi feito pela concessionária CCR RioSP seguindo planejamento alinhado junto ao governo federal. O início da concessão e a aprovação das obras aconteceram durante o governo do presidente Jair Bolsonaro, entre 2021 e 2022, e a entrega ocorreu no final de maio de 2024, já durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

Agora, por mais que os políticos argumentem que participaram das discussões de alternativas de acesso ao Trevo de Cumbica, quem conseguiu capitalizar politicamente com essa obra foi o prefeito Lucas Sanches. O vídeo publicado pelo chefe do Executivo de Guarulhos no Instagram sobre o início das obras na região teve uma recepção bastante positiva, com cerca de 500 mil visualizações, com mais de 2.500 comentários.

Compartilhe!!

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

ENTENDA A DECISÃO

Lucas Sanches veta pagamento de ônibus com cartões de débito e crédito

PROGRAMAÇÃO

Papai Noel chega ao Internacional Shopping: confira os horários do Bom Velhinho

CONTEÚDO DE MARCA

Estacionamento no aeroporto de Guarulhos: saiba como economizar até 70% com a Movepark

5 Dicas GTD

Como se preparar na semana da primeira prova do Enem

Isenção para Arujá

Justiça suspende cobrança do pedágio eletrônico na Mogi-Dutra, para veículos de Arujá

Halloween em Guarulhos

Halloween agita Guarulhos, com movimento no comércio, além de muitos eventos e festas

LUGARES

Visite GRU: Cantina D’Elia, um dos restaurantes italianos mais tradicionais de Guarulhos

GTD VEÍCULOS

BYD inicia produção em Camaçari e lança carro híbrido plug-in flex

Siga Fácil - e pague

Cobrança de pedágio eletrônico começa dia 1º, na Mogi-Dutra e na Mogi-Bertioga

PASSEIO NA CIDADE

Internacional Shopping constrói Chorão House em Guarulhos: exposição, pista de skate e arte

Olha a velocidade!

Vai pegar a estrada? 50 novos radares entram em operação em rodovias estaduais nesta quarta (29)

ESPORTE

Agenda de jogos do Vôlei Guarulhos BateuBet no 1º turno da Superliga Masculina

Pedágio liberado

TJSP suspende liminar e autoriza cobrança de pedágio eletrônico na Mogi-Dutra e na Mogi-Bertioga