A rotatória que dá acesso à rua Jamil João Zarif e à avenida Natalia Zarif, no Taboão, é um dos graves pontos de congestionamento dentro dos bairros de Guarulhos. Com o objetivo de elaborar um projeto de sistema viário e propor soluções para a trânsito na região, a prefeitura instalou câmeras de monitoramento no local para fazer uma contagem do tráfego. Em nota, a administração municipal assume que “pretende entender como funciona o deslocamento de motoristas e do transporte coletivo”.
A tecnologia está sob a gestão da Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana. “Com o uso da tecnologia o município de Guarulhos dará um olhar técnico para o problema e nos ajudará na implantação de medidas que possam dar mais qualidade de vida para os motoristas e usuários do transporte coletivo que diariamente passam na região”, disse o secretário João Araújo.
O Executivo municipal não divulgou um prazo para apresentar o estudo que será elaborado pelos técnicos da pasta. O comunicado também não menciona se as câmeras de monitoramento também serão usadas para possíveis aplicações de multas por infrações de trânsito.
A prefeitura promete, no entanto, ter informações mais precisas de como funciona o tráfego nos horários de pico e entre eles, já que o monitoramento será feito durante toda a semana, 24 horas por dia. Além disso, a tecnologia ajudará a entender o fluxo de veículos tanto na rotatória quanto em vias próximas
LEIA TAMBÉM -> Canalização do Córrego dos Cubas: prefeitura responde sobre as obras e dá pistas sobre futuro