O resultado do leilão que vai definir a empresa responsável pela construção da estação Ponte Grande, em Guarulhos, será divulgado pelo Metrô nesta quinta-feira (13), às 10h. A licitação está aberta desde novembro. Avaliada a capacidade técnica das participantes do certame, será escolhida a companhia que oferecer o menor preço para executar o serviço. A obra faz parte da segunda fase do projeto de extensão da Linha 2-Verde.
Esse será mais um passo do governo de São Paulo para tirar do papel o sonho da chegada do Metrô a Guarulhos. Na última quinta-feira (6), já havia saído a definição do Consórcio Quadrante-Meta como responsável por fazer a análise técnica e validar o projeto de expansão para além da capital paulista, conforme o Guarulhos Todo Dia publicou.
No edital de construção da estação Ponte Grande, é possível ver o projeto de engenharia e arquitetura do local, que fica na avenida Guarulhos, na altura da Paróquia São Geraldo. O empreendimento ocupará cerca de 17 mil metros quadrados, em um trecho do quarteirão entre a Rua Ana da Silva e a Rua Vitória.
A área de desapropriação do Metrô na Ponte Grande está definida via decreto estadual desde novembro de 2022. Atualmente, o espaço conta com comércios e residências, que serão esvaziados em breve para dar lugar à estação da Linha 2-Verde. Os proprietários de imóveis na região já receberam avisos sobre o processo de desapropriação.
A empresa que vencer o processo de licitação ficará responsável por construir uma estação que será subterrânea. De acordo com o projeto, o passageiro terá que descer três lances de escada rolante até o acesso à plataforma onde vão passar os trens da Linha 2-Verde. Do lado de fora, haverá uma praça, comércios, espaço com recuo para automóveis e uma estação de ônibus da EMTU. Além disso, deve ser erguido um edifício baixo para as salas técnicas.
Prazos para a conclusão da obra do Metrô em Guarulhos
Em ata de esclarecimento publicada em meio ao processo de licitação, o Metrô de São Paulo confirmou que o prazo para a execução do serviço será de 61 meses, com cinco anos para a construção e um mês para o planejamento. O contrato terá duração total de 70 meses, com os 61 meses de execução passando a contar a partir da emissão da primeira Ordem de Serviço. Em meio a esse processo, o governo de São Paulo também terá que realizar as desapropriações dos imóveis da região –o cronograma de desapropriações ainda não foi divulgado.
![Projeto da estação de onde vai ficar a Estação Ponte Grande, da Linha 2-Verde do Metrô](https://controle.guarulhostododia.com.br/wp-content/uploads/2024/11/estacao-ponte-grande-guarulhos-linha-2-verde-projeto-1024x634.jpg)
O fato é que o Metrô em Guarulhos não vai ficar pronto para ser usado pela população antes de 2030. Se a primeira ordem de serviço for emitida entre 2025 e 2026 e se os prazos forem cumpridos, podemos esperar o local em funcionamento a partir de 2031.
Depois de concluir o processo de licitação da Ponte Grande, o Metrô ainda deve abrir um novo edital para definir a empresa que vai construir a estação Dutra, que ficará ao lado do Internacional Shopping.
Atualmente, as obras de extensão da Linha 2-Verde estão acontecendo na zona leste, no trecho entre a Vila Prudente e a Penha. Ainda no primeiro semestre deste ano, as obras chegarão à futura estação Penha de França, a primeira a ser construída nesse novo trecho que chegará até Guarulhos. Em 2026, a previsão do governo de São Paulo é que as escavações com o tatuzão comecem em direção ao nosso município.
Em paralelo à expansão da Linha 2-Verde, o governo de São Paulo também atua para tirar do papel a Linha 19-Celeste do Metrô, que pretende ligar o Anhangabaú ao Bosque Maia.
LEIA TAMBÉM: