A passagem do Bloco Banda Bicha pela avenida Paulo Faccini atraiu uma multidão na tarde deste sábado (22). Sob o comando de Claudia Leitte, cantora que pelo quarto ano é a principal atração do Carnaval de Guarulhos, o trio elétrico saiu na altura do Adamastor para terminar no Bosque Maia. O desfile está previsto para terminar às 20h, horário em que o trânsito na região começará ser normalizado. Pelo Instagram, a artista compartilhou vídeos do show e mostrou uma das principais vias da cidade completamente tomada de gente.
A estimativa dos organizadores é que o bloco com Claudia Leitte ultrapasse 200 mil pessoas, mas os números oficiais serão contabilizados e divulgados somente depois do evento. Confira, no vídeo abaixo, que foi postado nas redes sociais do Guarulhos Todo Dia, trechos da folia:
O Bloco Banda Bicha é o mais tradicional de Guarulhos, com 49 anos de existência. Claudia Leitte se tornou a principal atração do trio em 2020, retornando para o Carvanal guarulhense em 2023, 2024 e agora neste ano.
A Prefeitura de Guarulhos soltou diversos comunicados na última semana para reforçar que o evento não conta com investimento público direto, e a realização é feita com recursos privados. O cachê de Claudia Leitte e equipte, por exemplo, foi pago com dinheiro dos organizadores e empresários que apoiaram o evento. As equipes municipais e estaduais atuam sobretudo para organização do trânsito, limpeza viária e segurança dos foliões.
E um convite à reflexão. Todo mundo tem direito de gostar ou não do Carnaval, querer ou não frequentar o ambiente de folia popular, mas vale lembrar também que uma festa como essa fomenta o turismo e o comércio do município, o que impulsiona a economia local. Se não tivesse Carnaval, Guarulhos continuaria com os mesmos problemas que precisam ser resolvidos pelo poder público, com a diferença que comerciantes, rede hoteleira e vendedores de rua ficariam com uma renda consideravelmente menor neste mês. E milhares de pessoas não teriam uma opção de lazer e diversão que escolheram aproveitar.
Guarulhos, aliás, a cidade com o maior aeroporto da América do Sul, com dezenas de hotéis e bons espaços de eventos, precisa ter um calendário anual de atrações com opções de comemorações populares para todos os públicos, quem é de Carnaval, quem é do gospel, quem é do sertanejo, quem é da MPB. Enfim, que os lugares sejam ocupados e vivos. Que as pessoas tenham novas formas de aproveitar a cidade.
Paulo Faccini e Bosque Maia liberados após o Carnaval
Como consequência do Bloco Banda Bicha, o trânsito na região da Paulo Faccini foi alterado ao longo do dia, o que provocou reclamações de moradores da região, também incomodados com o barulho.
Funcionários da SAR (Secretaria de Administrações Regionais) estão responsáveis pela limpeza das vias imediatamente após a realização do evento, e agentes da Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana ficarão responsáveis pela liberação do fluxo viário. O Bosque Maia, que fechou às 17h neste sábado, volta a funcionar normalmente no domingo (23), a partir das 6h.
LEIA TAMBÉM: