Os buracos abertos em ruas e avenidas de diferentes bairros de Guarulhos atormentam a rotina do motorista que trafega pela cidade. A atual gestão da prefeitura, no entanto, tem encontrado dificuldades para resolver esse problema. Com base em informações do Portal da Transparência, o Guarulhos Todo Dia identificou que a licitação aberta para a compra da mistura asfáltica foi suspensa pelo TCE SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo). Por causa disso, ainda não existe uma previsão para o início da aguardada “operação tapa-buracos” em 2025.
No dia 18 de fevereiro, o próprio prefeito Lucas Sanches reconheceu que “Guarulhos tá inteira esburacada”. “É revoltante você passar aqui com o carro, furar pneu e quebrar o seu carro”, comentou o chefe do Executivo municipal, que assumiu o cargo em 1º de janeiro, em vídeo publicado nas redes sociais. “A gente assumiu a prefeitura sem contrato de massa asfáltica e de tapa-buraco. A gente está organizando todo esse processo desde o primeiro dia, já tem data para essa licitação e a gente está correndo com esse processo”, comentou o político.
Segundo o planejamento da prefeitura, a empresa vencedora do processo da licitação para compra “de mistura asfáltica do tipo concreto asfáltico usinado a quente (cauq) faixas ii,iii,iv e v” seria definida em um pregão eletrônico no dia 24 de fevereiro. A companhia escolhida pela prefeitura assinaria um vínculo de 12 meses para ceder o material necessário para tapar os buracos da cidade.
No entanto, ao analisar o texto do edital, o Tribunal de Contas estadual decidiu suspender o processo de licitação para pedir explicações para a Prefeitura de Guarulhos, conforme pode ser visto no print abaixo:

A nossa reportagem entrou em contato com a prefeitura, que se manifestou por meio da seguinte nota:
“A Prefeitura de Guarulhos informa que está atuando para iniciar o mais rápido a operação tapa-buracos nas vias da cidade. Para isso, acionou seu departamento jurídico e encaminhou as respostas aos questionamentos feitos pelo TCE SP. A administração municipal aguarda a posição do órgão para dar continuidade ao processo licitatório. Cabe ressaltar que a atual gestão, ao assumir a Prefeitura no início do ano, deparou-se com a falta de contrato no fornecimento de massa asfáltica para a realização das manutenções do serviço de tapa-buraco.”
Se o TCE aprovar o edital depois das explicações da prefeitura, o processo de licitação para compra de mistura asfáltica será retomado. E aí entram as etapas seguintes: definição de qual empresa vai prestar o serviço, a assinatura do contrato e a entrega do material.
Enquanto isso, se você tem um buraco na sua rua ou no caminho que faz diariamente, saiba que ainda não existe uma previsão para esse problema ser resolvido. Guarulhos está esburacada e sem asfalto.
LEIA TAMBÉM: