Sem uso há três anos, o antigo estacionamento do Internacional Shopping virou um enorme terreno abandonado ao lado do centro comercial mais movimentado de Guarulhos. Em breve, uma obra do Metrô deve ser iniciada no local. De acordo com o cronograma determinado pelo governo de São Paulo, a construção da estação Dutra no projeto de extensão da Linha 2-Verde começará até 2027. O contrato já foi até assinado. No entanto, não pense que é por causa do Metrô que esse estacionamento está fechado. O buraco é mais embaixo.
O estacionamento poderia estar funcionando normalmente até hoje, como todos os outros estabelecimentos que fazem parte da área de desapropriação estão. A passarela e as vagas descobertas, porém, estão indisponíveis por questões empresariais.
O projeto do Metrô prevê que a estação Dutra será construída onde funcionava a pista de kart e também em uma área onde hoje existem diversos comércios, na rua José Sarraceni, na Vila Itapegica. O empreendimento também terá ligação com a futura Linha 19-Celeste do Metrô, que está com os trâmites burocráticos em andamento atualmente.
Confira na imagem abaixo por onde vai passar a obra –a parte vermelha é a área de desapropriação:

Donos do Shopping Maia controlam antigo estacionamento
Maior shopping de Guarulhos e um dos principais de toda a Grande São Paulo, o Internacional Shopping foi fundado em 1998. Construído onde funcionava a antiga indústria de máquinas de datilografia Olivetti, pertencia ao grupo General Shopping e Outlets do Brasil, controlado pela Família Veronezi.
Durante mais de 16 anos, figurou como o grande centro comercial da cidade. Até que, em 2015, a própria General Shopping inaugurou também o Parque Shopping Maia. Pouco mais de dois anos depois de lançar o Maia, o grupo da família Veronezi vendeu o Internacional para uma companhia israelense com negócios no Brasil, chamada Gazit.
No entanto, a venda não incluía o bolsão de estacionamento que hoje está fechado. A Gazit passou a controlar o Internacional Shopping e todas as suas lojas, mas o antigo estacionamento e o Auto Shopping Internacional Guarulhos continuaram como propriedade da General Shopping e Outlets do Brasil, que também é dona do Poli Shopping e do Shopping Bonsucesso.
Durante o processo de venda do Internacional, as empresas assinaram um termo de comodato válido até junho de 2022 pelo bolsão de estacionamento –comodato é um tipo de empréstimo gratuito com prazo de validade. O contrato venceu e não foi renovado. Com isso, o estacionamento foi fechado e tudo que o envolvia, como o ponto de ônibus e a pista de kart, desativados.
Segundo informações de uma reportagem da Folha de S.Paulo, a Gazit até tentou criar um edifício-garagem para aumentar o número de vagas, mas a Prefeitura de Guarulhos e a Câmara não aprovaram. Além disso, o grupo israelense também tentou comprar o terreno. Mas recuou, revelaram fontes a par da história, quando a General Shopping pediu R$ 480 milhões pelo espaço –os israelenses avaliavam o antigo estacionamento em R$ 92 milhões.

Estacionamento fechado piorou trânsito na região
O fechamento do antigo estacionamento do Internacional ainda tem outras camadas de polêmica, afinal era ali que estava construído o Casarão Saraceni, que foi demolido em 2010 após uma polêmica decisão de destombamento da Câmara Municipal e do então prefeito de Guarulhos na época, Sebastião Almeida. A demolição do patrimônio histórico aconteceu justamente para a ampliação do estacionamento, que hoje está fechado.
Apesar de a decisão política ter virado pauta na Justiça de São Paulo, o terreno não tem nenhum tipo de empecilho judicial para funcionar de outras formas.
Um outro detalhe é que, sem o terreno, o bairro também perdeu uma rua onde passavam ônibus municipais e intermunicipais. Além de ajudar a escoar o trânsito, que ficou bastante problemático no local em dias de grande movimento, o equipamento dava mais segurança para o deslocamento de clientes e funcionários que trabalham no shopping. Desde o fechamento, para ter acesso a algumas linhas de transporte público, o pedestre precisa se deslocar até a avenida Guarulhos.
Obra da Linha 2-Verde do Metrô em Guarulhos
Com mais de 34 mil metros quadrados de área construída, a Dutra será a maior estação da segunda fase de expansão da Linha 2-Verde do Metrô, em andamento atualmente na zona leste de São Paulo. O responsável pela construção das estações Dutra e Fernão Dias será o Consórcio Construtor Metrô Linha 2-Verde Lote 7, formado pelas empresas Mendes Júnior e PowerChina International Group.
O grupo foi contratado para execução das obras civis, contemplando obra bruta e acabamento. Após o aditivo assinado agora no fim de março, o contrato entre o Metrô e o Consórcio vai até 25 de janeiro de 2032. Um detalhe é que o Consórcio Construtor Metrô Linha 2-Verde Lote 7 também deverá deixar pronto um terminal de ônibus no local.

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