A movimentada rua Londrina, perto do Internacional Shopping na Vila Endres, tem ao menos dois buracos que têm causado transtornos aos motoristas. O Guarulhos Todo Dia recebeu um vídeo denunciando o problema na manhã desta terça-feira (21). “Buraco está aberto há meses”, escreveu. No local, existe um condomínio residencial e também a igreja cristã Comunidade da Graça.
A Prefeitura de Guarulhos iniciou a aguardada Operação Tapa-Buraco na cidade no fim de abril. As manutenções estão acontecendo diariamente em diferentes bairros. Nas duas primeiras semanas, o município contabilizou o reparo de 1.346 buracos em 203 ruas e avenidas da cidade. O prefeito Lucas Sanches tem publicado em seus stories, no Instagram, o resultado de alguns serviços.
A reclamação sobre a situação da rua Londrina foi encaminhada à Comunicação da prefeitura, que enviou o seguinte posicionamento:
“A Prefeitura de Guarulhos iniciou a Operação Tapa-Buraco há menos de um mês e tem trabalhado de forma intensa nos reparos em mais de 200 ruas e avenidas da cidade até o momento. A solicitação de manutenção na rua Londrina foi inserida no cronograma da Secretaria de Administrações Regionais (SAR).”
Buracos em Guarulhos
Os buracos estão entre os problemas mais perceptíveis de Guarulhos. Nossa reportagem recebe reclamações frequentes, de moradores de diferentes bairros, sobre a péssima qualidade em vias do município. Nas redes sociais, em publicações do próprio prefeito, é bem fácil encontrar comentários sobre ruas esburacadas.
O contrato para o fornecimento de massa asfáltica, que permitiu o início da Operação Tapa-Buraco em 2025, foi assinado em 29 de abril e tem o valor de R$ 64 milhões, com duração de 12 meses e possibilidade de prorrogação.
O Consórcio Reparavias Guarulhos é quem executa os serviços de manutenção e conservação do sistema viário, sendo parte da contratação o fornecimento de mão de obra, materiais, equipamentos e ferramentas, além do transporte de materiais e resíduos.
Com o acordo, a prefeitura afirma que utilizará 105 toneladas por dia de CBUQ (concreto betuminoso usinado a quente), mais conhecido como massa asfáltica. O concreto deve chegar às vias para aplicação a uma temperatura de 140º graus, para que os reparos ocorram com eficiência e qualidade.
Para solicitar esse serviço, a população deve procurar uma unidade do Fácil-Guarulhos ou por meio do Fácil Digital no endereço eletrônico: facilagendamento.guarulhos.sp.gov.br.