A obra para construção da futura estação Itaberaba-Hospital Vila Penteado da linha 6-Laranja do Metrô abriu uma cratera na quadra de um condomínio de médio/alto padrão na zona norte de São Paulo, na Avenida Ministro Petronio Portela, na Freguesia do Ó. O acidente, que aconteceu por volta das 8h desta segunda-feira (20), provocou tremor e assustou moradores do empreendimento. Ninguém ficou ferido. O resultado do estrago foi flagrado pelas câmeras do Globocop, helicóptero da Globo SP.
Segundo a LinhaUni, concessionária responsável pela linha 6-laranja, um trecho da avenida precisou ser parcialmente interditado, no sentido norte, por causa da cratera. O condomínio tem cinco torres e 500 apartamentos.
“O local já estava isolado como medida preventiva e a região já era monitorada devido a esta condição atípica do solo e sua interface com as escavações do túnel com a tuneladora norte. As equipes técnicas do projeto e da Concessionária LinhaUni já se encontram no local e neste momento não há indicativo de riscos às edificações no entorno”.
Nota da concessionária LinhaUni
Esta é a segunda vez que uma cratera é aberta por causa das obras de construção da linha 6-Laranja. Em 2022, um acidente nas obras da linha laranja do metrô abriu uma cratera na pista local da Marginal Tietê.
Com 15 km de extensão e 15 estações, a linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo vai ligar o bairro da Brasilândia, na zona norte da capital, à Estação São Joaquim, na região central da cidade.
*Com informações da Agência Brasil
Quando a linha 6-Laranja fica pronta?
De acordo com o calendário do Governo de São Paulo e da concessionária responsável pela linha, o trecho entre Brasilândia e Perdizes deve ficar pronto no segundo semestre de 2026. Já as outras seis estações ficarão prontas ao longo de 2027. A previsão é que a linha transporte cerca de 633 mil passageiros por dia.
Veja o mapa de estações abaixo: