O inverno começou às 17h51 desta quinta-feira (20). Durante as tardes dos próximos dias, provavelmente você não vai perceber o frio característico da estação, afinal o céu continua ensolarado, com tempo seco, umidade baixa e temperaturas acima dos 28°C. Já nas noites e madrugadas, os termômetros devem ficar abaixo dos 15°C. Ainda não há previsão de chuva para a região metropolitana de São Paulo. Desde a última semana de maio, não tem registros de chuvas consideráveis.
De acordo com dados do CGE-SP (Centro de Gerenciamento de Emergências), o mês de junho de 2024 registrou 0,3 milímetros (mm) de chuva na capital até esta quinta-feira (20), o que corresponde a apenas 0,6% da média histórica do mês, que é de 49,5 mm. Até o momento, trata-se do mês de junho mais seco desde 1995, quando o órgão da Prefeitura de São Paulo iniciou as medições.
Nos próximos dias, a grande massa de ar seco que predomina sobre o interior do Brasil e impõe o bloqueio atmosférico mantém o tempo estável e ensolarado. Em Guarulhos, o tempo não deve mudar até domingo, com mínimas na casa dos 15°C de madrugada e máximas de 28°C durante a tarde.
Segundo os meteorologistas, o primeiro frio do inverno de começar somente na terça-feira (25), quando os termômetros não devem passar dos 21°C ao longo do dia.
Em maio, SP teve recordes de calor e chuvas abaixo da média
No mês passado, a estação meteorológica no Mirante de Santana, na zona norte de São Paulo, registrou acumulado de 57,9 mm. O valor ficou 13 % abaixo da média histórica de maio, que é de 66,3 mm. Também houve recorde de calor. As temperaturas tiveram média de 27,3°C –3,9°C acima da média do mês, que é de 23,4°C. Considerando a série histórica da estação convencional, ultrapassou as marcas dos anos de 2019 e 1984, com seus 25,6°C de média das temperaturas máximas. Os dados foram publicados pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
LEIA TAMBÉM -> Faria Lima e mais 50 vias terão asfalto novo em Guarulhos, promete prefeitura