O governo de São Paulo autorizou a abertura do processo de licitação para contratar a empresa responsável pelo projeto executivo, implantação de sistemas e das obras civis da Linha 19-Celeste, que ligará o Bosque Maia ao Anhangabaú. Serão 17,6 km de vias, 15 estações (sendo cinco delas em Guarulhos) e um pátio de manutenção. O ramal deve ser dividido em três lotes durante a construção, com a possibilidade de ter até três tuneladoras (tatuzões) escavando simultaneamente o trajeto da nova linha do Metrô.
As informações foram confirmadas pelo governador Tarcísio de Freitas, em meio ao anúncio da elaboração do projeto básico da Linha 20-Rosa, que vai ligar o ABC à capital paulista.
“Acabamos de autorizar a contratação das obras da Linha 19-Celeste, a ligação do Anhangabaú com o Bosque Maia, ou seja, mais uma linha de Metrô que vai chegar a Guarulhos, com cinco estações em Guarulhos fazendo interligação com a Linha 2-Verde [que terá extensão até a Dutra]. Isso significa que em pouco tempo a gente vai ver trabalhando, aqui na região metropolitana, sete tatuzões [sendo três deles na Linha 19-Celeste]”, projetou o chefe do Executivo estadual, em vídeo publicado nas redes sociais.
A Linha 19-Celeste (Guarulhos-SP) está mais avançada do que a Linha 20-Rosa (ABC-SP), pois o ramal guarulhense está com o projeto básico concluído e com as áreas de desapropriação definidas.
O projeto básico é um documento que detalha por onde o Metrô vai passar e quais serão as estações, além de conter detalhes técnicos para os serviços de engenharia e as obras.
![Linha 19-Celeste do Metrô, com projeto de linhas e estações que vão passar por São Paulo e Guarulhos](https://controle.guarulhostododia.com.br/wp-content/uploads/2024/09/linha-19-celeste-estacoes-guarulhos-todo-dia-metro-projeto-1024x644.jpg)
Prazos para o projeto da Linha 19-Celeste
Com a confirmação do governador de São Paulo sobre o lançamento da licitação em março, a previsão atualizada de prazos para as obras da Linha 19-Celeste é a seguinte:
- Lançamento da licitação – Março de 2025
- Assinatura dos contratos e início da elaboração do projeto executivo – Até o fim de 2025
- Início das obras – Entre 2026 e 2027
- Conclusão das obras – Em até 72 meses (6 anos)
No entanto, vale colocar um asterisco nesse calendário, afinal uma obra tão complexa quanto essa dificilmente é finalizada dentro do prazo, que ficará ainda melhor definido após o lançamento da licitação. Além disso, existe uma questão importante para o cronograma. Uma das dúvidas de quem mora nas áreas que serão desapropriadas é a seguinte: quando esse processo de desapropriação vai começar? Essa é uma pergunta que deve ser respondida após a elaboração do projeto executivo.
A estrutura da Linha 19-Celeste contará com 31 trens que vão transportar 630 mil passageiros por dia, que utilizarão a conexão com outras três linhas de metrô (1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha), além da possibilidade de futuras conexões com linhas de trem.
LEIA TAMBÉM -> Nova linha de Metrô e extensão da CPTM: todas as obras de trilhos previstas para Guarulhos