Super Bowl: um dos maiores espetáculos esportivos do mundo, por jogadores do Guarulhos Rhynos

Jogadores campeões brasileiros ajudam a entender o futebol americano e a força do Super Bowl, jogo final do campeonato dos Estados Unidos

Edvaldo Nunes

redacao@guarulhostododia.com.br

Instagram Guarulhos Rhynos

Publicado em 09/02/2025 às 00:18 / Leia em 7 minutos

Este domingo é dia de Super Bowl, um dos maiores espetáculos esportivos do mundo. Na verdade, é o jogo final do campeonato de futebol americano nos Estados Unidos, a National Football League (NFL). Aquele esporte que eles chamam de futebol, apesar de ser jogado quase todo o tempo com as mãos e não com o pé (foot, em inglês). Este ano, a partida será disputada pelo Kansas City Chiefs (campeão da Conferência Americana) e o Philadelphia Eagles (campeão da Conferência Nacional).

Apesar dos brasileiros e boa parte do mundo estarmos mais acostumados com o futebol que os americanos chamam de “soccer”, o esporte americano atrai cada vez mais atenção por aqui. Um exemplo é o primeiro jogo da NFL em solo brasileiro. O jogo foi no dia 6 de setembro do ano passado, na Neo Química Arena, em Itaquera. E, olha só, um dos times que jogaram foi justamente o Philadelphia Eagles, que vai disputar o Super Bowl. O time jogou contra o Green Bay Packers e ganhou de 34 a 29.

O estádio do Corinthians lotou para a partida. E Guarulhos foi beneficiada, pela proximidade com Itaquera. O GTD mostrou, na época, que os hotéis de Guarulhos ficaram lotados por causa do jogo da NFL no Brasil.

Outro indício de que os brasileiros estão acompanhando cada vez mais o futebol americano está na chegada do esporte à TV aberta. A Rede TV transmite ao vivo alguns dos jogos da NFL durante o ano e tem conseguido bons resultados de audiência e, especialmente, de anunciantes.

Daniel Valloto, wild receiver do Guarulhos Rhynos

Guarulhos Todo Dia pediu a ajuda de especialistas para ajudar a mostrar como o futebol americano pode ser interessante. Nós ouvimos dois dos jogadores do time que é o campeão brasileiro da principal categoria de futebol americano no Brasil. É isso, Guarulhos tem o time brasileiro com melhor desempenho no esporte em 2024. O Guarulhos Rhynos ganhou o campeonato em uma partida difícil, por 37 a 28, contra o Spartans Football, de São Paulo.

Daniel Valloto joga na posição de wild receiver do Guarulhos Rhynos. Traduzindo: ele é um dos jogadores que têm o papel de receber a bola lançada pelo quarterback e correr com ela em direção à área do adversário que deve ser conquistada.

Basicamente, o futebol americano é isso: um jogo de conquista de território. Tanto que a evolução do time e o desempenho dos jogadores normalmente são medidos em jardas conquistadas. Uma jarda é uma medida de comprimento que é quase igual a um metro (0,9144 metro).

Em cada campanha, o time tem que ir avançando em direção à área do adversário, até chegar a um trecho mais próximo do “gol” adversário, chamada de “end zone”. Naquele trecho, se um jogador do time conseguir entrar correndo com a bola ou receber a bola lançada pelo seu companheiro e pisar naquele terreno com os dois pés, ele anota o chamado touchdown. Isso vale seis pontos e dá direito a outro jogador do time, o kicker, chutar a bola. Se ele conseguir, com o chute, que a bola passe entre os dois travessões que marcam o “gol” adversário (o Y), o time ganha um ponto extra.

Mas, voltando ao Daniel Valloto, ele era jogador de futebol (o nosso), antes de começar no Guarulhos Rhynos. Daniel jogava no sub-20 do Wimpro. Antes de participar de uma seletiva e conquistar vaga no Rhynos, ele assistia futebol americano normalmente apenas no Super Bowl e conhecia os nomes de alguns poucos jogadores. Depois que passou a praticar o esporte, ele começou a entender melhor as jogadas e, especialmente, como algumas delas eram difíceis e empolgantes.

Ele é torcedor do Baltimore Ravens, que tem uma rivalidade com o Kansas City Chiefs na Conferência Americana. Apesar disso, Valloto acha que os Chiefs devem, mais uma vez, ganhar o Super Bowl deste domingo. Para quem aposta nisso, há uma boa razão: o quarterback do time é Patrick Mahomes.

O jogador foi um dos principais responsáveis pelo time ganhar o Super Bowl em 2019, 2022 e 2023. Muitas vezes, apesar do time estar em desvantagem próximo do final da partida. E ele ajudou a virar o jogo com jogadas surpreendentes. Daniel Valloto aposta que a mágica de Mahomes deve prevalecer este ano. Como apoio para os resultados, Mahomes tem no time outro grande jogador: o tight end Travis Kelce (também bastante conhecido por ser namorado da cantora Taylor Swift).

José Roberto, center do Guarulhos Rhynos

José Roberto é outro jogador do Guarulhos Rhynos, campeão brasileiro de futebol americano. Ele se encantou com o esporte acompanhando o desempenho de outro quarterback lendário: Tom Brady (que muitos no Brasil conhecem como “o ex-marido de Gisele Bundchen”). Por isso, se tornou torcedor do Patriots. E não quer que outro jogador ameace o título de Brady como “melhor quarterback da história da NFL”. Ou seja, ele vê o Chiefs com grandes chances, mas disse que “espera que isso não aconteça”.

Os dois jogadores do Guarulhos Rhynos acreditam que a atenção maior para o Super Bowl e a NFL pode beneficiar também quem joga futebol americano no Brasil. Isso pode tornar o esporte mais profissional, algo bom para os times e os jogadores. Os dois também apostam que, para ganhar do Chiefs, o Philadelphia Eagles depende do desempenho de dois jogadores. Eles são o quarterback Jalen Hurts e o running back Sequon Barkley. Esses dois tiveram uma campanha espetacular durante o ano. Se tiverem um bom desempenho no jogo desse domingo e o time deles conseguir reduzir o espaço de atuação de Patrick Mahomes, podem surpreender e ganhar o título.

A importância do Super Bowl

Se você ainda não foi conquistado pelos argumentos sobre o esporte, talvez valha saber que o Super Bowl é um evento à parte. Normalmente o jogo atrai mesmo pessoas que entendem muito pouco do esporte. Por um motivo simples: o show do intervalo. Numa exibição de sua capacidade técnica e de organização, durante o intervalo os americanos conseguem mudar completamente o campo onde o jogo é disputado, que é transformado em um espaço para shows apoteóticos.

Apoteótico, não é um termo exagerado, no caso. Shows de Michael Jackson, Madonna, Janet Jackson e Justin Timberlake, Katy Perry e Beyoncé, entre outros, surpreenderam o público, com efeitos especiais e números inéditos. Este ano, o show será por conta do rapper Kendrick Lamar, o maior vencedor do Grammy de 2025. Com a música Not Like Us ele venceu os prêmios de Melhor Gravação, Melhor Canção, Melhor Performance de Rap, Melhor Canção de Rap e Melhor Videoclipe.

Assistir ao Super Bowl só pelo show do intervalo, vale a pena. Mas se você se esforçar um pouco mais, pode entender porque o esporte disputado ali também atrai milhões de fãs por todo o mundo. Se você quiser saber mais sobre esse esporte, com as regras mais importantes, pode checar esse guia.

LEIA TAMBÉM:

Compartilhe!!

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

Golpe contra aposentados

Fraude no INSS: aposentados de Guarulhos buscam advogados e já consultam a justiça

HISTÓRIAS DA CIDADE

60 anos do fim do Trem da Cantareira: a história da ferrovia que deixou de existir em Guarulhos

Fartura na mesa

Curte um café da manhã caprichado? Hotéis de Guarulhos participam da Breakfast Weekend

VEJA COMO PARTICIPAR

Parque Shopping Maia faz parceria com a Coca-Cola em campanha de Dia das Mães

PEDÁGIO SEM CANCELAS

Free flow e o alto índice de multas por evasão de pedágio nas rodovias paulistas

REPORTAGEM EM VÍDEO

Por que o Aeromóvel do Aeroporto de Guarulhos ainda não está funcionando?

Dica de passeio

Itaquaquecetuba recebe a Motofest neste fim de semana, com muitas atrações e até um bar nas alturas

STREAMING

Documentário Netflix sobre tragédia em Congonhas entra no Top 10 global de séries

REPORTAGEM

Rodoviária do Cecap pede socorro: manutenção é precária e há poucas saídas de ônibus

VILA NO INTER

Tudo sobre a Feira de Adoção de cães e gatos no Internacional Shopping neste domingo (27)

LONGE DE GUARULHOS

Obra da 1ª estação do Metrô fora da capital está perto de começar, mas longe de Guarulhos

PREVENÇÃO

Áreas de risco de Ferraz de Vasconcelos e Francisco Morato recebem sirenes da Defesa Civil

Papa Francisco: Confira a programação de missas do Santuário Nacional de Aparecida