O Guarulhos Todo Dia recebeu, via redes sociais, reclamação de uma moradora do Jardim São Domingos, bairro que fica na região do Taboão, sobre uma casa abandonada que pode ter se transformado em um criadouro do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue. Segundo a denúncia, quase todos os vizinhos desse imóvel já tiveram dengue, inclusive idosos e crianças.
Ainda de acordo com as imagens e os relatos enviados à reportagem, o sobrado que fica na Rua Limoeiro do Norte está à venda. No entanto, ele está com obras abandonadas e os proprietários não aparecem por lá. Há tijolos pelo quintal, mato alto e partes que ficam nos fundos da residência, incluindo uma pia e lugares que acumulam água.
A seguir, um trecho da denúncia: “Tem uma casa abandonada na Rua Limoeiro do Norte, ao lado da casa de número 228, que com certeza está com foco. Os donos não aparecem. A casa está abandonada. Nas casas que ficam em volta, todos os moradores praticamente foram picados e pegaram dengue, inclusive idosos. Deem uma força na denúncia, por favor. A prefeitura precisa invadir lá para ver possibilidade de foco”.
Guarulhos tem 56.154 casos confirmados de dengue e 65 mortes pela doença apenas em 2024.
O que diz a Prefeitura de Guarulhos
A reportagem do Guarulhos Todo Dia entrou em contato com a Prefeitura de Guarulhos, que enviou a seguinte nota:
“A Secretaria da Saúde, por meio do Centro de controle de Zoonoses, não recebeu denúncia pelos canais oficiais até o momento referente a esse endereço, mas esclarece que a formalização sobre imóveis que se encontram fechados e com suspeita de foco de dengue precisam ser direcionadas aos canais oficiais pelos munícipes.
- Pessoalmente, nas Unidades de Atendimento ao Cidadão (Fácil)
- Pela internet, no site oficial da Prefeitura de Guarulhos (www.guarulhos.sp.gov.br), ou através da Ouvidoria do município: 0800-055-1715 / ouvidoria@guarulhos.sp.gov.br.”
Tem uma denúncia?
Se quiser falar sobre boas iniciativas ou problemas da cidade, procure o Guarulhos Todo Dia. Nosso WhatsApp é (11) 5196-2910. E-mail: redacao@guarulhostododia.com.br. Instagram: @guarulhos.tododia.
LEIA TAMBÉM -> Saiba quais são os 10 bairros de Guarulhos mais afetados pela dengue