Começou nesta sexta-feira (30) o horário eleitoral gratuito na programação das emissoras de TV e do rádio. Até o dia 3 de outubro, candidatos a prefeito e vereador utilizarão o chamado “horário político” para se comunicar com os eleitores, explicar suas ideias, propostas e projetos para suas cidades. No entanto, como sempre acontece para quem mora em Guarulhos e em outras cidades da região metropolitana de São Paulo, nas eleições 2024 a propaganda que vai ao ar nas maiores emissoras de TV mostra apenas os políticos que disputam na capital paulista.
Para conhecer melhor os candidatos de Guarulhos e as propostas que cada um deles têm para a cidade, o eleitor precisa buscar meios como redes sociais, os veículos de jornalismo local, como o Guarulhos Todo Dia, e os eventos realizados por veículos da imprensa nacional, como debates e sabatinas.
Os candidatos ao cargo de prefeito terão duas inserções diárias no horário político da TV e no rádio.
- Rádio – das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10
- TV – das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40
Além disso, outros 70 minutos são reservados diariamente para inserções curtas, de 30 ou 60 segundos, distribuídas ao longo da programação. Deste tempo, 42 minutos são destinados aos candidatos a prefeito e nos outros 28 minutos são apresentados os candidatos a vereador.
Divisão do tempo em São Paulo
- Ricardo Nunes (MDB) – 6 minutos e 30 segundos de horário político + 1913 inserções – Coligação Caminho Seguro pra São Paulo (PP, MDB, PL, PSD, Republicanos, Solidariedade, Podemos, Avante, PRD, Agir, Mobiliza e União Brasil);
- Guilherme Boulos (PSOL) – 2 minutos e 22 segundos de horário político + 700 inserções – Coligação Amor por São Paulo (Federação PSOL/Rede, Federação Brasil da Esperança — Fé Brasil com PT, PC do B e PV, e PDT);
- José Luiz Datena (PSDB) – 35 segundos + 174 inserções – Federação PSDB/Cidadania;
- Tabata Amaral (PSB) – 30 segundos + 151 inserções – PSB
Pablo Marçal (PRTB), Bebetto Haddad (Democracia Cristã), Marina Helena (Novo), João Pimenta (PCO), Altino Prazeres (PSTU) e Ricardo Senese (UP) não terá direito à propaganda eleitoral na TV e no rádio, pois os partidos nos quais eles concorrem não elegeram o mínimo de deputados federais estabelecido pela lei eleitoral.
O horário eleitoral é veiculado nas emissoras de rádio, inclusive nas comunitárias –algumas passam horário político de Guarulhos, e de televisão que operam em VHF e UHF –ou seja, TV aberta.
***Com informações da Agência Brasil