A Eletrobras divulgou, nesta segunda-feira (2), um vídeo que mostra como começou o apagão que atingiu Guarulhos e bairros da capital paulista na noite de sábado (31). A queda no fornecimento de energia teve início às 17h31, depois de um curto-circuito provocado por uma pipa que caiu na subestação Guarulhos, que pertence à Eletrobras, e desligou todos os equipamentos do local.
No ano passado, a Eletrobras registrou cinco incidentes em subestações provocados por pipas. Soltar pipas ou balões e fazer queimadas em locais próximos a linhas de transmissão é um risco de vida para as pessoas e também um risco para o funcionamento da rede elétrica, conforme o caso de sábado deixou bastante evidente.
O vídeo
A explicação do que aconteceu
Às 17h30, conforme mostra o vídeo, o corpo da pipa atinge o primeiro barramento da subestação. O curto circuito gera o acionamento dos sistemas de proteção, que impedem danos maiores aos equipamentos e desligam o primeiro barramento.
No entanto, 12 segundos depois uma rabiola construída com linha metálica, contendo alumínio em sua composição, atinge o segundo barramento e causa um novo curto-circuito.
O acionamento de equipamentos de proteção ocorre novamente, conforme previsto pela Eletrobras, e leva ao desligamento total da subestação, composta por dois barramentos.
As consequências do apagão em Guarulhos
A Eletrobras enviou esse vídeo da câmera de monitoramento da subestação Guarulhos para a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), responsável por fiscalizar o caso, identificar as causas e apurar as responsabilidades.
A Enel, concessionária que distribui energia elétrica na capital paulista, informou que 8% dos clientes em São Paulo foram afetados, um total de 650 mil ligações de energia da distribuidora. Bairros da zona norte, leste e do centro de São Paulo ficaram sem luz. Até a Avenida Paulista sofreu as consequência do apagão. Parte desses bairros voltaram a ter luz a partir do fornecimento de outras subestações, antes da retomada da distribuição pela Eletrobras.
No caso de Guarulhos, mais de 290 mil ligações foram afetadas. A EDP informou que, “por meio de manobras automatizadas de carga foi possível minimizar o impacto, sendo que 37% dos clientes afetados tiveram o serviço religado em até 2 minutos. Para o restabelecimento total da região impactada foi necessário aguardar a retomada do suprimento externo da energia pela empresa transmissora, o que ocorreu às 19h37. Os bairros impactos estão localizados na cidade de Guarulhos, principalmente na região de Vila Galvão, Gopouva, Vila Rosália, Macedo, Parque Continental e Parque Santo Antônio”.