O Metrô de São Paulo completa 50 anos neste sábado (14). Aproximadamente 3 milhões de passageiros são transportados diariamente no sistema de trilhos urbanos, que, apesar do tempo de existência e de ser o maior do Brasil, ainda tem estações apenas nos bairros da capital paulista. O guarulhense, por exemplo, precisa pegar no mínimo um ônibus até estações como Armênia, Tietê, Tucuruvi, Penha e Carrão. Além do trânsito, os passageiros que saem e voltam para Guarulhos todos os dias também enfrentam a lotação do transporte público nos horários de pico.
A chegada do Metrô à cidade é uma promessa antiga, que já passou pelas campanhas de diferentes governadores e prefeitos ao longo das últimas décadas. Atualmente, existe um processo ainda no papel, pois as obras não começaram, mas que está em fase mais adiantada: a extensão da Linha 2-Verde até Guarulhos. Nossa cidade terá duas estações: a Dutra (ao lado do Internacional Shopping) e a Ponte Grande (na avenida Guarulhos).
Atualmente, essas obras de extensão estão acontecendo na zona leste de São Paulo, com a construção de 8 quilômetros de vias, com oito novas estações: Orfanato, Santa Clara, Anália Franco, Vila Formosa, Santa Isabel, Guilherme Giorgi, Aricanduva e Penha.
Segundo a declaração mais recente do governador Tarcísio de Freitas, a obra para o “projeto Guarulhos” deve começar no primeiro trimestre de 2026. A ampliação no sentido Dutra tem 5,8 km de extensão contratados com projeto para cinco novas estações: Penha de França, Gabriela Mistral, Fernão Dias, Ponte Grande e Dutra, além do Pátio Paulo Freire (estacionamento de trens).
Vale reforçar: a obra para o Metrô de Guarulhos sair do papel está prevista para começar em 2026.
No entanto, a gente sabe que pode ter um longo caminho entre “o começar” e “o terminar”. Para se ter uma ideia, as estações da extensão da Linha 2-Verde, que tem obras em andamento atualmente na zona leste, estão previstas para entrar em operação completa somente em 2028.
Neste sábado (14), a Agência SP, plataforma de comunicação oficial do governo do estado, publicou um texto falando de todas as obras que estão em andamento e também as que estão projetadas. Na lista, tem inauguração de novas linhas do Metrô previstas até 2029. E nenhuma delas vai passar em Guarulhos.
Não dá para cravar, mas isso indica que dificilmente teremos Metrô em Guarulhos antes de 2030.
Além dessa extensão da Linha 2-Verde, existe o projeto da Linha 19-Celeste, que pretende ligar o Bosque Maia ao Anhangabaú. Esse projeto, porém, ainda está em fase bem inicial. Por ser uma linha construída do zero, demandará um longo processo de desapropriações.
Se começarmos a contar a partir de hoje, até 2030 nós teremos quatro eleições: duas para prefeito (2024 e 2028) e duas para governador e presidente (2026 e 2030). Isso quer dizer que muitos desses prazos ainda podem mudar, principalmente no caso aqui de Guarulhos, onde a obra ainda não começou para valer.
Nós, guarulhenses, temos pressa para chegada do Metrô porque é uma promessa política de décadas que nunca se cumpriu. Mas é impossível fazer uma obra do Metrô com pressa. As obras são muito complexas, envolvem muitos estudos, escavações, desapropriações e um trabalho extremamente técnico. A construção de estações e das ligações subterrâneas causa transtornos para quem mora perto, com barulhos e rachaduras. Porém, a maioria da população entende o benefício gerado depois da estação em operação.
Não dá para fazer com pressa, mas também não pode ficar –mais uma vez– apenas na promessa. E aqui não é uma crítica a governo, partido ou político A, B ou C. Afinal, muitos já passaram pelo poder nos últimos anos. A cobrança se faz à instituição do governo de São Paulo, que precisa tirar do papel a expansão do Metrô para as cidades da região metropolitana.
Primeira cidade fora da capital a receber o Metrô será Taboão da Serra
Taboão da Serra, cidade da Grande São Paulo com menos de 300 mil habitantes, deve ser a primeira fora da capital a receber uma estação do Metrô. De acordo com o governo do estado, a “Linha 4-Amarela terá duas novas estações: Chácara do Jóquei e Taboão da Serra. A extensão prevê mais 3,3 quilômetros de trilhos, com início das obras previstas para o fim deste ano e início da operação no final de 2028”.
A Agência SP passou previsão para a entrega de outras obras do Metrô:
- Trecho 1 da Linha 17-Ouro, que vai conectar o Aeroporto de Congonhas à rede sobre trilhos – Entrega: Final de 2024
- Trecho 1 da Linha 6-Laranja, de Brasilândia e Perdizes – Entrega: 2026
- Trecho 2 da Linha 6-Laranja, de Perdizes a São Joaquim, interligando a zona norte ao centro da capital – Entrega: 2027
- Trecho 1 da extensão da Linha 2-Verde, de Vila Prudente a Vila Formosa – Entrega: 2027
- Trecho 2 da extensão da Linha 2-Verde, de Vila Formosa a Penha – Entrega: 2028
- Novas estações da Linha 15-Prata: Ipiranga, Boa Esperança e Jacu Pêssego – Entrega: 2027
- Extensão da Linha 4-Amarela – Duas novas estações – Chácara do Jóquei e Taboão da Serra – 3,3 quilômetros de trilhos – Início das obras previstas: final de 2024; início da operação: final de 2028.
- Extensão da Linha 5-Lilás – Duas novas estações – Comendador Sant’anna e Jardim Ângela – 4,3 quilômetros de extensão – Início das obras: começo de 2025; início da operação: 2029.
“É a primeira vez na história de São Paulo que tantos empreendimentos são executados ao mesmo tempo. Além disso, de forma inédita, São Paulo tem três tatuzões trabalhando simultaneamente. São duas novas linhas (6-Laranja e 17-Ouro) e outras duas expandidas (linhas 2-Verde e 15-Prata), além da ampliação de duas importantes estações (São Joaquim e Vila Prudente) e um novo túnel de conexão entre as linhas 2-Verde e 4-Amarela”, diz o governo de São Paulo.
Sem citar datas, o Executivo estadual cita que São Paulo vai ganhar outras novas linhas além dessas com obras previstas ou em andamento. Tem a 19-Celeste, a que pretende atender Guarulhos, e ainda a 16-Violeta, a 20-Rosa e a 22-Marrom.
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