Metrô em Guarulhos: Câmara deve receber audiência pública para debater desapropriações

Em entrevista ao programa Radar de Notícias, vereador Edmilson Souza explicou que assunto deve ser debatido no Legislativo em dezembro.

Vinícius Andrade

redacao@guarulhostododia.com.br

Projeto de como vai ficar a estação Dutra (Imagens: Tetra Projetos/Divulgação)

Publicado em 22/11/2024 às 11:04 / Leia em 5 minutos

Os projetos para a chegada do Metrô a Guarulhos devem ser discutidos em uma audiência pública na Câmara Municipal no dia 6 de dezembro. A informação foi confirmada pelo vereador Edmilson Souza (PSOL), durante entrevista ao programa Radar de Notícias, na quinta-feira (21). De acordo com o parlamentar, o objetivo é reunir técnicos do Metrô e a população guarulhense para detalhar o transporte sobre trilhos na cidade: onde vai passar, quais serão as áreas de desapropriações e o que esperar das obras.

“Nós precisamos ter essa informação porque vai ter um impacto na cidade. A oposição tem que se preocupar também em entrar nesses temas e debater esses temas para que a gente esteja melhor preparado para poder servir e atender as demandas que a população nos traz”, explicou Souza, durante entrevista ao jornalista André Siqueira.

A solicitação do vereador será para a audiência pública do Metrô acontecer na noite do dia 6 de dezembro — entre os dias 3 e 5 de dezembro, o Legislativo já irá realizar uma série de audiências públicas para discutir o orçamento do município para o próximo ano.

“Se fala muito do Metrô, mas onde ela vai passar? Precisamos explicar qual o impacto que ele tem. Tá todo mundo dizendo que o impacto vai ser totalmente positivo, precisamos ver, precisamos saber. Ele é totalmente positivo? Imagino que sim, mas dependendo do projeto que se tem a população tem que ser ouvida. Onde estarão essas estações? Elas apontam um caminho para que lado da cidade?”.

Vereador Edmilson Souza (PSOL)

O vereador de oposição ao atual governo espera que os técnicos do Metrô expliquem de forma didática o impacto das obras. “Não adianta vir algo tão técnico que a gente não consiga entender. Tem que ser de uma maneira para o comerciante saber o que vai acontecer, para o trabalhador saber o que vai acontecer, para as pessoas que estão em deslocamento hoje ou definindo emprego e estudo para os próximos anos entenderem qual impacto”, disse.

Apesar de as primeiras obras da Linha 2-Verde estarem previstas para começar em Guarulhos somente em 2026, Edmilson Souza entende que esse é o momento da discussão, pois depois que tudo acontecer não tem como mudar. Ele mencionou ainda a linha da CPTM que termina na estação Aeroporto, ao lado do Terminal Taboão, mas deveria ir pelo menos até o Terminal São João. “O problema é que fizeram sem ouvir a cidade”, disse –agora, o governo de SP tem um projeto para privatizar essa linha da CPTM e fazer uma extensão até Bonsucesso.

Assista à entrevista completa de Edmilson Souza ao Radar de Notícias –o vereador fala sobre o Metrô a partir dos 6 minutos e 35 segundos:

Projetos do Metrô em Guarulhos

Extensão da Linha 2-Verde

O processo mais adiantado para trazer o Metrô a Guarulhos é a extensão da Linha 2-Verde até Guarulhos. Nossa cidade terá duas estações: a Dutra (ao lado do Internacional Shopping) e a Ponte Grande (na avenida Guarulhos). Atualmente, essas obras de extensão estão acontecendo na zona leste de São Paulo, com a construção de 8 quilômetros de vias, com oito novas estações: Orfanato, Santa Clara, Anália Franco, Vila Formosa, Santa Isabel, Guilherme Giorgi, Aricanduva e Penha.

Segundo a declaração mais recente do governador Tarcísio de Freitas, a obra para o “projeto Guarulhos” deve começar no primeiro trimestre de 2026. A ampliação no sentido Dutra tem 5,8 km de extensão contratados com projeto para cinco novas estações: Penha de França, Gabriela Mistral, Fernão Dias, Ponte Grande e Dutra, além do Pátio Paulo Freire (estacionamento de trens).

LEIA TAMBÉM -> Tudo sobre o Metrô em Guarulhos: estações, por onde vai passar e quando ficará pronto

Mapa de expansão da Linha 2-Verde do Metrô, que vai chegar a Guarulhos saindo da zona leste (Penha)

Construção da Linha 19-Celeste

A Linha 19-Celeste deve ter aproximadamente 17,6 quilômetros de extensão e 15 estações entre Bosque Maia e Anhangabaú, com a previsão de cinco estações em Guarulhos (Itapegica, Dutra, Vila Augusta, Guarulhos/Centro e Bosque Maia), passando também pelas regiões de Jardim Brasil, Vila Maria (zona norte) e Pari, conectando-se às linhas 1-Azul, na Estação São Bento, 2-Verde, na estação Dutra, e 3-Vermelha, na Estação Anhangabaú.

Apesar de já ter a área de desapropriação definida e o projeto básico pronto, ainda existem longos processos burocráticos pela frente. Até 2026, deve sair a definição se a Linha 19-Celeste de Guarulhos será concedida à iniciativa privada ou se vai ficar sob a responsabilidade do Metrô de São Paulo.

LEIA TAMBÉM -> Entenda a área de desapropriação do Metrô em Guarulhos, que inclui até o McDonald’s da Paulo Faccini

Linha 19-Celeste do Metrô, com projeto de linhas e estações que vão passar por São Paulo e Guarulhos

Compartilhe

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

14 linhas aquaviárias

Balsas São Sebastião-Ilhabela e Santos-Guarujá entram na lista de privatizações do governo

COM PAPAI NOEL

Dica: Parada de Natal para pets no Parque Shopping Maia, em Guarulhos

É NATAL!

Visitamos a loja de fábrica da Bauducco em Guarulhos; saiba o preço do panetone em 2024

CARDÁPIO VARIADO

Eat Asia Guarulhos: Novo restaurante será inaugurado no Internacional Shopping

TRÊS OPÇÕES

Hotéis dentro do Aeroporto de Guarulhos: vale a pena o preço da diária?

FIM DE ANO

Papai Noel, cantatas e oficinas: horários da programação de Natal no Shopping Maia

É NATAL!

Papai Noel no Internacional Shopping de Guarulhos: programação e horários

CABINEOKÊ

Roda-gigante de São Paulo lança karaokê nas alturas; saiba o preço

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

Festival de Cervejas Artesanais na Mooca terá cervejeiros de Guarulhos

ATENTADO

Vídeos mostram momento de execução no Terminal 2 do Aeroporto de Guarulhos

ENVOLVIMENTO DO PCC

Todas as informações sobre o tiroteio no Aeroporto de Guarulhos

REPORTAGEM

A dura rotina de quem enfrenta as filas da Armênia para voltar a Guarulhos