A construção da Linha 19-Celeste, que vai ligar o centro de São Paulo (no Anhangabaú) a Guarulhos (na altura do Bosque Maia), não está na lista de prioridades do setor de privatizações do governo de São Paulo. Isso significa que o leilão para a concessão da linha à iniciativa privada não acontecerá em 2025 e talvez nem mesmo em 2026. Apesar de o Metrô já ter concluído o projeto básico da 19-Celeste, a gestão Tarcísio de Freitas tende a priorizar outras extensões do transporte sobre trilhos estadual nos próximos dois anos.
Em entrevista recente ao canal CNN Money, o secretário de Parcerias em Investimentos de São Paulo, Rafael Benini, explicou que a próxima linha do Metrô que deve sair do papel via concessão à iniciativa privada é a 16-Violeta, conhecida como a “linha dos parques”. O novo ramal será mais um que atenderá somente a capital paulista –vai da Oscar Freire à Cidade Tiradentes, passando por locais como Anália Franco.
O motivo para essa linha ter passado na frente da 19-Celeste e da 20-Rosa (que vai da Lapa a Santo André, no ABC paulista) foi o interesse do mercado empresarial.
“É, a 16 já está mais adiantada porque a gente recebeu uma manifestação de interesse privado. Se tem alguém que tem interesse nessa linha, é uma linha que a gente está falando de bilhões de investimento, e daí quando a gente recebeu esse interesse nós analisamos e decidimos dar prioridade para essa linha porque a gente já tem o interesse e o trabalho fica mais tranquilo”, explicou o secretário que atua nas privatizações estaduais.
O projeto da Linha 16-Violeta já está em fase de chamamento público para interessados em realizar o estudo de viabilidade, seguido da escolha da melhor proposta; preparação da modelagem; realização das audiências e consultas públicas; publicação do edital e realização do leilão. O prazo de chamamento termina no dia 6 de dezembro. O investimento estimado é de R$ 38,4 bilhões.
“A gente abriu essa PMI [Procedimento de Manifestação de Interesse / chamamento público] para todo mundo se manifestar e já surgiram outros grupos [empresariais] com interesse, então acho que vai ser um leilão bem interessante”, projetou Benini, no CNN Money.
A concessão da Linha 16-Violeta será de 30 anos, incluindo oito anos para construção e 22 anos para operação. A previsão é que a linha beneficie mais de 226,8 milhões de passageiros anualmente. A linha completa ligará a região de Cidade Tiradentes, na zona leste, à zona oeste de São Paulo, terminando na Estação Oscar Freire.
O secretário de Parcerias em Investimentos de São Paulo aponta que esse interesse do mercado é positivo.
“Estamos vendo outros grupos estrangeiros, grupos nacionais querendo voltar. É bem interessante e a ideia é ter sucesso nessa [linha 16]. Depois a gente abre para a 19 e 20. Daí como a gente tirou a 16 para fazer essa PMI, a gente conseguiu colocar a 22-Marrom até Cotia dentro do nosso pacote [de privatizações]. Então hoje a gente está com a 19, a 20 e a 22 para estruturar, mas a primeira de Metrô que a gente deve soltar [para leilão] é a 16”.
Rafael Benini, secretário de Parcerias em Investimentos de São Paulo
Após fazer o leilão da linha 16, o objetivo do governo estadual é colocar a 19, a 20 e a 22 no mesmo pacote de concessão. “Dentro do espaço que a gente via das PPPs, das linhas existentes com as linhas novas, a gente via espaço para três novas linhas e a gente estava dando prioridade para a 16. Como surgiu esse interesse de fazer a 16 sozinha, a gente percebeu que poderia puxar a 22 para fazer parte desse pacote. Acho que cabe”, disse ele.
Ainda de acordo com Benini, projetos de privatização que estão sendo estruturados na atual gestão podem ser tirados do papel apenas em 2027, com um próximo governador –ou com a reeleição de Tarcísio.
“A gente está estruturando tudo o que está no pacote [de privatizações], mas tem coisa que vai acontecer neste governo e coisa que vai acontecer no próximo governo. Do mesmo jeito que nós recebemos projetos prontos do governo passado, nós vamos deixar projetos prontos para o próximo governo. Nossa ideia são esses R$ 400 bilhões de investimentos contratados e deixar o máximo possível de projetos para que isso tenha uma continuidade”, explicou.
Assista à entrevista completa abaixo:
Linha 19-Celeste
O projeto básico da Linha 19-Celeste, que deve ligar o Anhangabaú (no centro de São Paulo) ao Bosque Maia (em Guarulhos), está pronto. Além disso, conforme o Guarulhos Todo Dia publicou anteriormente, as áreas de desapropriação também já foram definidas pelo poder público estadual –incluem endereços como o McDonald’s da Paulo Faccini, o Poli Shopping no calçadão da Dom Pedro II e terrenos próximos ao Internacional Shopping e na Vila Augusta.
No entanto, o fato de o projeto estar mais avançado que o das outras novas linhas do Metrô não significa que as obras em Guarulhos para a Linha 19-Celeste vão começar assim tão cedo. Em outubro, poucas semanas antes de falar com o CNN Money, o secretário de Parcerias em Investimentos Rafael Benini concedeu entrevista ao site Diário dos Trilhos.
Na ocasião, ele explicou que o governo de São Paulo ainda nem definiu se as obras serão realizadas pela iniciativa privada ou pelo próprio Metrô.
“O Metrô continua o projeto dele. A gente espera que o Metrô consiga executar o projeto. Se ele conseguir executar, melhor. Mas a gente também tem o nosso projeto [de privatização]. Lá no fim [do prazo de estudo], quando tiver um [projeto] contra o outro, o governador [Tarcísio de Freitas] decide: ‘não, eu quero ir para esse lado, quero ir para aquele’. Por exemplo, na Linha 17, a gente tentou [continuar a obra pela iniciativa privada], a gente avançou com o nosso projeto, eles avançaram com o deles, e o governador decidiu ir pelo projeto do Metrô, é muito dinâmico isso”, disse o secretário.
O projeto básico é um documento que detalha por onde a Linha 19-Celeste vai passar e quais serão as estações, além de conter detalhes técnicos para os serviços de engenharia e as obras. De acordo com informações do site Via Trolébus, esse documento está pronto.
Metrô e CPTM em Guarulhos
Apesar de a Linha 19-Celeste parecer um projeto ainda distante, Guarulhos tem dois trabalhos em fase mais avançada. Um deles é a extensão da Linha 2-Verde, que terá duas estações aqui na cidade: a Dutra (ao lado do Internacional) e a Ponte Grande (na avenida Guarulhos). As obras estão previstas para começar em 2026, de acordo com o próprio governador Tarcísio de Freitas.
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O outro projeto não é do Metrô, mas também pretende aumentar as possibilidades de deslocamento na cidade. O governo de São Paulo projeta expandir a linha 13-Jade da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que atualmente termina na estação Aeroporto-Guarulhos, até Bonsucesso.
A ideia é construir mais 11 quilômetros de trilhos, com a entrega de quatro novas estações: Jardim dos Eucaliptos, São João, Presidente Dutra e a própria Bonsucesso. As obras e a administração da linha serão assumidas pela iniciativa privada –o leilão está previsto para acontecer em 2025.
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