A entrega do Aeromóvel do Aeroporto de Guarulhos virou uma novela ainda sem uma data exata para terminar. A espera para o sistema People Mover entrar em funcionamento e atender a passageiros e funcionários que fazem o deslocamento entre a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e os três terminais do aeroporto já dura mais de um ano. O último prazo de inauguração informado pelo governo federal é o segundo semestre de 2025.
O Guarulhos Todo Dia produziu uma reportagem em vídeo no YouTube para explicar o que está acontecendo e por quais motivos, mesmo com tudo aparentemente pronto, ainda não tem Aeromóvel funcionando no maior aeroporto do Brasil. Os responsáveis pelo sistema ainda precisam de uma certificação para a operação ser liberada. Assista ao vídeo:
Em janeiro, o People Mover passou por testes de pré-operação com cerca de 20 passageiros, entre engenheiros, técnicos e convidados. O trem percorreu 100 km nos trilhos, ou seja, deu muitas voltas porque os trilhos tem cerca de 2.700 km. A equipe monitorou o comportamento de uma operação normal, com parada nas estações e simulação do tempo de entrada e saída de passageiros. Não houve nenhum problema na operação.
Agora, no último domingo de abril, fizeram um teste inédito com dois trens simultâneos, porque o sistema é praticamente todo monotrilho, mas existe um trecho de vias duplas, que será usado para fazer uma passagem e manter a operação com o intervalo de seis minutos projetado.
O Aeromóvel Guarulhos terá três veículos no total: dois que ficarão na operação regular e um terceiro como reserva. Cada trem tem dois vagões, com capacidade para transportar até 200 pessoas. A viagem será gratuita e até quatro mil passageiros por hora poderão fazer essa viagem. Os trilhos foram construídos a 11 metros de altura, e passam às margens da rodovia Hélio Smidt. Esse mesmo tipo de composição já funciona no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre.
Os trens, com tecnologia brasileira da empresa Aerom, são movidos a ar e operados de forma automatizada por uma central de comando. A Marcopolo Rail é a responsável pelo encarroçamento. A sustentação acontece graças a vigas de concreto vazadas, que criam um duto de ar comprimido e sobre as quais os trilhos estão apoiados. Cada veículo tem uma espécie de mastro conectado a uma placa de propulsão, localizada dentro do duto. Tem emissão zero.
O Aeromóvel vai substituir os ônibus gratuitos que fazem esse percurso, da CPTM aos três terminais do aeroporto. Quem utiliza esse transfer atualmente reclama de superlotação e demora, dependendo do horário, afinal os ônibus são usados por passageiros do aeroporto e também por milhares de funcionários que dependem do transporte público.