Para muita gente, o período de festas juninas é um dos melhores do ano. Se você é uma dessas pessoas ou se simplesmente gosta muito da comida típica das festas juninas, nossa coluna desta semana traz boas notícias. Aqui, nós mostramos os produtos que estão com preços favoráveis para compra, segundo a pesquisa semanal da Seção de Economia e Desenvolvimento da Ceagesp, a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo.
Essa pesquisa é um bom indicativo dos preços que você vai encontrar nas feiras e supermercados, porque é da Ceagesp que vem a maior parte das frutas, verduras e legumes que compramos. Entre os produtos com preço mais favorável, a pesquisa sempre destaca um deles. E o “campeão” da semana é o pinhão. Nesta segunda-feira (27), o quilo do produto estava sendo vendido, no atacado, a R$ 5,60. Esse é um preço 1,4% menor que há um ano e 10,4% menor do que no mês passado.
Para quem gosta de pinhão, além do preço, há outro desafio que muitas vezes desanima. Se o pinhão é muito fácil de preparar, ele é muito chato para descascar. As pessoas são criativas e, com a internet, não é difícil achar dicas de como vencer esse desafio. No final desse texto, nós deixamos um vídeo com três dessas dicas.
E, além do pinhão, outro item ainda mais essencial como ingrediente de muitas receitas juninas também está na lista de preços favoráveis: o milho verde. E, com eles, também estão a batata doce rosada, a mandioca, a abóbora moranga, a abóbora paulista e o coco seco. Então, aproveite e faça já a lista de compras para a festa.
Abaixo, os dados completos da pesquisa semanal da Ceagesp, com dados para o período de 27 a 31 de maio. Se quiser pesquisar o preço de algum produto específico (lembrando que lá a venda é no atacado), você pode fazer a consulta no site da companhia.
Produtos com tendência favorável de compra
Pinhão, abacate Margarida, banana nanica, limão-taiti, mexerica Rio, tangerina Olé, tangerina Poncã, abóbora moranga, abóbora paulista, batata-doce rosada, berinjela, berinjela para conserva, cará, mandioca, pepino caipira, pepino comum, acelga, almeirão Pão de Açúcar, alface crespa, alface lisa, alface americana, cogumelo Hiratake, escarola, milho verde, moiashi, majericão e coco seco.
Produtos com tendência estável de compra
Abacate Quintal, caqui Rama Forte, carambola, figo roxo, goiaba vermelha, goiaba branca, laranja lima, laranja pera, lima-da-pérsia, limão siciliano, mamão formosa, melancia, pera Williams, pera Packhams Triumph, tangerina cravo, uva Niagara, abóbora japonesa, abóbora seca, abobrinha brasileira, batata yacon, chuchu, inhame, pimentão verde, pepino japonês, tomate Sweet Grape, brócolos ninja, couve-manteiga, cebolinha, catalonha, coentro, salsa e palmito.
Produtos com tendência desfavorável de compra
Abacaxi Pérola, banana maçã, coco verde, mamão papaia, manga Tommy, manga Palmer, maçã nacional, maracujá azedo, melão amarelo, uva Thompson, abobrinha italiana, cenoura, mandioquinha, maxixe, pimentão amarelo e vermelho, tomate Carmem, tomate Pizzad’oro, agrião comum, brócolos, rabanete, couve-flor, repolho verde, repolho roxo, batata lavada, alho nacional, cebola estrangeira e nacional e ovos.
Leia mais: O campeão do preço bom da semana é uma estrela das festas juninasPreço do tomate sobe 16,84% em abril; batata e feijão ficam mais baratos em SP