Em junho do ano passado, a Prefeitura de Guarulhos deu início às obras de revitalização do Ginásio Poliesportivo Paschoal Thomeu, o Thomeuzão, e anunciou que a reforma ficaria pronta no dia 8 de dezembro de 2024, aniversário da cidade. No entanto, o prazo não foi cumprido e os trabalhos ficaram paralisados nos últimos meses. Agora em abril, o executivo municipal retomou as obras no local e prometeu que o projeto será ampliado para dar mais uso ao espaço. Ainda não existe, porém, uma nova data prevista para a inauguração.
Na última quarta-feira (16), o vereador Ticiano publicou um vídeo ao lado do prefeito Lucas Sanches vistoriando as obras. No ano passado, quando era presidente da Câmara Municipal, o parlamentar viabilizou a liberação da maior parte da verba para a reforma, iniciada pela gestão Guti e orçada em R$ 9,3 milhões.
“Fizemos economia na Câmara Municipal e conseguimos destinar, na administração passada, R$ 8 milhões para o Thomeuzão. Infelizmente, a obra não foi concluída e estamos aqui com o prefeito [Lucas Sanches] acompanhando a retomada da obra”, disse Ticiano.
“Você fez a sua parte e destinou o recurso, mas infelizmente o destino do dinheiro não foi para as obras do Thomeuzão. Isso dificultou muito. Quando a gente assumiu a gestão da prefeitura, as obras estavam paralisadas e agora a gente está retomando. Além de retomar aqui todas as obras para fazer a troca do telhado que é necessária, adequação da arquibancada e todas as reformas estruturais que são essenciais, também vamos readequar o projeto”, prometeu o prefeito de Guarulhos.
Na obra contratada por Guti, estava programada a troca de pisos, reforma do telhado, vestiários, banheiros da quadra, instalação elétrica, implantação de nova iluminação, pintura das arquibancadas e reforma do palco. Em 28 de outubro de 2024, a gestão anterior da prefeitura chegou a divulgar o seguinte texto: “Ginásio Thomeozão passa por reforma completa e tem previsão de reabertura em dezembro“. Mas não cumpriu a promessa.
Vale lembrar que transformar o Thomeuzão em uma arena multiuso foi um compromisso que Lucas Sanches assumiu em seu plano de governo.
Thomeuzão como arena multiuso
Em entrevista ao programa Câmera Esportiva, Lucas Sanches explicou que pretende ir além da reforma contratada no ano passado. Ele quer também viabilizar a construção de uma pista de caminhada e de uma arena de futevôlei na parte externa do Thomeuzão, dando mais uso para o empreendimento em diferentes momentos do dia. O objetivo é, além de melhorar a qualidade de vida da população com a oferta de prática esportiva, revitalizar o entorno do ginásio para evitar a criação de novas “cracolândias”, como acontece de forma recorrente na região.
“Não é do meu interesse entregarmos apenas o Ginásio do Thomeuzão e não se importar com o lado de fora. Ou você entregar o lado de dentro e de fora, mas não se preocupar com o custeio e a manutenção. Se você deixar do jeito que está, daqui a alguns dias já estão roubando materiais. Então, a gente precisa ter alguém aqui para cuidar não só em período de obra, mas quando entregarmos esse complexo. Estamos fazendo com cuidado, hoje é apenas a primeira vistoria”.
Lucas Sanches, em entrevista ao programa Câmera Esportiva
O prefeito explicou que os recursos para a obra virão das economias que a gestão municipal têm feito nesses primeiros meses de mandato, como enxugamento de contratos e corte em aluguéis de imóveis. Lucas Sanches ainda não quis divulgar uma data para a conclusão dos trabalhos no Thomeuzão.
“A gente tem um compromisso muito grande quando a gente fala de data porque estamos lidando com expectativa, com esperança e com sonho. Essa foi a primeira vistoria e, a partir dessa vistoria, fica mais fácil de entender tudo aquilo que vai precisar ser feito e os recursos que a gente vai precisar buscar para a reforma e para readequação do projeto. Em breve retornaremos com uma data”, falou o prefeito, durante entrevista ao jornalista Ulisses Pinto.
Você pode ver imagens de como o Thomeuzão está hoje e as entrevistas sobre a retomada das obras no canal do Câmera Esportiva no YouTube. Confira:
Os anos de abandono do principal ginásio de Guarulhos
Principal ginásio de Guarulhos, o Thomeuzão sofreu nos últimos 10 anos um processo de abandono e degradação. O espaço esportivo, que já recebeu eventos das seleções de vôlei, basquete e futsal do Brasil, também foi palco de shows históricos. O mais lembrado aconteceu em 1996, com a apresentação da banda guarulhense Mamonas Assassinas. Mas o complexo municipal também foi palco de espetáculos importantes de outros artistas, como o rei Roberto Carlos, que realizou no Ginásio Poliesportivo Paschoal Thomeu um show de Dia das Mães em 1997.
Ter um espaço com tanta história e utilidade para a cidade não foi suficiente para o poder público administrá-lo como deveria. Em 2014, durante a gestão de Sebastião Almeida, foi interditado pelo Corpo de Bombeiros pelo vencimento do Auto de Vistoria (AVCB). Desde então, começou a deixar os dias de glórias apenas no passado. Impedido de receber público, passou a ser usado somente como espaço para treinamento.
Porém, sem manutenção nem cuidado, a situação no Thomeuzão foi ficando cada vez pior. Aos poucos, virou um espaço para consumo de drogas, assaltos e criminalidade. Sem iluminação nem segurança, também começou a ser usado como depósito de lixo por moradores que vinham de outros bairros apenas para jogar entulho nos arredores do gigante abandonado no Jardim Bom Clima.