O PIB (Produto Interno Bruto) da região de Guarulhos caiu 0,6% de 2022 para 2023, de acordo com informações divulgadas nesta quinta-feira (4) pela Fundação Seade, o Sistema Estadual de Análise de Dados de São Paulo. Além de Guarulhos, os números incluem outras 11 cidades do Alto do Tietê (Arujá, Biritiba-Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mairiporã, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano). A região responde por 5,3% do PIB paulista.
O levantamento indica que de outubro a dezembro do ano passado, já descontados os efeitos sazonais, o os 12 municípios do Alto do Tietê registraram uma alta de 0,2% em relação ao trimestre imediatamente anterior, de julho a setembro –o PIB total no quarto trimestre foi de R$ 44.957 bilhões. Porém, no comparativo do quarto trimestre de 2023 com o mesmo período do ano anterior, a queda da região foi de 1,9%.
Guarulhos e as 11 outras cidades reunidas, considerando apenas os números do Produto Interno Bruto, foram na contramão do Estado de São Paulo. Ainda segundo a Fundação Seade, o PIB paulista no quarto trimestre de 2023 cresceu 0,5% em relação ao trimestre imediatamente anterior. No acumulado do ano inteiro, houve um salto de 0,8% em relação a 2022.