O Palmeiras tem investido pesado nas categorias de base nos últimos anos. Esse trabalho de revelar novos jogadores passa muito pela estrutura que o clube montou em Guarulhos. Na quinta-feira (18), os 11 atletas do elenco profissional que saíram da base e a presidente Leila Pereira visitaram a Academia de Futebol 2, localizada no Km 15,5 da Rodovia Ayrton Senna, na Vila Santo Henrique. A comitiva veio inaugurar o novo Núcleo de Saúde e Performance das categorias de base e um campo de grama sintética.
Os goleiros Kaique e Mateus, o zagueiro Naves, os laterais Garcia e Vanderlan, os meio-campistas Fabinho, Gabriel Menino, Jhon Jhon e Luis Guilherme e os atacantes Endrick e Estêvão participaram do evento. Durante a visita, as estrelas do profissional disputaram uma pelada contra os meninos do sub-14 no novo campo. Além disso, os jogadores brincaram no campo de terra que tem no Centro de Formação de Atletas.
Com cinco campos no total, o CT do Palmeiras em Guarulhos recebe diariamente os treinos das equipes compreendidas entre as categorias Sub-10 e Sub-17. O Sub-20 realiza suas atividades majoritariamente na Academia de Futebol, na Barra Funda, utilizando a estrutura do time profissional.
A reforma inaugurada nesta semana são da academia e dos departamentos de medicina, fisioterapia e nutrição. O Núcleo de Saúde e Performance tem equipamentos modernos, além de exibir nas paredes imagens de atletas formados pelo Palmeiras e de equipes campeãs da base. Os jogadores que visitaram o novo espaço puderam se reconhecer nas paredes e autografaram as próprias fotos.
“O Palmeiras é hoje uma referência mundial no trabalho de formação de atletas, com cada vez mais jovens revelados pelo clube atuando na equipe principal e gerando retorno esportivo e financeiro para o clube. A nossa gestão não está poupando investimentos em melhorias estruturais para que as nossas Crias possam se desenvolver dentro do padrão de excelência do Palmeiras.”
Leila Pereira, presidente do Palmeiras
Categoria de base que gera receita para o Palmeiras
Leila Pereira define a base do Palmeiras como um “tesouro”. Somente a venda de Endrick para o Real Madrid foi fechada por 35 milhões de euros, cerca de R$ 193 milhões. No entanto, esse valor pode ultrapassar os 50 milhões de euros (R$ 277 milhões) até junho, quando o atacante revelado pelo Verdão completará 18 anos e concluirá a tranferência para o futebol espanhol. Esse aumento pode acontecer por causa de bônus previstos em contrato.