Guarulhos completa uma semana sem registros de novas mortes por dengue

Número de mortes registradas no boletim desta quinta (25) é o mesmo que constava na semana passada: 33. Quantidade de casos e filas nos hospitais, porém, não dão sinais de queda.

Vinícius Andrade

redacao@guarulhostododia.com.br

Pixabay/Banco de Imagens

Publicado em 25/04/2024 às 19:17 / Leia em 2 minutos

Pela primeira vez em abril, Guarulhos completou uma semana sem o registro de novas mortes confirmadas por dengue. O número de casos e as filas nos centros de saúde, porém, ainda não apresentam sinais de queda. No boletim divulgado pela prefeitura hoje (25), há 33 óbitos pela doença confirmados desde o início do ano, mesmo número que constava no boletim de quinta-feira passada, dia 18. Já a quantidade de casos saltou de 32.336 para 38.425.

Não ter o registro de novas mortes por dengue não quer dizer que elas não tenham acontecido nesses últimos dias, pois alguns casos ficam em investigação. No entanto, indica uma situação menos grave em relação à segunda semana de abril, quando 10 novos óbitos foram registrados em apenas sete dias.

O surto da doença tem provocado superlotação nas unidades de pronto atendimento públicas e particulares de Guarulhos, com espera que varia de 6 a 12 horas. Oito Unidades Básicas de Saúde (UBS) tem ficado abertas aos finais de semana, das 7h às 17h, pelo programa Atende Já Dengue, na tentativa de reduzir as filas. Além disso, a prefeitura montou estruturas especiais nas UPAs Paulista, São João e Cumbica, além do PA Paraventi, que atendem das 7h às 19h.

A taxa de incidência da dengue em Guarulhos é de 2.974 casos para cada 100 mil habitantes. Como comparação, o valor considerado para configurar uma epidemia é de 300 notificações para cada 100 mil pessoas.

Dengue pelo país

De acordo com reportagem da Agência Brasil, o Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde contabilizava nesta quinta-feira (25) 3.852.901 casos prováveis de dengue registrados em todo o país nos quatro primeiros meses de 2024. O número representa mais que o dobro de casos prováveis da doença identificados ao longo de todo o ano passado: 1.649.144.

Dados da pasta indicam ainda 1.792 óbitos confirmados por dengue em 2024, além de 2.216 mortes em investigação. O coeficiente de incidência da doença no país, neste momento, é 1.897 casos por cada 100 mil habitantes. A letalidade em casos prováveis é 0,05 e a letalidade em casos de dengue grave é 4,43.

Compartilhe

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

CULTURA E LAZER

IV Centenário terá base da GCM, mas praça ainda precisa de mais cuidados e melhor uso

DESCIDA PARA O LITORAL

Pedágio do Sistema Anchieta Imigrantes é o mais caro do Brasil e custa R$ 36,80

INFORMAÇÃO

Rodízio de veículos em São Paulo está suspenso até 10 de janeiro de 2025

REAJUSTE

Pedágio da Fernão Dias em Mairiporã fica mais caro; veja preços

PROGRAME-SE!

Com feriados emendados em 2025, governo de SP decreta pontos facultativos do ano

PROGRAMAÇÃO

Veja horário de funcionamento dos shoppings Internacional, Maia e Bonsucesso no fim de ano

CORRIDA PELO PANETTONE

As enormes filas na loja de fábrica da Bauducco em Guarulhos

CONFIRA OS VALORES

Airport Bus Service: Ônibus do Aeroporto de Guarulhos com preços menores no fim de 2024

PRATELEIRAS VAZIAS

Os últimos dias de funcionamento do Carrefour Center Norte

TÚNEL DO TEMPO

O Cine República e as antigas salas de cinema de Guarulhos

DICA

5 restaurantes em Guarulhos para passar o Natal e Réveillon; veja preços do jantar

MOBILIDADE

Extensão da Linha 4-Amarela: Licença para Metrô chegar a Taboão da Serra é concedida

ANIVERSÁRIO

Guarulhos, 464 anos: entre os sonhos e a realidade da cidade