Guarulhos perdeu mais de 20,6 mil empregos industriais em nove anos

Entre 2012 e 2021, Guarulhos teve redução de 20.650 empregos industriais e foi a segunda cidade que mais perdeu postos de trabalho nesse setor, atrás apenas da capital.

Vinícius Andrade

redacao@guarulhostododia.com.br

GTD/Bueno Drone

Publicado em 29/04/2024 às 15:55 / Leia em 3 minutos

Um estudo da Fundação Seade divulgado nesta segunda-feira (29) revela que, entre 2012 e 2021, o Estado de São Paulo teve redução de 388.031 empregos industriais, uma diminuição de 17,8%. Entre os municípios, a maior perda de postos de trabalho no setor da indústria aconteceu na capital paulista (-149.433 empregos), seguida por Guarulhos (-20.650), Diadema (-18.598), Campinas (-17.598) e São Bernardo do Campo (-17.595).

De acordo com a Fundação Seade, o Sistema Estadual de Análise de Dados de São Paulo, a retração pode ser atribuída a uma combinação de avanços tecnológicos e realocações estratégicas de operações industriais para outros estados.

Aqui em Guarulhos, por exemplo, o setor de serviços tem aumentado sua participação conforme a indústria cai. No entanto, o setor industrial tem uma porcentagem muito mais considerável no PIB da cidade do que em relação à capital paulista.

O economista Vagner Bessa, gerente da área de indicadores econômicos da Fundação Seade, explicou em entrevista recente ao Guarulhos Todo Dia como funciona essa divisão, baseado nos dados de 2023. No ano passado, a economia da região de Guarulhos contou com 72,3% de participação do setor de serviços, 26,5% da indústria e 1% da agropecuária.

“Se você pensar no município de São Paulo, a indústria pesa 9%, ou seja, a região de Guarulhos é muito mais dependente da indústria do que a capital. Na média, a indústria representa 21% do PIB do estado, aí estou falando de construção civil, indústria de transformação, mas a participação da indústria em Guarulhos é mais alta. O setor de serviços também é muito importante, com 72,3% e parte desse setor está ligado à indústria, em setores como transporte e logística. Quando a indústria cai, acaba puxando para baixo as atividades de serviço que respondem pela demanda regional”, explicou o especialista.

Queda geral em SP

Em relação aos números de empregos industriais de 2012 a 2021, a queda aconteceu em diferentes regiões do estado.

A Região Metropolitana de São Paulo, que até 2012 concentrava 38,5% dos empregos industriais, teve sua participação reduzida para 32,4% em 2021, uma perda de aproximadamente 259 mil postos de trabalho.

A Região Administrativa de Campinas, embora tenha obtido um aumento de participação de 24,4% para 26,5%, perdeu cerca de 55 mil empregos, assim com a RA Sorocaba, que aumentou sua participação de 7,5% para 8,5%, entretanto teve uma diminuição de 8.796 no número de empregos.

Compartilhe

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

CULTURA E LAZER

IV Centenário terá base da GCM, mas praça ainda precisa de mais cuidados e melhor uso

DESCIDA PARA O LITORAL

Pedágio do Sistema Anchieta Imigrantes é o mais caro do Brasil e custa R$ 36,80

INFORMAÇÃO

Rodízio de veículos em São Paulo está suspenso até 10 de janeiro de 2025

REAJUSTE

Pedágio da Fernão Dias em Mairiporã fica mais caro; veja preços

PROGRAME-SE!

Com feriados emendados em 2025, governo de SP decreta pontos facultativos do ano

PROGRAMAÇÃO

Veja horário de funcionamento dos shoppings Internacional, Maia e Bonsucesso no fim de ano

CORRIDA PELO PANETTONE

As enormes filas na loja de fábrica da Bauducco em Guarulhos

CONFIRA OS VALORES

Airport Bus Service: Ônibus do Aeroporto de Guarulhos com preços menores no fim de 2024

PRATELEIRAS VAZIAS

Os últimos dias de funcionamento do Carrefour Center Norte

TÚNEL DO TEMPO

O Cine República e as antigas salas de cinema de Guarulhos

DICA

5 restaurantes em Guarulhos para passar o Natal e Réveillon; veja preços do jantar

MOBILIDADE

Extensão da Linha 4-Amarela: Licença para Metrô chegar a Taboão da Serra é concedida

ANIVERSÁRIO

Guarulhos, 464 anos: entre os sonhos e a realidade da cidade