Esta segunda-feira, 27, é o Dia Nacional da Mata Atlântica. E a cidade de Guarulhos fica dentro da área deste que é um dos seis grandes biomas brasileiros. Segundo a ong SOS Mata Atlântica, no período entre os anos de 2005 e 2023, Guarulhos está entre os municípios em que não foi desmatado nenhum hectare dessa mata. Está aí um motivo para se comemorar o Dia da Mata Atlântica na cidade.
A Mata Atlântica está ou já esteve presente em 3.429 dos 5.568 municípios do país (mais de 61%). A área de Mata Atlântica abriga sete das nove bacias hidrográficas do país, 270 espécies conhecidas de mamíferos, 992 espécies de aves, 197 de répteis, 372 de anfíbios e 350 de peixes. Das 633 espécies de animais ameaçadas de extinção no Brasil, 383 ocorrem na Mata Atlântica. São dados que deixam evidente a importância da preservação desse bioma.
Todos esses dados sobre a Mata Atlântica em geral e sobre a situação do bioma em Guarulhos são do Atlas da Mata Atlântica, obtidos através de uma ferramenta útil e fácil de usar por qualquer um, através da internet, em computadores ou celulares. É o Aqui Tem Mata, que permite acessar os dados de cada município pesquisado pela SOS Mata Atlântica no seu mapa.
Preservação em Guarulhos
A cidade de Guarulhos tem quatro unidades de conservação municipais (Reserva Ecológica Burle Marx, Parque Natural Municipal da Candinha, Estação Ecológica do Tanque Grande e Área de Proteção Ambiental Cabuçu-Tanque Grande). Há ainda quatro unidades de conservação estaduais (Parque Estadual da Cantareira, Parque Estadual de Itaberaba, Área de Proteção Ambiental da Várzea do Tietê e a Floresta Estadual de Guarulhos) e uma federal (Área de Proteção Ambiental do Paraíba do Sul).
Os territórios de algumas dessas áreas se sobrepõem aos de outras. Como você pode ver no mapa acima, elaborado pela Prefeitura de Guarulhos, o Parque Natural Municipal da Candinha abrange boa parte da Área de Proteção Ambiental do Paraíba do Sul e é dentro dessa área que fica a Floresta Estadual de Guarulhos.
Há ainda um projeto de lei encaminhado pela prefeitura (PL 75/2024), para a criação de uma nova unidade de conservação, a Área de Proteção Ambiental Capelinha-Água Azul. O projeto de lei recebeu parecer favorável para avaliação das comissões técnicas permanentes, em sessão da Câmara Municipal do dia 22 de maio.
Então, há motivos para se comemorar o Dia da Mata Atlântica em Guarulhos? Os dados apresentam elementos favoráveis, mas os guarulhenses são os mais indicados a responder essa pergunta. Você acha que a Mata Atlântica está sendo bem preservada em Guarulhos? Tem alguma denúncia de devastação da mata na cidade? Encaminhe sua denúncia para o WhatsApp de Guarulhos Todo Dia: 5196 2910.
Leia mais: Dia da Mata Atlântica: Guarulhos pode comemorar?Exclusivo: Concessionária fecha piscinão de água parada em obras do Rodoanel Norte
Estradas melhores entre Arujá e o Litoral, mas com muitos novos pedágios