VÍDEO: Apagão em Guarulhos aconteceu após curto-circuito causado por pipa

Acionamento dos equipamentos de proteção depois de curto-circuito levou ao desligamento completo de subestação da Eletrobras.

Vinícius Andrade

redacao@guarulhostododia.com.br

Reprodução/Eletrobras

Publicado em 02/09/2024 às 19:05 / Leia em 3 minutos

A Eletrobras divulgou, nesta segunda-feira (2), um vídeo que mostra como começou o apagão que atingiu Guarulhos e bairros da capital paulista na noite de sábado (31). A queda no fornecimento de energia teve início às 17h31, depois de um curto-circuito provocado por uma pipa que caiu na subestação Guarulhos, que pertence à Eletrobras, e desligou todos os equipamentos do local.

No ano passado, a Eletrobras registrou cinco incidentes em subestações provocados por pipas. Soltar pipas ou balões e fazer queimadas em locais próximos a linhas de transmissão é um risco de vida para as pessoas e também um risco para o funcionamento da rede elétrica, conforme o caso de sábado deixou bastante evidente.

O vídeo

A explicação do que aconteceu

Às 17h30, conforme mostra o vídeo, o corpo da pipa atinge o primeiro barramento da subestação. O curto circuito gera o acionamento dos sistemas de proteção, que impedem danos maiores aos equipamentos e desligam o primeiro barramento.

No entanto, 12 segundos depois uma rabiola construída com linha metálica, contendo alumínio em sua composição, atinge o segundo barramento e causa um novo curto-circuito.

O acionamento de equipamentos de proteção ocorre novamente, conforme previsto pela Eletrobras, e leva ao desligamento total da subestação, composta por dois barramentos.

As consequências do apagão em Guarulhos

A Eletrobras enviou esse vídeo da câmera de monitoramento da subestação Guarulhos para a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), responsável por fiscalizar o caso, identificar as causas e apurar as responsabilidades.

A Enel, concessionária que distribui energia elétrica na capital paulista, informou que 8% dos clientes em São Paulo foram afetados, um total de 650 mil ligações de energia da distribuidora. Bairros da zona norte, leste e do centro de São Paulo ficaram sem luz. Até a Avenida Paulista sofreu as consequência do apagão. Parte desses bairros voltaram a ter luz a partir do fornecimento de outras subestações, antes da retomada da distribuição pela Eletrobras.

No caso de Guarulhos, mais de 290 mil ligações foram afetadas. A EDP informou que, “por meio de manobras automatizadas de carga foi possível minimizar o impacto, sendo que 37% dos clientes afetados tiveram o serviço religado em até 2 minutos. Para o restabelecimento total da região impactada foi necessário aguardar a retomada do suprimento externo da energia pela empresa transmissora, o que ocorreu às 19h37. Os bairros impactos estão localizados na cidade de Guarulhos, principalmente na região de Vila Galvão, Gopouva, Vila Rosália, Macedo, Parque Continental e Parque Santo Antônio”.

Compartilhe!!

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

VOO DE DRONE

Vídeo: Veja como estão as obras do acesso a Guarulhos pelo Rodoanel Norte

TURISMO

Começa a temporada de avistamento de baleias no Litoral Norte de São Paulo

AMIGOS DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO

AAPAH reinaugura Ponto de Cultura com caminhada turística no centro de Guarulhos

DATA ESPECIAL

Dia das Mães: 5 restaurantes de Guarulhos para o almoço de domingo

Metrô em Guarulhos: Entenda o processo de licitação para as obras da Linha 19-Celeste

HISTÓRIAS DA CIDADE

60 anos do fim do Trem da Cantareira: a história da ferrovia que deixou de existir em Guarulhos

Fartura na mesa

Curte um café da manhã caprichado? Hotéis de Guarulhos participam da Breakfast Weekend

VEJA COMO PARTICIPAR

Parque Shopping Maia faz parceria com a Coca-Cola em campanha de Dia das Mães

PEDÁGIO SEM CANCELAS

Free flow e o alto índice de multas por evasão de pedágio nas rodovias paulistas

REPORTAGEM EM VÍDEO

Por que o Aeromóvel do Aeroporto de Guarulhos ainda não está funcionando?

Dica de passeio

Itaquaquecetuba recebe a Motofest neste fim de semana, com muitas atrações e até um bar nas alturas

STREAMING

Documentário Netflix sobre tragédia em Congonhas entra no Top 10 global de séries

REPORTAGEM

Rodoviária do Cecap pede socorro: manutenção é precária e há poucas saídas de ônibus