A futura estação Penha de França, na zona leste de São Paulo, será a primeira do “trecho Guarulhos” da expansão da Linha 2-Verde do Metrô a ter obras iniciadas. Os trabalhos vão começar oficialmente em março de 2025. A informação, publicada em primeira mão pelo site Metrô CPTM, consta em um comunicado enviado a moradores do bairro paulistano pelo consórcio empresarial Crasa-Ghella-Consbem, responsável pela construção.
Os terrenos onde acontecerão as obras já foram desapropriados. A futura estação Penha de França ficará na Rua Doutor João Ribeiro, altura do número 540, em frente à Praça Dona Micaela Vieira, em uma área comercial do bairro.
Os trabalhos de escavação serão complexos, pois a estação terá 55 metros de profundidade, com seis lances de escadas para chegar até as plataformas onde passarão os trens do Metrô –semelhante ao que acontece na profunda estação Pinheiros, por exemplo.
No trajeto da Linha 2-Verde do Metrô, a estação Penha de França vai ficar logo depois da já existente estação Penha. No entanto, a estação Penha que conhecemos atualmente atende somente a Linha 3-Vermelha do Metrô, por isso ela também tem passado por obras de expansão.
A Linha 2-Verde sempre foi conhecida por ser a linha que passa na avenida Paulista, muito usada por moradores de diferentes lugares da região metropolitana, além de turistas que ficam nos hotéis e apartamentos na região da Paraíso, Brigadeiro e Trianon-Masp.
O trajeto atual vai da Vila Madalena a Vila Prudente. O processo de ampliação em obras atualmente inclui a construção de 8 quilômetros de vias, com oito novas estações na zona leste de São Paulo.
- Primeiro trecho – Estações Orfanato, Santa Clara, Anália Franco e Vila Formosa – promessa de ficar pronto até 2027
- Segundo trecho – Santa Isabel, Guilherme Giorgi, Aricanduva e Penha – promessa de ficar pronto até 2028
Depois de concluída essa fase da expansão, a Linha 2-Verde terá 23 km de via ligando a Vila Madalena à Penha, tornando-se a maior linha da rede metroviária paulista.
Trecho Guarulhos da Linha 2-Verde
A obra que inclui o “trecho Guarulhos” deve começar em 2025 pela Penha de França, chegando até a nossa cidade em março de 2026, com o início da escavação do “tatuzão” (tuneladora responsável por escavar o trajeto subterrâneo dos trens), de acordo com previsão do governador Tarcísio de Freitas.
A ampliação no sentido Dutra tem 5,8 km de extensão contratados para cinco novas estações: Penha de França, Gabriela Mistral, Fernão Dias, Ponte Grande e Dutra, além do Pátio Paulo Freire (estacionamento de trens).
As obras da Linha 2-Verde estão sendo feitas com recursos do Metrô, controlado pelo governo estadual. Além disso, o governo federal investiu R$ 7,2 bilhões para a expansão até Guarulhos, via financiamento do BNDES. É uma obra pública, mas o estado estuda conceder essa e outras linhas para a iniciativa privada em breve.
E quando vai ficar pronto o Metrô em Guarulhos?
Essa é uma pergunta ainda sem resposta. O que se tem de concreto até o momento são essas datas de início das obras, além da previsão do trecho até a Penha ser entregue em 2028. Nesse contexto, é difícil acreditar que o Metrô em Guarulhos fique pronto antes de 2030.
LEIA TAMBÉM: