Os projetos para a chegada do Metrô a Guarulhos devem ser discutidos em uma audiência pública na Câmara Municipal no dia 6 de dezembro. A informação foi confirmada pelo vereador Edmilson Souza (PSOL), durante entrevista ao programa Radar de Notícias, na quinta-feira (21). De acordo com o parlamentar, o objetivo é reunir técnicos do Metrô e a população guarulhense para detalhar o transporte sobre trilhos na cidade: onde vai passar, quais serão as áreas de desapropriações e o que esperar das obras.
“Nós precisamos ter essa informação porque vai ter um impacto na cidade. A oposição tem que se preocupar também em entrar nesses temas e debater esses temas para que a gente esteja melhor preparado para poder servir e atender as demandas que a população nos traz”, explicou Souza, durante entrevista ao jornalista André Siqueira.
A solicitação do vereador será para a audiência pública do Metrô acontecer na noite do dia 6 de dezembro — entre os dias 3 e 5 de dezembro, o Legislativo já irá realizar uma série de audiências públicas para discutir o orçamento do município para o próximo ano.
“Se fala muito do Metrô, mas onde ela vai passar? Precisamos explicar qual o impacto que ele tem. Tá todo mundo dizendo que o impacto vai ser totalmente positivo, precisamos ver, precisamos saber. Ele é totalmente positivo? Imagino que sim, mas dependendo do projeto que se tem a população tem que ser ouvida. Onde estarão essas estações? Elas apontam um caminho para que lado da cidade?”.
Vereador Edmilson Souza (PSOL)
O vereador de oposição ao atual governo espera que os técnicos do Metrô expliquem de forma didática o impacto das obras. “Não adianta vir algo tão técnico que a gente não consiga entender. Tem que ser de uma maneira para o comerciante saber o que vai acontecer, para o trabalhador saber o que vai acontecer, para as pessoas que estão em deslocamento hoje ou definindo emprego e estudo para os próximos anos entenderem qual impacto”, disse.
Apesar de as primeiras obras da Linha 2-Verde estarem previstas para começar em Guarulhos somente em 2026, Edmilson Souza entende que esse é o momento da discussão, pois depois que tudo acontecer não tem como mudar. Ele mencionou ainda a linha da CPTM que termina na estação Aeroporto, ao lado do Terminal Taboão, mas deveria ir pelo menos até o Terminal São João. “O problema é que fizeram sem ouvir a cidade”, disse –agora, o governo de SP tem um projeto para privatizar essa linha da CPTM e fazer uma extensão até Bonsucesso.
Assista à entrevista completa de Edmilson Souza ao Radar de Notícias –o vereador fala sobre o Metrô a partir dos 6 minutos e 35 segundos:
Projetos do Metrô em Guarulhos
Extensão da Linha 2-Verde
O processo mais adiantado para trazer o Metrô a Guarulhos é a extensão da Linha 2-Verde até Guarulhos. Nossa cidade terá duas estações: a Dutra (ao lado do Internacional Shopping) e a Ponte Grande (na avenida Guarulhos). Atualmente, essas obras de extensão estão acontecendo na zona leste de São Paulo, com a construção de 8 quilômetros de vias, com oito novas estações: Orfanato, Santa Clara, Anália Franco, Vila Formosa, Santa Isabel, Guilherme Giorgi, Aricanduva e Penha.
Segundo a declaração mais recente do governador Tarcísio de Freitas, a obra para o “projeto Guarulhos” deve começar no primeiro trimestre de 2026. A ampliação no sentido Dutra tem 5,8 km de extensão contratados com projeto para cinco novas estações: Penha de França, Gabriela Mistral, Fernão Dias, Ponte Grande e Dutra, além do Pátio Paulo Freire (estacionamento de trens).
LEIA TAMBÉM -> Tudo sobre o Metrô em Guarulhos: estações, por onde vai passar e quando ficará pronto
Construção da Linha 19-Celeste
A Linha 19-Celeste deve ter aproximadamente 17,6 quilômetros de extensão e 15 estações entre Bosque Maia e Anhangabaú, com a previsão de cinco estações em Guarulhos (Itapegica, Dutra, Vila Augusta, Guarulhos/Centro e Bosque Maia), passando também pelas regiões de Jardim Brasil, Vila Maria (zona norte) e Pari, conectando-se às linhas 1-Azul, na Estação São Bento, 2-Verde, na estação Dutra, e 3-Vermelha, na Estação Anhangabaú.
Apesar de já ter a área de desapropriação definida e o projeto básico pronto, ainda existem longos processos burocráticos pela frente. Até 2026, deve sair a definição se a Linha 19-Celeste de Guarulhos será concedida à iniciativa privada ou se vai ficar sob a responsabilidade do Metrô de São Paulo.
LEIA TAMBÉM -> Entenda a área de desapropriação do Metrô em Guarulhos, que inclui até o McDonald’s da Paulo Faccini