Apesar de ser a segunda maior cidade de São Paulo, com cerca de 1,3 milhão de habitantes, Guarulhos ainda tem uma malha férrea muito pequena. São apenas duas estações da CPTM, a Cecap e a Guarulhos-Aeroporto, criadas mais com o objetivo de oferecer uma conexão com o aeroporto internacional do que propriamente de atender a população guarulhense. Em meio ao processo de privatização das linhas de trem da CPTM, o governo de São Paulo tem no mercado um projeto para criar uma extensão da Linha 13-Jade até Bonsucesso, com estações no Taboão/Santa Lídia, no São João e no Jardim Presidente Dutra.
Você já deve ter ouvido falar por aí sobre os editais publicados, o último deles inclusive saiu nesta terça-feira (3), leilão, licitações e processos burocráticos sobre essa obra. Nessa reportagem, o Guarulhos Todo Dia explica os prazos, fala quais são os terrenos de desapropriação e traduz o que uma obra complexa como essa pode envolver.
Prazos
O governo de São Paulo fará a extensão por meio de parceria público-privada (PPP). Isso significa que uma empresa ficará responsável pelas obras. Para saber qual empresa será essa, o poder público estadual fará um leilão em março de 2025.
Além da Linha 13-Jade de trens metropolitanos, a vencedora ficará responsável por administrar as Linhas 11-Coral e 12-Safira, todas atualmente operadas pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), além do serviço do Expresso Aeroporto.
Esse processo de privatização causa temor em parte da população, tendo em vista a experiência ruim diária de usuários das linhas privatizadas 8-Diamante e 9-Esmeralda, da ViaMobilidade. O argumento do governo de São Paulo é que o contrato que será feito obrigará a futura concessionária a prestar um bom serviço, sob pena de sofrer sanções.
“O novo contrato de concessão tem uma série de inovações e melhorias regulatórias. No projeto, estamos prevendo um programa de investimentos iniciais, uma fase de transição operacional de 24 meses, com previsão de treinamentos e operação assistida para possibilitar uma melhor transição entre CPTM e o novo operador, além de estudos para resiliência climática e eventos climáticos extremos”, afirma Rafael Benini, secretário de Parcerias em Investimentos (SPI).
A concessão das linhas faz parte do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP), prevê custo de R$ 13,9 bilhões e terá um prazo de 25 anos, ou seja, a empresa que vencer o leilão poderá administrar o serviço pelo menos até 2050.
Em relação à linha que atende a população de Guarulhos, os principais prazos para as obras de extensão são os seguintes:
- Leilão para a concessão das linhas do Lote Alto do Tietê – 28 de março de 2025
- Assinatura do contrato entre governo de SP e empresa vencedora – Ainda em 2025
- Início das obras de expansão em Guarulhos – Ano 4 do contrato (2029)
- Entrega das obras de expansão em Guarulhos – Ano 7 do contrato (Entre 2032 e 2033)
Em um futuro ainda mais distante do que 2032, existe também a promessa que essa linha tenha uma expansão maior em direção à capital paulista, chegando até a Mooca. Além das novas expansões, outra promessa, essa para depois de 2040, é que também haverá uma conexão com a futura expansão da linha 14-Ônix da CPTM, que ligará o bairro dos Pimentas à região do ABC.
Como vai ser a nova Linha 13-Jade em Guarulhos
Atualmente, a Linha 13-Jade tem apenas três estações: Engenheiro Goulart (onde é possível fazer baldeação até a Linha 12 para o Tatuapé e o Brás), Guarulhos-Cecap e Aeroporto-Guarulhos.
Além das quatro estações que vão atender a periferia de Guarulhos, a extensão também prevê outras duas novas estações em São Paulo: a Cangaíba e a Gabriela Mistral (onde será possível fazer conexão com a futura extensão da Linha 2-Verde do Metrô).
As estações guarulhenses recebem atualmente cerca de 17 mil passageiros em dias úteis, número que deve subir para mais de 100 mil pessoas quando tudo estiver pronto.
Veja como vai ficar o mapa após as extensões prometidas nas Linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade.
Novas estações em Guarulhos
Assim como acontece nas estações Cecap e Aeroporto, a extensão da Linha 13 também será praticamente toda construída em estruturas elevadas. A exceção deve ser a do Terminal São João.
A concessionária que vencer o leilão deverá elaborar todos os projetos básico e executivo, incluindo projeto de urbanização do viário local afetado pelas obras e as áreas de desaproprição. A Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) será responsável pela aprovação. Com o aval para o programa de execução da obra, a empresa deve começar os trabalhos.
Em um dos anexos que o governo de São Paulo colocou no edital, existem algumas observações, como a seguinte: “O traçado adentra áreas urbanas adensadas, indicando necessidade de remoção, reassentamento e desapropriação”. E complementa: “Após o trecho até a estação Jardim dos Eucaliptos, a linha deflete à direita e toma rumo Leste, cruzando sob as pistas da futura alça de ligação entre o tramo Norte do Rodoanel e o Aeroporto de Guarulhos, exigindo a ampliação de um viaduto rodoviário implantado parcialmente”.
Além disso, existem as notas:
- O traçado e projeto geométrico de tal trecho deverá considerar os futuros empreendimentos e projetos em andamento da Prefeitura Municipal de Guarulhos, bem como estar alinhado às prospecções e projetos do Aeroporto Internacional de São Paulo, a serem disponibilizados pela concessionária GRU Airport, no que tange ao Plano Diretor Aeroportuário aprovado, ou validado, pela Anac para o aeroporto durante as fases de projeto e implementação do empreendimento.
- Os empreendimentos (futuras estações) deverão considerar a proximidade com os terminais urbanos de transporte público coletivo existentes, com destaque ao Terminal São João, e futuros, como o Terminal Bonsucesso junto à estação Bonsucesso, buscando minimizar as intervenções nos atuais fluxos veiculares e rotas de ônibus.
- A construção do trecho entre Aeroporto Guarulhos e Bonsucesso deverá considerar as obras de arte corrente, obras de drenagem e canalizações em implantação e previstas pela Prefeitura Municipal de Guarulhos e Governo do Estado de São Paulo para o Rio Baquirivú, de forma a não haver incompatibilidades entre os projetos.
Onde vão ficar as futuras estações da Linha 13-Jade
Durante os estudos para a extensão, o governo de São Paulo e a CPTM definiram o traçado e indicaram os locais aproximados onde ficarão as futuras novas estações da Linha 13-Jade em Guarulhos. No entanto, as áreas exatas de desapropriação só devem ser exatamente delimitadas após o leilão no primeiro trimestre de 2025, pois a nova concessionária será a responsável por elaborar os projetos definitivos.
Além da construção das estações em si, a Secretaria de Parcerias e Investimentos estadual prevê melhorias em seus entornos. Haverá, por exemplo, bicicletários e requalificação viária nas proximidades das quatro estações.
Estação Jardim dos Eucaliptos (região do Santa Lídia/Malvinas)
Ficará ao lado da rua Jamil João Zarif, em uma área entre as ruas José Melo e José Nilson Ferretti. Terá integração com linhas de ônibus a cerca de 200 metros.
Estação São João
Deve ficar perto do terminal de ônibus do bairro, na Avenida Marcial Lourenço Serôdio, entre a Viela Ibirité e a Rua Gonzaga. Parte da construção pode ser subterrânea.
Estação Presidente Dutra
Ficará perto do CEU Presidente Dutra, entre a Avenida João Bassi e a Avenida Marginal do Rio Baquirivu. Terá também integração com linhas de ônibus.
Estação Bonsucesso da CPTM
Deve ficar na Av. Francisco Xavier Correa, na altura da Rua Petrônio Portela Nunes. Existem terrenos vazios na região, que fica a poucos metros do Trevo de Bonsucesso. Será construído um novo terminal de ônibus, tornando essa a estação com a maior conectividade com outro modal de transporte.
Nova Linha 13-Jade
A Linha 13 – Jade terá expansão em seus dois sentidos: no sentido Guarulhos, será estendida da Estação Aeroporto-Guarulhos até a região de Bonsucesso, com 4 novas estações e 10,4 km de novos trilhos. Já no sentido São Paulo, será estendida até a Estação Gabriela Mistral, com 2 novas estações e 5,2 km de extensão.
- Investimentos totais Linha 13 – Jade e Serviço Expresso Aeroporto: R$ 3,3 bilhões;
- Expansão até Bonsucesso, com 4 novas estações: Jardim dos Eucaliptos, São João, Presidente Dutra e Bonsucesso, em 10,4 km de novos trechos;
- Expansão até Gabriela Mistral, com 2 novas estações: Cangaíba e Gabriela Mistral, com 5,2 km de extensão;
- Novas integrações com a Linha 12 – Safira (Cangaíba e Gabriela Mistral) e Linha 2 – Verde do Metrô (Gabriela Mistral);
- 3 estações reformadas: Engenheiro Goulart, Guarulhos-CECAP, Aeroporto-Guarulhos;
- Viagens a cada 10 minutos.
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