Entrega da 1ª fase do Rodoanel Norte está entre as promessas do estado para Guarulhos em 2025

Trecho que vai da Dutra até a Fernão Dias deve ficar pronto até setembro; outra promessa é o leilão que permitirá expansão da CPTM na cidade.

Vinícius Andrade

redacao@guarulhostododia.com.br

Via Appia/Divulgação

Publicado em 04/01/2025 às 10:33 / Leia em 4 minutos

A Agência SP, plataforma de produção de conteúdo do governo estadual, produziu um texto nesta semana sobre as promessas de investimentos da gestão Tarcísio de Freitas que serão realizados em 2025. Na lista, o poder público estadual inclui R$ 50 bilhões em leilões, expansão da rede de saúde e melhorias em rodovias em todo o estado. Em Guarulhos, destaque para a entrega da primeira fase do Rodoanel Norte e o leilão da linha da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) que atende a cidade.

O governo do estado confirmou novamente a previsão de entregar a primeira fase do Rodoanel Norte em setembro de 2025, entre as rodovias Presidente Dutra e Fernão Dias. A entrega desse trecho deve impactar positivamente o trânsito no trecho de Guarulhos das duas rodovias, pois haverá menos caminhões circulando na cidade.

O trecho Norte do Rodoanel foi concedido para a Via Appia, responsável pelas obras. A segunda fase, que vai da Fernão Dias até a Rodovia dos Bandeirantes (na altura da Avenida Raimundo Pereira de Magalhães), tem a previsão de ser concluída em setembro de 2026. O investimento total na nova ligação é de R$ 3,4 bilhões.

O trajeto servirá de interligação com as rodovias estaduais e federais, desviando grande parte do trânsito das Marginais Tietê e Pinheiros. O poder público prevê a redução de circulação diária de cerca de 18 mil caminhões na cidade de São Paulo, o que permitirá mais rapidez para cruzar a Região Metropolitana no acesso a Santos. A previsão é que o trecho norte do Rodoanel Mario Covas receba 65 mil veículos por dia.

Quando estiver em funcionamento, a rodovia terá cobrança de pedágio com free flow (fluxo livre), tecnologia com sensores que calcula a tarifa por quilômetro rodado. O sistema funciona da seguinte forma: quando o veículo passa pelo pórtico, as câmeras com tecnologia OCR (Optical Character Recognition, ou Reconhecimento Ótico de Caracteres) fazem a leitura das imagens frontal e traseira das placas. As pistas expressas da nova Via Dutra, prevista para ficar pronta em abril de 2025, também terão esse sistema de free flow.

O Guarulhos Todo Dia publicou um vídeo no YouTube mostrando como vai ficar o trecho da Dutra até a Fernão Dias no Rodoanel Norte depois das obras finalizadas. Assista abaixo:

Leilão das linhas de trem da CPTM

Em meio ao processo de privatização das linhas de trem da CPTM, o governo de São Paulo tem no mercado um projeto para criar uma extensão da Linha 13-Jade até Bonsucesso, com estações no Taboão/Santa Lídia, no São João e no Jardim Presidente Dutra.

O governo de São Paulo fará a extensão por meio de parceria público-privada (PPP). Isso significa que uma empresa ficará responsável pelas obras. Para saber qual empresa será essa, o poder público estadual fará um leilão em março de 2025.

Além da Linha 13-Jade de trens metropolitanos, a vencedora ficará responsável por administrar as Linhas 11-Coral e 12-Safira, todas atualmente operadas pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), além do serviço do Expresso Aeroporto.

A concessão das linhas faz parte do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP), prevê custo de R$ 13,9 bilhões e terá um prazo de 25 anos, ou seja, a empresa que vencer o leilão poderá administrar o serviço pelo menos até 2050.

Em relação à linha que atende a população de Guarulhos, os principais prazos para as obras de extensão são os seguintes:

  • Leilão para a concessão das linhas do Lote Alto do Tietê – 28 de março de 2025
  • Assinatura do contrato entre governo de SP e empresa vencedora – Ainda em 2025
  • Início das obras de expansão em Guarulhos – Ano 4 do contrato (2029)
  • Entrega das obras de expansão em Guarulhos – Ano 7 do contrato (Entre 2032 e 2033)

“Temos muitos investimentos previstos no programa São Paulo nos Trilhos. São 40 projetos ferroviários, R$ 190 bilhões investidos nos últimos anos com quase R$ 70 bilhões já contratados. Estamos avançando rapidamente com a nossa infraestrutura, principalmente com a aliança entre projetos privados e públicos”, diz o governador Tarcísio de Freitas.

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