Obra da Linha 19-Celeste do Metrô vai mudar tradicional McDonald’s de Guarulhos de lugar

Ex-prefeito Guti publicou um vídeo falando sobre o projeto. Guarulhos Todo Dia explica os prazos e área de desapropriação.

Vinícius Andrade

redacao@guarulhostododia.com.br

Bueno Drone/Guarulhos Todo Dia

Publicado em 08/01/2025 às 15:05 / Leia em 7 minutos

Ex-prefeito de Guarulhos, Guti (PSD) publicou um vídeo nas redes sociais nesta quarta-feira (8) para falar sobre a promessa da chegada do Metrô à cidade. O político, que governou o município nos últimos oito anos e foi substituído por Lucas Sanches no dia 1º de janeiro, apareceu ao lado do tradicional McDonald’s da Paulo Faccini para explicar que o tradicional restaurante de fast food vai mudar de endereço em meio ao processo de desaproprição para as futuras obras da Linha 19-Celeste do Metrô.

“Notícia triste, pessoal, McDonald’s aqui da Paulo Faccini com a Tiradentes infelizmente vai ter que mudar de local. Vai ter que levar a sua operação para outra localidade. Mas a notícia boa é que o Metrô vai chegar aqui a Guarulhos”, disse Guti.

Na sequência, o ex-prefeito citou o ano de 2030 e disse que “a obra tá avançando”. Esse ponto, porém, não está totalmente correto. Considerando que o vídeo dele falava da futura estação Bosque Maia, da Linha 19-Celeste do Metrô, ainda não existe uma “obra avançando” em direção a Guarulhos. No segundo semestre de 2024, o governo de São Paulo terminou o projeto básico da linha e realizou o cadastramento de imóveis que serão desapropriados.

Mas não tem “obra avançando” porque a obra ainda nem começou, pois não teve processo de licitação. Em dezembro, o poder público estadual informou que o Metrô estava elaborando o edital para iniciar ainda no primeiro trimestre de 2025 o processo licitatório de contratação do projeto executivo, implantação de sistemas e das obras civis de 17,6 km de vias, 15 estações e um pátio de manutenção.

Se tudo sair dentro do prazo a partir de agora –o que não costuma acontecer com um projeto tão complexo e caro quanto esse–, a meta do Metrô é assinar os contratos e começar a elaboração dos projetos executivos até o fim de 2025. Sendo assim, as obras começariam em 2026. Após o início da construção, as obras devem ser concluídas em até 72 meses –ou seja, hoje a previsão é que a Linha 19-Celeste esteja funcionando até 2032.

Também ainda não existem datas definidas para o início do processo de desapropriação dos imóveis de Guarulhos. Conforme o ex-prefeito anunciou, o que se sabe é que o tradicional McDonald’s da Paulo Faccini, local que já serviu até de ponto de encontro para estudantes da cidade, será demolido para a construção da Linha 19-Celeste. O fast food, porém, passará a funcionar em outro endereço na região.

No cruzamento da Paulo Faccini com a Tiradentes, também deixarão de operar ali o Posto Shell e o Banco Santander. Empreendimentos como o Hospital São Luiz, o supermercado Barbosa e o Helbor Patteo Bosque Maia não serão afetados.

Assista ao vídeo de Guti:

Como vai ser a Linha 19-Celeste

A futura Linha 19-Celeste será uma importante ligação de Guarulhos a São Paulo. Quando pronta, a linha terá 17,6 km de extensão e 15 estações e sua operação será definida futuramente pelo Estado.

A estrutura contará com 31 trens que vão transportar 630 mil passageiros por dia, que utilizarão a conexão com outras três linhas de metrô (1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha), além da possibilidade de futuras conexões com linhas de trem.

A implantação da 19-Celeste já conta com o projeto básico, que foi concluído pelo Metrô em 2024, fornecendo os subsídios para a elaboração do edital das obras e sistemas. Esse projeto considerou um inédito estudo mercadológico feito pelo Metrô que agregou na concepção das estações as melhores formas de exploração comercial e imobiliária, em acordo com a região de cada estação, de forma a atrair investimentos e receitas não-tarifárias, promovendo também mais comodidade aos passageiros com serviços agregados.

O projeto básico é um documento que detalha por onde a Linha 19-Celeste vai passar e quais serão as estações, além de conter detalhes técnicos para os serviços de engenharia e as obras.

Linha 19-Celeste do Metrô, com projeto de linhas e estações que vão passar por São Paulo e Guarulhos

Saiba por onde vai passar a Linha 19-Celeste do Metrô em Guarulhos

Junto ao decreto de número 68.552, publicado em maio, o Governo de São Paulo revelou as plantas das áreas em Guarulhos que devem ser desapropriadas. São 11 plantas ao todo, mas o Guarulhos Todo Dia vai destacar as cinco que envolvem as estações da cidade, para você entender onde o Metrô de Guarulhos vai passar.

Bosque Maia

Inclui o McDonald’s, o banco Santander e o Posto Shell, que ficam no cruzamento mais famoso da cidade: a Tiradentes com a Paulo Faccini. Essa área é nobre há décadas, mas ficou ainda mais valorizada recentemente, muito por conta da inauguração do Hospital São Luiz e do empreendimento Helbor Patteo Bosque Maia, que mistura comércios e apartamentos residenciais. Vale lembrar que esse Mc Donald’s incluído na área de desapropriação é o primeiro da rede de fast food aqui na cidade.

Locais de desapropriação na futura estação Bosque Maia, do Metrô de Guarulhos

Guarulhos/Centro

Inclui uma área de mais de 10 mil metros quadrados bem no centrão de Guarulhos, onde fica o calçadão, no quarteirão entre as ruas Dom Pedro II e a Coronel Portilho. O Poli, primeiro shopping do município, funciona nesse espaço.

Linha 19-Celeste: Estação Guarulhos, que vai ficar no centro

Vila Augusta

Esse local fica perto do prédio da Câmara Municipal de Guarulhos e inclui comércios e residências entre Avenida Guarulhos, Anel Viário (Helbor Patteo Bosque Maia) e Antônio Iervolino. Fica em frente à antiga fábrica da Rayovac (Microlite).

Área de desapropriação da futura estação Vila Augusta, da Linha 19-Celeste

Dutra

Na estação Dutra, caso o projeto do Governo de São Paulo se cumpra, o guarulhense terá duas opções de linhas do Metrô: a 2-Verde e a 19-Celeste. No mapa abaixo, o que tem a indicação de “DUP 67.231 de 03/11/2022” se refere ao espaço da Linha 2-Verde e um futuro terminal de ônibus, que vai ficar ao lado do Internacional Shopping, pertinho da saída do km 225 da Dutra. Já a parte em vermelho faz parte da Linha 19-Celeste.

Estação Dutra, da Linha 19-Celeste

Itapegica

A área de desapropriação determinada pelo Governo de São Paulo para a estação Itapegica fica entre a Travessa Igaratá e a Rua Cavadas, no cruzamento com a Rua Canadense. Essa estação da Linha 19-Celeste ficará em uma região industrial de Guarulhos, que nos últimos anos também passou a contar com empreendimentos imobiliários.

Metrô em Guarulhos vai ter a Estação Itapegica

Obra do Metrô que está avançando até Guarulhos é a da Linha 2-Verde

Ao contrário da Linha 19-Celeste, que ainda não teve as obras oficialmente iniciadas, a Linha 2-Verde está em expansão na zona leste de São Paulo. O “trecho Guarulhos” deve começar em 2025 pela Penha de França, com o início da escavação do “tatuzão” (tuneladora responsável por escavar o trajeto subterrâneo dos trens) em 2026, de acordo com previsão do governador Tarcísio de Freitas.

A ampliação da Linha 2-Verde no sentido Dutra tem 5,8 km de extensão contratados para cinco novas estações: Penha de França, Gabriela Mistral, Fernão Dias, Ponte Grande e Dutra, além do Pátio Paulo Freire (estacionamento de trens).

Compartilhe!!

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

Sexta é dia de peixe

Peixe na Sexta-Feira Santa: dicas de restaurantes em Guarulhos

DICA

Zoológico de Guarulhos abre durante todo o feriado de Páscoa; entrada é gratuita

INVESTIMENTO DE R$ 1,4 BI

A nova fase de ampliação do Aeroporto de Guarulhos

OPERAÇÃO DESCIDA

Com pedágio caro, Anchieta Imigrantes divulga os piores horários para descer no feriadão

RODOVIAS PAULISTAS

Após pressão, instalação de free flow em área urbana de Sorocaba é cancelada

APÓS VISTORIA FEDERAL

People Mover: Novo atraso na entrega do Aeromóvel de Guarulhos é confirmado

PROBLEMA DA SABESP

Cratera na Marginal Tietê continua aberta e causa mudanças no trânsito da pista central

DICA DE PASSEIO

Festival de Bandas + Donna Gourmet acontece em Guarulhos neste fds; entrada é gratuita

TRANSPORTE PÚBLICO

Obra em Suzano muda circulação da Linha 11-Coral e afeta usuários da CPTM

DICA

Mars Experience: show de graça com cover de Bruno Mars no Parque Shopping Maia

VEJA OS PREÇOS

5 imóveis comerciais do centro de Guarulhos que você conhece e estão para alugar ou comprar

BOM EXEMPLO

Retrofit do centro de São Paulo: Edifício Prestes Maia é liberado para moradores