Obra da Linha 19-Celeste do Metrô vai mudar tradicional McDonald’s de Guarulhos de lugar

Ex-prefeito Guti publicou um vídeo falando sobre o projeto. Guarulhos Todo Dia explica os prazos e área de desapropriação.

Vinícius Andrade

redacao@guarulhostododia.com.br

Bueno Drone/Guarulhos Todo Dia

Publicado em 08/01/2025 às 15:05 / Leia em 7 minutos

Ex-prefeito de Guarulhos, Guti (PSD) publicou um vídeo nas redes sociais nesta quarta-feira (8) para falar sobre a promessa da chegada do Metrô à cidade. O político, que governou o município nos últimos oito anos e foi substituído por Lucas Sanches no dia 1º de janeiro, apareceu ao lado do tradicional McDonald’s da Paulo Faccini para explicar que o tradicional restaurante de fast food vai mudar de endereço em meio ao processo de desaproprição para as futuras obras da Linha 19-Celeste do Metrô.

“Notícia triste, pessoal, McDonald’s aqui da Paulo Faccini com a Tiradentes infelizmente vai ter que mudar de local. Vai ter que levar a sua operação para outra localidade. Mas a notícia boa é que o Metrô vai chegar aqui a Guarulhos”, disse Guti.

Na sequência, o ex-prefeito citou o ano de 2030 e disse que “a obra tá avançando”. Esse ponto, porém, não está totalmente correto. Considerando que o vídeo dele falava da futura estação Bosque Maia, da Linha 19-Celeste do Metrô, ainda não existe uma “obra avançando” em direção a Guarulhos. No segundo semestre de 2024, o governo de São Paulo terminou o projeto básico da linha e realizou o cadastramento de imóveis que serão desapropriados.

Mas não tem “obra avançando” porque a obra ainda nem começou, pois não teve processo de licitação. Em dezembro, o poder público estadual informou que o Metrô estava elaborando o edital para iniciar ainda no primeiro trimestre de 2025 o processo licitatório de contratação do projeto executivo, implantação de sistemas e das obras civis de 17,6 km de vias, 15 estações e um pátio de manutenção.

Se tudo sair dentro do prazo a partir de agora –o que não costuma acontecer com um projeto tão complexo e caro quanto esse–, a meta do Metrô é assinar os contratos e começar a elaboração dos projetos executivos até o fim de 2025. Sendo assim, as obras começariam em 2026. Após o início da construção, as obras devem ser concluídas em até 72 meses –ou seja, hoje a previsão é que a Linha 19-Celeste esteja funcionando até 2032.

Também ainda não existem datas definidas para o início do processo de desapropriação dos imóveis de Guarulhos. Conforme o ex-prefeito anunciou, o que se sabe é que o tradicional McDonald’s da Paulo Faccini, local que já serviu até de ponto de encontro para estudantes da cidade, será demolido para a construção da Linha 19-Celeste. O fast food, porém, passará a funcionar em outro endereço na região.

No cruzamento da Paulo Faccini com a Tiradentes, também deixarão de operar ali o Posto Shell e o Banco Santander. Empreendimentos como o Hospital São Luiz, o supermercado Barbosa e o Helbor Patteo Bosque Maia não serão afetados.

Assista ao vídeo de Guti:

Como vai ser a Linha 19-Celeste

A futura Linha 19-Celeste será uma importante ligação de Guarulhos a São Paulo. Quando pronta, a linha terá 17,6 km de extensão e 15 estações e sua operação será definida futuramente pelo Estado.

A estrutura contará com 31 trens que vão transportar 630 mil passageiros por dia, que utilizarão a conexão com outras três linhas de metrô (1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha), além da possibilidade de futuras conexões com linhas de trem.

A implantação da 19-Celeste já conta com o projeto básico, que foi concluído pelo Metrô em 2024, fornecendo os subsídios para a elaboração do edital das obras e sistemas. Esse projeto considerou um inédito estudo mercadológico feito pelo Metrô que agregou na concepção das estações as melhores formas de exploração comercial e imobiliária, em acordo com a região de cada estação, de forma a atrair investimentos e receitas não-tarifárias, promovendo também mais comodidade aos passageiros com serviços agregados.

O projeto básico é um documento que detalha por onde a Linha 19-Celeste vai passar e quais serão as estações, além de conter detalhes técnicos para os serviços de engenharia e as obras.

Linha 19-Celeste do Metrô, com projeto de linhas e estações que vão passar por São Paulo e Guarulhos

Saiba por onde vai passar a Linha 19-Celeste do Metrô em Guarulhos

Junto ao decreto de número 68.552, publicado em maio, o Governo de São Paulo revelou as plantas das áreas em Guarulhos que devem ser desapropriadas. São 11 plantas ao todo, mas o Guarulhos Todo Dia vai destacar as cinco que envolvem as estações da cidade, para você entender onde o Metrô de Guarulhos vai passar.

Bosque Maia

Inclui o McDonald’s, o banco Santander e o Posto Shell, que ficam no cruzamento mais famoso da cidade: a Tiradentes com a Paulo Faccini. Essa área é nobre há décadas, mas ficou ainda mais valorizada recentemente, muito por conta da inauguração do Hospital São Luiz e do empreendimento Helbor Patteo Bosque Maia, que mistura comércios e apartamentos residenciais. Vale lembrar que esse Mc Donald’s incluído na área de desapropriação é o primeiro da rede de fast food aqui na cidade.

Locais de desapropriação na futura estação Bosque Maia, do Metrô de Guarulhos

Guarulhos/Centro

Inclui uma área de mais de 10 mil metros quadrados bem no centrão de Guarulhos, onde fica o calçadão, no quarteirão entre as ruas Dom Pedro II e a Coronel Portilho. O Poli, primeiro shopping do município, funciona nesse espaço.

Linha 19-Celeste: Estação Guarulhos, que vai ficar no centro

Vila Augusta

Esse local fica perto do prédio da Câmara Municipal de Guarulhos e inclui comércios e residências entre Avenida Guarulhos, Anel Viário (Helbor Patteo Bosque Maia) e Antônio Iervolino. Fica em frente à antiga fábrica da Rayovac (Microlite).

Área de desapropriação da futura estação Vila Augusta, da Linha 19-Celeste

Dutra

Na estação Dutra, caso o projeto do Governo de São Paulo se cumpra, o guarulhense terá duas opções de linhas do Metrô: a 2-Verde e a 19-Celeste. No mapa abaixo, o que tem a indicação de “DUP 67.231 de 03/11/2022” se refere ao espaço da Linha 2-Verde e um futuro terminal de ônibus, que vai ficar ao lado do Internacional Shopping, pertinho da saída do km 225 da Dutra. Já a parte em vermelho faz parte da Linha 19-Celeste.

Estação Dutra, da Linha 19-Celeste

Itapegica

A área de desapropriação determinada pelo Governo de São Paulo para a estação Itapegica fica entre a Travessa Igaratá e a Rua Cavadas, no cruzamento com a Rua Canadense. Essa estação da Linha 19-Celeste ficará em uma região industrial de Guarulhos, que nos últimos anos também passou a contar com empreendimentos imobiliários.

Metrô em Guarulhos vai ter a Estação Itapegica

Obra do Metrô que está avançando até Guarulhos é a da Linha 2-Verde

Ao contrário da Linha 19-Celeste, que ainda não teve as obras oficialmente iniciadas, a Linha 2-Verde está em expansão na zona leste de São Paulo. O “trecho Guarulhos” deve começar em 2025 pela Penha de França, com o início da escavação do “tatuzão” (tuneladora responsável por escavar o trajeto subterrâneo dos trens) em 2026, de acordo com previsão do governador Tarcísio de Freitas.

A ampliação da Linha 2-Verde no sentido Dutra tem 5,8 km de extensão contratados para cinco novas estações: Penha de França, Gabriela Mistral, Fernão Dias, Ponte Grande e Dutra, além do Pátio Paulo Freire (estacionamento de trens).

Compartilhe

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

Ajuda ou ameaça?

Bets chegam ao futebol de várzea e levantam debate sobre efeitos na comunidade

Globo de Ouro na cidade

“Ainda Estou Aqui”: onde assistir ao filme, em Guarulhos, que garantiu o Globo de Ouro para Fernanda Torres

CONFIRA A AGENDA

Sesc Verão 2025: Guarulhos recebe Carol Santiago, Flavia Saraiva, Zanetti e atletas olímpicos

QUAL A CAUSA?

Litoral paulista tem 38 praias impróprias para banho; Guarujá registra surto de virose

GTD Saúde

Come demais nas ceias? Como prevenir ou tratar os exageros da comilança no fim de ano

DESCIDA PARA O LITORAL

Pedágio do Sistema Anchieta Imigrantes é o mais caro do Brasil e custa R$ 36,80

INFORMAÇÃO

Rodízio de veículos em São Paulo está suspenso até 10 de janeiro de 2025

REAJUSTE

Pedágio da Fernão Dias em Mairiporã fica mais caro; veja preços

PROGRAME-SE!

Com feriados emendados em 2025, governo de SP decreta pontos facultativos do ano

PROGRAMAÇÃO

Veja horário de funcionamento dos shoppings Internacional, Maia e Bonsucesso no fim de ano

CORRIDA PELO PANETTONE

As enormes filas na loja de fábrica da Bauducco em Guarulhos

CONFIRA OS VALORES

Airport Bus Service: Ônibus do Aeroporto de Guarulhos com preços menores no fim de 2024