O Flamengo de Guarulhos emitiu, na manhã desta quinta-feira (16), uma nota oficial sobre a confusão que aconteceu ontem (15) no Estádio Antônio Soares de Oliveira, logo após a vitória do rubro-negro contra o Ibrachina, pela Copinha. O texto é assinado pelo presidente do clube guarulhense, Caio Soler, e foi publicado nas redes sociais acompanhado de fotos e vídeos que indicam que o comportamento de jogadores e da comissão do time da Mooca deixou o clima tenso no estádio.
Nas imagens, o Flamengo mostra integrantes do Ibrachina destruindo a placa com a palavra “Guarulhos” na saída do gramado e atirando objetos contra os torcedores guarulhenses. O time visitante ainda teria depredado o vestiário por dentro, causando uma reação da torcida da casa.
Leia a nota abaixo, na íntegra, para entender o posicionamento do Flamengo de Guarulhos sobre o ocorrido:
“O Flamengo teve conhecimento na noite do dia 14/01/2025, que 4 atletas da equipe do Ibrachina realizaram live em suas redes sociais menosprezando a condição econômica dos atletas desta Associação, bem como a instituição septuagenária ao afirmar que a “uma perna do atleta valia mais do que o Flamengo inteiro”, o que gerou indignação e revolta dos seus torcedores apaixonados.
Importante destacar que durante toda a partida entre as equipes na cidade de Guarulhos não houve qualquer ato de violência por parte dos torcedores do Flamengo e Ibrachina quanto aos jogadores dentro do campo de jogo.
Ocorre que após o término da partida e vitória da equipe do Flamengo, a comissão técnica, diretoria e atletas do Ibrachina partiram em ataque para a equipe de arbitragem e policiamento dentro do campo de jogo do bairro Jardim Tranquilidade.
Em ato contínuo, ao sair do campo de jogo em destino ao vestiário, a comissão técnica do Ibrachina passou a destruir as placas de publicidade do evento com chutes e pontapés, o que por certo legitimou os atos de vandalismo dos atletas da sua equipe, os quais passaram a arremessar garrafas de água e outros objetos em direção a torcida do Flamengo, conforme pode ser verificado em vídeo.
Importante frisar, que NENHUM objeto foi arremessado em direção ao campo de jogo pelos torcedores do Flamengo, ante ação realizada previamente com os integrantes das torcidas organizadas, diretoria, equipe de segurança e Staff da Federação Paulista de Futebol.
Após adentrar no vestiário do Estádio Antônio Soares de Oliveira, os integrantes do Ibrachina quebraram um vitral protegido na parte externa por grades, sendo que os estilhaços atingiram uma criança torcedora do Flamengo que passavam no local, o que por certo causou indignação e o pronto revide proporcional aos fatos. Inclusive, o vestiário do Flamengo foi totalmente depredado conforme fotos.
A ação da Polícia Militar foi imediata ao retirar os torcedores do local do incidente. O Flamengo busca identificar os torcedores envolvidos para as devidas sanções pertinentes.
Informamos que o Flamengo é contrário a qualquer ato de violência, tanto é que incentivamos as mais de 800 famílias de atletas de categoria de base a participarem ativamente das atividades do clube, inclusive nas partidas oficiais da equipe guarulhense.
Por fim, o Flamengo informa que vem fazendo história na Copinha ao chegar nas oitavas de final da competição com o apoio em massa dos torcedores que amam e defendem a história da equipe que representa a Cidade Guarulhos.
Atenciosamente,
Caio Soler – Presidente.“
O Ibrachina ainda não havia se manifestado até a publicação deste texto.