Rodoanel Norte ‘nasce 100% free flow’, explica CEO da Via Appia ao atualizar obras

Brendon Ramos explica que equipamentos para instalação do sistema devem ser entregues em julho; 'trecho Guarulhos' tem previsão de ficar pronto em setembro.

Vinícius Andrade

redacao@guarulhostododia.com.br

Projeção de como vai ficar o Rodoanel Norte depois de pronto (Foto: Via Appia/Divulgação)

Publicado em 21/01/2025 às 22:01 / Leia em 7 minutos

A concessionária Via Appia já realizou a encomenda do sistema de free flow que será usado ao longo do Rodoanel Norte. A previsão é que os aparelhos cheguem em julho, para serem instalados antes da liberação do trecho entre a Via Dutra e a Fernão Dias. Segundo o contrato de concessão assinado com o governo de São Paulo, essa primeira parte deve ficar pronta em setembro deste ano, enquanto o trecho da Fernão Dias até a Rodovia dos Bandeirantes (na altura da Avenida Raimundo Pereira Magalhães) deve ser liberada no segundo semestre de 2026.

Brendon Ramos, CEO da Via Appia, explicou em entrevista ao podcast Exame Infra que as obras estão dentro do prazo. Os trabalhos recomeçaram em abril de 2024, depois de seis anos de paralisação. Desde 2018, quando o Ministério Público apontou indícios de superfaturamento no projeto, novos processos de licitação foram abertos, mas a nova empresa responsável pelo empreendimento só saiu em março de 2023, na gestão Tarcísio de Freitas.

“Quando a gente assumiu, o nosso primeiro trabalho formalmente dito no contrato era fazer uma vistoria. A partir daí, a gente desenvolve aquilo, aprofunda e contrata uma série de prestadores de serviço. Assinamos o contrato em agosto [de 2023], em novembro a gente já tinha mais de 100 engenheiros trabalhando na obra. Hoje, nós temos mais de 1.200 funcionários trabalhando nas obras e 400 equipamentos indo de um lado e do outro”, explica o executivo.

As obras do Rodoanel Norte começaram em 2013, com previsão de entrega para 2016. Durante todo o processo, os trabalhos já foram de responsabilidade da extinta Dersa, estatal controlada pelo governo de São Paulo, e tocadas pelas empreiteiras Mendes Júnior/Isolux, OAS, Acciona e Construcap/Copasa. Partes foram construídas, mas nunca ficou tudo pronto.

Entre as justificativas para tanto atraso, estão desafios no traçado da rodovia, demora no licenciamento ambiental por passar por áreas de preservação e problemas na execução. Um estudo do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) em 2019 encontrou cerca de 1.500 falhas no projeto e na construção original, como erosões, infiltrações e colunas desalinhadas. Quando a Via Appia realizou a vistoria depois de assumir a obra, já eram mais de 5.000 falhas. “Esse número aumenta porque o tempo corrói”, diz o CEO da concessionária.

Brendon Ramos, CEO da Via Appia em entrevista ao podcast Exame Infra
Brendon Ramos, CEO da Via Appia (Foto: Reprodução/Exame Infra-YouTube)

Pontos críticos

De acordo com Brendon Ramos, o trecho entre a Dutra e a Fernão Dias já estava com parte da construção avançada, mas, além de resolver as falhas, também foi necessário corrigir o que o executivo classificou como dois “pontos críticos”.

O primeiro era o túnel que desabou em dezembro de 2014, na região do Recreio São Jorge, em Guarulhos. O segundo era a alça de acesso para o Aeroporto de Guarulhos. Com esses dois problemas resolvidos, as máquinas agora consegue trafegar de ponta a ponta pelo Rodoanel Norte.

“A gente conseguiu terminar de perfurar o túnel que caiu e já fizemos a alça, o trecho de acesso à alça. Operacional ainda, ainda não está pavimentado, mas a terraplanagem já foi feita, então o caminhão já consegue passar. Esses eram os dois pontos críticos. Com esses dois pontos resolvidos, a gente já conecta o Rodoanel inteiro nesse momento porque eu consigo fazer balanço de massa, que é quando você tem excesso de material de um lado e uma necessidade desse mesmo material do outro lado da rodovia. Se você não consegue conectar a rodovia, você não consegue ter esse aproveitamento”.

Brendon Ramos, CEO da Via Appia, em entrevista ao podcast Exame Infra

A concessionária também já montou uma central de concreto e uma usina de asfalto ao longo das obras. Além disso, no trecho entre a Fernão Dias e a Bandeirantes estão sendo realizadas explosões. “Estamos fazendo explosões a frio. A gente não vai usar dinamite nesse projeto porque tem muita proximidade com regiões urbanas, então se eu fosse usar dinamite iria gerar uma vibração que impactaria as casas. Estamos usando plasma, que é uma solução à gás que controla a vibração”, argumenta.

Viaduto abandonado do Rodoanel Norte, em trecho que passa pela avenida Raimundo Pereira de Magalhães
Viaduto do Rodoanel Norte antes da retomoda das obras, em trecho que passa pela avenida Raimundo Pereira de Magalhães (Foto: Via Appia)

Free Flow no Rodoanel Norte

O guarulhense tem ouvido falar bastante nas últimas semanas sobre o sistema free flow, o pedágio sem cancela que está sendo instalado nas novas pistas expressas da Via Dutra, que ficarão prontas no primeiro semestre de 2025. Esse tipo de cobrança que não exige as grandes cabines de pedágio é uma tendência não apenas em São Paulo, mas em todo o Brasil. Todos os novos contratos de concessão têm considerado essa nova tecnologia.

O free flow funciona através da identificação eletrônica dos veículos que passam pelas rodovias. O principal método de identificação é por meio de tags instaladas nos veículos, como Veloe, Sem Parar e ConectCar, que permitem a cobrança automática da tarifa. Para os motoristas que não possuem tags, o sistema lê a placa do veículo e o valor do pedágio deve ser pago em até 30 dias, via Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou aplicativo da concessionária.

O Rodoanel Norte também adotará esse sistema em todo o seu trecho, cobrando do motorista conforme a distância percorrida. O valor por quilômetro ainda não foi definido.

Segundo o CEO da Via Appia, a obra no trecho que corta Guarulhos está em velocidade de cruzeiro. Para as pistas entre a Dutra e a Fernão Dias serem entregues dentro do prazo, no entanto, o executivo coloca duas condicionais: o clima e a entrega dos sistemas comprados pela empresa, como o free flow.

“A gente já fez a compra dos sistemas, muitos sistemas não estão disponíveis no Brasil, em especial o free flow. O Rodoanel nasce 100% free flow, então já compramos os equipamentos e eles vão chegar em julho e a gente vai ter que instalar”, diz Brendon Ramos. “Os sistemas chegando no prazo imaginamos que em dois ou três meses conseguimos colocar para operação, tendo o alvará tanto do Corpo de Bombeiros quanto da Artesp para poder funcionar e colocar essa estrutura, que é tão desejada pelo paulista, ali da Dutra para Fernão Dias”, complementa.

Uma boa plataforma para acompanhar o andamento das obras do Rodoanel Norte é o canal do YouTube Bueno Drone, parceiro do Guarulhos Todo Dia, que publica vídeos sobre diferentes trechos. Assista ao mais recente:

Como será o Rodoanel Norte pronto

O trajeto servirá de interligação com as rodovias estaduais e federais, desviando grande parte do trânsito das Marginais Tietê e Pinheiros. O poder público prevê a redução de circulação diária de cerca de 18 mil caminhões na cidade de São Paulo, o que permitirá mais rapidez para cruzar a Região Metropolitana no acesso a Santos. A previsão é que o trecho norte do Rodoanel Mario Covas receba 65 mil veículos por dia.

A via fará confluência com a Avenida Raimundo Pereira Magalhães (SP-332), enquanto, no Trecho Leste, a intersecção será feita com a Rodovia Presidente Dutra (BR-116). Dos 44 quilômetros de extensão total, 12 quilômetros serão de túneis. Além disso, o Rodoanel Norte criará uma ligação exclusiva de 3,6 km com o Aeroporto Internacional de Guarulhos.

O cronograma de obras e entregas é o seguinte:

  • 25 de abril de 2024 – retomada das obras do Rodoanel Norte, a partir da Dutra
  • Setembro de 2025 – liberação do trecho entre a Dutra e a Fernão Dias
  • 2026 – Conclusão completa da obra, até a Bandeirantes

Na entrevista à Exame, o CEO da Via Appia disse que existe a possibilidade de a obra completa ficar pronta antes de setembro de 2026.

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