Este domingo é dia de Super Bowl, um dos maiores espetáculos esportivos do mundo. Na verdade, é o jogo final do campeonato de futebol americano nos Estados Unidos, a National Football League (NFL). Aquele esporte que eles chamam de futebol, apesar de ser jogado quase todo o tempo com as mãos e não com o pé (foot, em inglês). Este ano, a partida será disputada pelo Kansas City Chiefs (campeão da Conferência Americana) e o Philadelphia Eagles (campeão da Conferência Nacional).
Apesar dos brasileiros e boa parte do mundo estarmos mais acostumados com o futebol que os americanos chamam de “soccer”, o esporte americano atrai cada vez mais atenção por aqui. Um exemplo é o primeiro jogo da NFL em solo brasileiro. O jogo foi no dia 6 de setembro do ano passado, na Neo Química Arena, em Itaquera. E, olha só, um dos times que jogaram foi justamente o Philadelphia Eagles, que vai disputar o Super Bowl. O time jogou contra o Green Bay Packers e ganhou de 34 a 29.
O estádio do Corinthians lotou para a partida. E Guarulhos foi beneficiada, pela proximidade com Itaquera. O GTD mostrou, na época, que os hotéis de Guarulhos ficaram lotados por causa do jogo da NFL no Brasil.
Outro indício de que os brasileiros estão acompanhando cada vez mais o futebol americano está na chegada do esporte à TV aberta. A Rede TV transmite ao vivo alguns dos jogos da NFL durante o ano e tem conseguido bons resultados de audiência e, especialmente, de anunciantes.
Daniel Valloto, wild receiver do Guarulhos Rhynos
Guarulhos Todo Dia pediu a ajuda de especialistas para ajudar a mostrar como o futebol americano pode ser interessante. Nós ouvimos dois dos jogadores do time que é o campeão brasileiro da principal categoria de futebol americano no Brasil. É isso, Guarulhos tem o time brasileiro com melhor desempenho no esporte em 2024. O Guarulhos Rhynos ganhou o campeonato em uma partida difícil, por 37 a 28, contra o Spartans Football, de São Paulo.
Daniel Valloto joga na posição de wild receiver do Guarulhos Rhynos. Traduzindo: ele é um dos jogadores que têm o papel de receber a bola lançada pelo quarterback e correr com ela em direção à área do adversário que deve ser conquistada.
Basicamente, o futebol americano é isso: um jogo de conquista de território. Tanto que a evolução do time e o desempenho dos jogadores normalmente são medidos em jardas conquistadas. Uma jarda é uma medida de comprimento que é quase igual a um metro (0,9144 metro).
Em cada campanha, o time tem que ir avançando em direção à área do adversário, até chegar a um trecho mais próximo do “gol” adversário, chamada de “end zone”. Naquele trecho, se um jogador do time conseguir entrar correndo com a bola ou receber a bola lançada pelo seu companheiro e pisar naquele terreno com os dois pés, ele anota o chamado touchdown. Isso vale seis pontos e dá direito a outro jogador do time, o kicker, chutar a bola. Se ele conseguir, com o chute, que a bola passe entre os dois travessões que marcam o “gol” adversário (o Y), o time ganha um ponto extra.
Mas, voltando ao Daniel Valloto, ele era jogador de futebol (o nosso), antes de começar no Guarulhos Rhynos. Daniel jogava no sub-20 do Wimpro. Antes de participar de uma seletiva e conquistar vaga no Rhynos, ele assistia futebol americano normalmente apenas no Super Bowl e conhecia os nomes de alguns poucos jogadores. Depois que passou a praticar o esporte, ele começou a entender melhor as jogadas e, especialmente, como algumas delas eram difíceis e empolgantes.
Ele é torcedor do Baltimore Ravens, que tem uma rivalidade com o Kansas City Chiefs na Conferência Americana. Apesar disso, Valloto acha que os Chiefs devem, mais uma vez, ganhar o Super Bowl deste domingo. Para quem aposta nisso, há uma boa razão: o quarterback do time é Patrick Mahomes.
O jogador foi um dos principais responsáveis pelo time ganhar o Super Bowl em 2019, 2022 e 2023. Muitas vezes, apesar do time estar em desvantagem próximo do final da partida. E ele ajudou a virar o jogo com jogadas surpreendentes. Daniel Valloto aposta que a mágica de Mahomes deve prevalecer este ano. Como apoio para os resultados, Mahomes tem no time outro grande jogador: o tight end Travis Kelce (também bastante conhecido por ser namorado da cantora Taylor Swift).
José Roberto, center do Guarulhos Rhynos
José Roberto é outro jogador do Guarulhos Rhynos, campeão brasileiro de futebol americano. Ele se encantou com o esporte acompanhando o desempenho de outro quarterback lendário: Tom Brady (que muitos no Brasil conhecem como “o ex-marido de Gisele Bundchen”). Por isso, se tornou torcedor do Patriots. E não quer que outro jogador ameace o título de Brady como “melhor quarterback da história da NFL”. Ou seja, ele vê o Chiefs com grandes chances, mas disse que “espera que isso não aconteça”.
Os dois jogadores do Guarulhos Rhynos acreditam que a atenção maior para o Super Bowl e a NFL pode beneficiar também quem joga futebol americano no Brasil. Isso pode tornar o esporte mais profissional, algo bom para os times e os jogadores. Os dois também apostam que, para ganhar do Chiefs, o Philadelphia Eagles depende do desempenho de dois jogadores. Eles são o quarterback Jalen Hurts e o running back Sequon Barkley. Esses dois tiveram uma campanha espetacular durante o ano. Se tiverem um bom desempenho no jogo desse domingo e o time deles conseguir reduzir o espaço de atuação de Patrick Mahomes, podem surpreender e ganhar o título.
A importância do Super Bowl
Se você ainda não foi conquistado pelos argumentos sobre o esporte, talvez valha saber que o Super Bowl é um evento à parte. Normalmente o jogo atrai mesmo pessoas que entendem muito pouco do esporte. Por um motivo simples: o show do intervalo. Numa exibição de sua capacidade técnica e de organização, durante o intervalo os americanos conseguem mudar completamente o campo onde o jogo é disputado, que é transformado em um espaço para shows apoteóticos.
Apoteótico, não é um termo exagerado, no caso. Shows de Michael Jackson, Madonna, Janet Jackson e Justin Timberlake, Katy Perry e Beyoncé, entre outros, surpreenderam o público, com efeitos especiais e números inéditos. Este ano, o show será por conta do rapper Kendrick Lamar, o maior vencedor do Grammy de 2025. Com a música Not Like Us ele venceu os prêmios de Melhor Gravação, Melhor Canção, Melhor Performance de Rap, Melhor Canção de Rap e Melhor Videoclipe.
Assistir ao Super Bowl só pelo show do intervalo, vale a pena. Mas se você se esforçar um pouco mais, pode entender porque o esporte disputado ali também atrai milhões de fãs por todo o mundo. Se você quiser saber mais sobre esse esporte, com as regras mais importantes, pode checar esse guia.
LEIA TAMBÉM: