Farmácias de Guarulhos têm sofrido com a ação de assaltantes interessados nas chamadas canetas emagrecedoras, como Ozempic, Saxenda e Wegovy. Por serem medicamentos de alto custo e com alto valor de revenda, se tornaram alvo de criminosos não apenas aqui na cidade, mas em diferentes regiões do Brasil. Na madrugada desta quinta-feira (20), a Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos e a Polícia Militar (PM) prenderam dois homens por roubo a uma unidade da Droga Raia, localizada na avenida Paulo Faccini com a rua Tapajós, na região central.
Os produtos roubados, R$ 3.482 em dinheiro e cerca de R$ 18 mil somente em medicamentos, foram restituídos aos donos. Além de canetas emagrecedoras, também tinham levado remédios como a Ritalina, tarja preto usado para tratar o Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).
Os dois ladrões foram presos logo após o cometimento do crime, sendo recuperada uma motocicleta utilizada na ação e tudo o que tinha sido roubado. Houve troca de tiros. A princípio, a dupla fugiu, mas um deles foi preso pela PM, enquanto que o outro foi detido nas proximidades pela GCM durante a fuga. Outros três que participaram da ação conseguiram escapar.
Os dois detidos foram encaminhados ao 1° Distrito Policial, onde foram reconhecidos pelas vítimas e testemunhas como autores do crime. O delegado lavrou boletim de ocorrência, autuando a dupla em flagrante por roubo. Eles permaneceram presos e à disposição da Justiça.
Farmácias em alerta com roubos de Ozempic
Os produtores e distribuidores de medicamentos devem relatar perdas de medicamentos resultantes de crimes ou outras razões à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que regula alimentos e remédios. De acordo com reportagem do The New York Times com tradução do Estadão publicada em fevereiro, 4.770 canetas injetáveis de Ozempic foram roubadas ou perdidas em 2023 e esse número subiu para 8.220 em 2024.
O problema afeta farmácias de Guarulhos, que estão aumentando os cuidados com a segurança e com o estoque. Pacientes que realmente fazem uso do medicamento podem até ter dificuldades de encontrá-lo para comprar, com o risco de chegar a uma drogaria e ser informado que não tem mais porque eles foram assaltados recentemente.
Aos consumidores, também é necessário ter atenção para não comprar o produto de locais ou sites sem regulamentação. A Anvisa orienta que a população e os profissionais de saúde fiquem atentos às características da embalagem e do produto, e que adquiram somente produtos completos (dentro da caixa), em farmácias regularizadas junto à Vigilância Sanitária e sempre com a emissão de nota fiscal.
Desconfie de sites e canais para comercialização de medicamentos que usam os nomes das marcas ou que adotam aplicativos de vendas e redes sociais para ofertar os produtos, e não adquira medicamentos oferecidos em grupos de mensagens.
Embora seja relativamente fácil vender e comprar remédios roubados na internet, os criminosos podem não conseguir garantir aos compradores a qualidade dos medicamentos depois de removidos da refrigeração. Ao New York Times, vários farmacêuticos em São Paulo enfatizaram repetidamente que apenas algumas horas à temperatura ambiente tornam os medicamentos ineficazes.
LEIA TAMBÉM -> Metrô avança no processo de desapropriação para obra da Linha 19-Celeste em Guarulhos