Justiça reconhece direito de greve parcial dos servidores de Guarulhos e marca conciliação

Audiência entre gestão Lucas Sanches e sindicato acontecerá na segunda (19). Até lá, paralisação pode seguir de forma parcial, com 70% dos servidores trabalhando.

Vinícius Andrade

redacao@guarulhostododia.com.br

Divulgação/PMG e Stap

Publicado em 13/05/2025 às 11:34 / Leia em 3 minutos

Após a Prefeitura de Guarulhos entrar com uma ação de urgência para declarar ilegal e impedir a greve dos servidores municipais ligados ao Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública Municipal de Guarulhos (Stap), o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) determinou que a paralisação parcial pode continuar. Na decisão, assinada na segunda-feira (12) pelo desembargador Artur Cesar Beretta da Silveira, vice-presidente do TJ-SP, ressaltou que ao menos “70% de todos os servidores públicos municipais de Guarulhos permaneçam em atividade, sob pena de multa diária de R$ 20 mil, em caso de descumprimento”.

O magistrado apontou que a greve é um direito assegurado dos trabalhadores, mas é uma medida excepcional. A decisão foi tomada após pedido da gestão do prefeito Lucas Sanches, que buscava declarar a greve abusiva, exigir o retorno integral dos trabalhadores e autorizar o corte dos dias parados, o que não foi concedido pelo TJ.

Para tentar buscar um acordo entre a prefeitura e o sindicato, a Justiça de São Paulo marcou uma audiência de conciliação para a tarde de segunda-feira, 19 de maio, com participação do Ministério Público.

Os servidores não aceitam o reajuste de 2% nos salários, determinado por projeto de lei da Prefeitura, que foi aprovado na Câmara Municipal na última quinta-feira (8) e publicado no Diário Oficial do Município na sexta (9).

Para o presidente do Stap, Pedro Zanotti Filho, a decisão reforça a legitimidade do movimento. “A greve é um direito constitucional. O pedido da prefeitura foi totalmente descabido. Seguiremos firmes na greve por respeito, valorização e melhores condições para os servidores e para a população”, afirmou.

Com a decisão que obriga 70% dos servidores a trabalharem, o sindicato entende que o movimento atual pode crescer ainda mais nos próximos dias, com até 4 mil pessoas participando dos atos que acontecem no Paço Municipal.

O que diz a Prefeitura de Guarulhos

“A Prefeitura de Guarulhos, diante dos problemas financeiros herdados da administração anterior, como a limitação do orçamento, as dificuldades na arrecadação e uma dívida que beira a casa do bilhão de reais, propôs aos servidores municipais 2% de reajuste salarial e 5,48% de correção nos benefícios. O reajuste foi aprovado na Câmara Municipal e publicado no Diário Oficial do município.”

“A Prefeitura reconhece o papel fundamental dos servidores e está aberta ao diálogo. No entanto, a adoção de um índice acima da capacidade orçamentária do município comprometeria seriamente a responsabilidade fiscal da gestão, o que poderia acarretar em penalidades legais e riscos ao funcionamento da máquina pública e mantém sua disposição para seguir dialogando com o sindicato, buscando alternativas possíveis e sustentáveis, e reafirma que trabalha diariamente para garantir a valorização dos servidores sem comprometer o futuro financeiro da cidade”.

LEIA TAMBÉM -> Servidores públicos municipais mantêm greve contra reajuste de 2% nos salários

Compartilhe!!

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

Segurança no transporte público

Metrô promete portas de plataforma seguras nas linhas que vão chegar em Guarulhos

TURISMO

Começa a temporada de avistamento de baleias no Litoral Norte de São Paulo

AMIGOS DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO

AAPAH reinaugura Ponto de Cultura com caminhada turística no centro de Guarulhos

DATA ESPECIAL

Dia das Mães: 5 restaurantes de Guarulhos para o almoço de domingo

Metrô em Guarulhos: Entenda o processo de licitação para as obras da Linha 19-Celeste

HISTÓRIAS DA CIDADE

60 anos do fim do Trem da Cantareira: a história da ferrovia que deixou de existir em Guarulhos

Fartura na mesa

Curte um café da manhã caprichado? Hotéis de Guarulhos participam da Breakfast Weekend

VEJA COMO PARTICIPAR

Parque Shopping Maia faz parceria com a Coca-Cola em campanha de Dia das Mães

PEDÁGIO SEM CANCELAS

Free flow e o alto índice de multas por evasão de pedágio nas rodovias paulistas

REPORTAGEM EM VÍDEO

Por que o Aeromóvel do Aeroporto de Guarulhos ainda não está funcionando?

Dica de passeio

Itaquaquecetuba recebe a Motofest neste fim de semana, com muitas atrações e até um bar nas alturas

STREAMING

Documentário Netflix sobre tragédia em Congonhas entra no Top 10 global de séries

REPORTAGEM

Rodoviária do Cecap pede socorro: manutenção é precária e há poucas saídas de ônibus