EDP usa tecnologia digital e ambiente de shopping para melhorar atendimento

Videoconferência reduz espera, totens eletrônicos ampliam horário de atendimento e ambiente de shopping dá mais segurança, segundo a empresa

Edvaldo Nunes

redacao@guarulhostododia.com.br

Guarulhos Todo Dia

Publicado em 14/05/2025 às 12:38 / Leia em 5 minutos

A EDP, distribuidora de energia que atende Guarulhos, usou uma cerimônia de inauguração oficial para apresentar a nova agência de atendimento ao público, na região central da cidade. A agência, na verdade, já está no novo endereço desde 31 de março passado, como foi informado aqui no Guarulhos Todo Dia. Mas nesta terça-feira (13), o vice-prefeito de Guarulhos, Thiago Surfista (Novo) e o vice-presidente de Distribuição da EDP, Dyogenes Rosi, cortaram oficialmente a faixa de inauguração.

Localizada no mezanino do ConVem Bosque Maia, a agência oferece benefícios típicos do ambiente de shopping, que não estavam disponíveis no endereço anterior. Foi o que destacou o diretor da EDP em São Paulo, Marcos Campos. Além de estacionamento, abrigo contra sol e chuva e acesso a outros comércios e serviços, o local permite que a agência ofereça atendimento eletrônico, fora do horário de atendimento presencial (08h00 às 16h00). O cliente pode ir ao local até as 22h00, por exemplo, e usar os totens para tirar a segunda via de sua conta de energia.

Essa não é a única conveniência oferecida pela tecnologia digital. Durante o horário de atendimento, para reduzir o tempo de espera, há seis cabines de atendimento por videoconferência, além dos 17 atendentes na própria loja. O cliente pode fazer seu pedido a um atendente de outra agência em uma dessas cabines de videoconferência. Segundo a EDP, o objetivo é garantir que os clientes que procuram a agência sejam atendidos em, no máximo, trinta minutos.

Durante a inauguração, nós ouvimos a Jéssica Oliveira, no momento em que ela estava saindo de um atendimento por videoconferência. Jéssica disse que tentava resolver o problema de um aparelho de TV que “queimou” durante uma queda de energia. Ela afirmou que tentava resolver a situação com a EDP desde janeiro. Depois de 20 minutos de espera, ela foi atendida por videoconferência, encaminhou remotamente todos os documentos solicitados e foi orientada para esperar a resposta.

Em seu pronunciamento, antes de cortar a faixa de inauguração, o vice-prefeito Thiago Surfista afirmou já ter pedido que a EDP adotasse o mesmo modelo para a segunda loja da empresa, na região dos Pimentas. Ele até sugeriu o Shopping Bonsucesso como um provável local para essa nova loja. A outra loja da EDP em Guarulhos fica atualmente no CIC Guarulhos, na Estrada do Capão Bonito, 53, Jardim Maria de Lourdes.

EDP e Guarulhos

A EDP surgiu em 1976 como Electricidade de Portugal, a partir da fusão de 14 antigas empresas de energia portuguesa, que tinham sido nacionalizadas no ano anterior, na sequência da Revolução dos Cravos. Atualmente, é uma empresa global, com atuação em mais de 20 países, incluindo Portugal, Brasil e Espanha, entre outros. No Brasil, a empresa tem seis unidades de geração hidrelétrica e uma termelétrica e atende 3,7 milhões de clientes, em São Paulo e no Espírito Santo. A EDP tem no país mais de 10 mil colaboradores, entre funcionários e terceirizados.

No estado de São Paulo, a EDP tem concessão em uma área com 28 municípios, nas regiões do Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte. Guarulhos é o maior mercado da empresa no estado, em razão do tamanho de sua população, com quase 1,3 milhão de habitantes. A segunda cidade mais populosa da área de concessão da EDP em São Paulo é São José dos Campos, no Vale do Paraíba, com quase 700 mil habitantes.

Segundo o vice-presidente da EDP em São Paulo, Dyogenes Rosi, a empresa investe 800 milhões de reais por ano na área de concessão em São Paulo. Um volume de investimentos três vezes maior do que o necessário apenas para manter o sistema funcionando. O objetivo é “suportar o crescimento da nossa área de concessão”. Entre outras medidas, o investimento é feito em construir novas subestações e “colocar mais religadores na nossa rede”, porque quando tiver algum defeito, “a gente tem que diminuir o máximo possível a quantidade de clientes que ficam sem energia”.

Canais de atendimento

Além das agências físicas, a EDP oferece outras formas de atendimento ao público. A tecnologia digital também é chave para esses outros canais de atendimento. É possível acessar a Agência Virtual; o atendimento pode ser feito pelo WhatsApp 11-93465-2888; por telefone, com atendimento 24 horas (0800 721 0123) e com atendimento para deficientes auditivos (0800 727 2872); e por videoatendimento, com agendamento. Existe ainda o aplicativo EDP Online, disponível nas lojas de aplicativos da Apple e do Android.

Confira as fotos da inauguração:

Compartilhe!!

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

Segurança no transporte público

Metrô promete portas de plataforma seguras nas linhas que vão chegar em Guarulhos

TURISMO

Começa a temporada de avistamento de baleias no Litoral Norte de São Paulo

AMIGOS DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO

AAPAH reinaugura Ponto de Cultura com caminhada turística no centro de Guarulhos

DATA ESPECIAL

Dia das Mães: 5 restaurantes de Guarulhos para o almoço de domingo

Metrô em Guarulhos: Entenda o processo de licitação para as obras da Linha 19-Celeste

HISTÓRIAS DA CIDADE

60 anos do fim do Trem da Cantareira: a história da ferrovia que deixou de existir em Guarulhos

Fartura na mesa

Curte um café da manhã caprichado? Hotéis de Guarulhos participam da Breakfast Weekend

VEJA COMO PARTICIPAR

Parque Shopping Maia faz parceria com a Coca-Cola em campanha de Dia das Mães

PEDÁGIO SEM CANCELAS

Free flow e o alto índice de multas por evasão de pedágio nas rodovias paulistas

REPORTAGEM EM VÍDEO

Por que o Aeromóvel do Aeroporto de Guarulhos ainda não está funcionando?

Dica de passeio

Itaquaquecetuba recebe a Motofest neste fim de semana, com muitas atrações e até um bar nas alturas

STREAMING

Documentário Netflix sobre tragédia em Congonhas entra no Top 10 global de séries

REPORTAGEM

Rodoviária do Cecap pede socorro: manutenção é precária e há poucas saídas de ônibus