O desgaste da estrutura de uma ponte ferroviária construída em 1907, localizada na região de Suzano, começou a causar transtornos para passageiros da Linha 11-Coral nesta quarta-feira (9). Isso porque os trens estão circulando em via única entre as estações Suzano e Jundiapeba, durante toda a operação comercial. A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) estima que a operação deve seguir dessa forma nos próximos quatros meses, ou seja, até agosto.
A obra atual não tem nenhuma relação com o processo de concessão das linhas 11, 12 e 13 para a iniciativa a privada. Essa é uma intervenção emergencial. Será realizada pelo poder público, que ainda administra o ramal ferroviário.
De acordo com o governo estadual, a mudança na Linha 11 tem como objetivo garantir a segurança da operação após a equipe técnica identificar o problema estrutural. A companhia iniciou o processo burocrático para contratar a empresa para realizar a correção em todas as vias na ponte, que está interditada.
Por enquanto, estão realizando a retirada de amostras de solo em profundidade de até 25 metros, que serão analisados pela equipe de engenharia responsável. O prazo da contratação da empresa responsável até a conclusão das obras é de pelo menos 120 dias.
Enquanto isso, a circulação da Linha 11-Coral muda…
Nos horários de pico (das 4h às 9h e das 16h às 21h), os passageiros contarão com viagens entre as estações Luz e Suzano com intervalos médios de 7 minutos, além das viagens já previstas somente no trecho Luz-Guaianases, com intervalos médios de 3,5 minutos. As viagens entre Suzano-Estudantes terão intervalos médios de 22 minutos. Abaixo, o mapa da Linha 11-Coral para você entender melhor:

Outro transtorno é que passageiro terá que desembarcar em Suzano. Lá, para seguir sentido à estação da Luz, deve embarcar na plataforma 1. Já quem deseja viajar sentido Estudantes, deve embarcar na plataforma 3.
Das 9h às 16h, as viagens entre as estações Luz e Suzano terão o intervalo médio de 11 minutos, além das viagens já previstas nos trechos Luz-Guaianases, com intervalos médios de 5,5 minutos. As viagens entre Suzano-Estudantes terão intervalos médios de 22 minutos durante todo o dia.
Das 21h até o fim da operação comercial nos dias úteis e aos sábados, das 10h às 20h, as viagens do trecho Luz-Guaianases serão suspensas, permanecendo somente os loops entre Luz-Suzano e Suzano-Estudantes, com intervalos médios de 11 e 22 minutos, respectivamente. “Essas estratégias operacionais visam garantir maior fluidez no trecho de maior demanda, entre Luz e Suzano, que representa 91,4% do volume total de passageiros da linha”, diz o governo estadual, em nota.
Ônibus do Paese entre Suzano e Jundiapeba
A CPTM também informa que acionou o Sistema de ônibus Paese para reforço no trecho entre as estações Jundiapeba e Suzano durante os horários de pico da manhã, das 5h às 9h, e tarde, das 16h às 20h, em dias úteis. Para o embarque, serão distribuídas senhas em ambas as estações, assim o passageiro poderá voltar ao sistema de trilhos em Suzano ou Jundiapeba sem custos adicionais.
Na estação Suzano, o embarque nos coletivos acontece na Rua Prudente de Morais, S/N, próximo ao bicicletário da estação. Em Jundiapeba, os embarques acontecerão na Avenida Aurea Martins dos Anjos, S/N, em frente à estação, embaixo da cobertura.
LEIA TAMBÉM -> Dutra em obras: Vídeo mostra como a rodovia está ficando e detalha desconto no free flow