Obra em Suzano muda circulação da Linha 11-Coral e afeta usuários da CPTM

Problema estrutural em ponte ferroviária construída em 1907 afeta passageiros que utilizam a linha a partir de Suzano.

Vinícius Andrade

redacao@guarulhostododia.com.br

CPTM/Divulgação

Publicado em 09/04/2025 às 17:42 / Leia em 4 minutos

O desgaste da estrutura de uma ponte ferroviária construída em 1907, localizada na região de Suzano, começou a causar transtornos para passageiros da Linha 11-Coral nesta quarta-feira (9). Isso porque os trens estão circulando em via única entre as estações Suzano e Jundiapeba, durante toda a operação comercial. A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) estima que a operação deve seguir dessa forma nos próximos quatros meses, ou seja, até agosto.

A obra atual não tem nenhuma relação com o processo de concessão das linhas 11, 12 e 13 para a iniciativa a privada. Essa é uma intervenção emergencial. Será realizada pelo poder público, que ainda administra o ramal ferroviário.

De acordo com o governo estadual, a mudança na Linha 11 tem como objetivo garantir a segurança da operação após a equipe técnica identificar o problema estrutural. A companhia iniciou o processo burocrático para contratar a empresa para realizar a correção em todas as vias na ponte, que está interditada.

Por enquanto, estão realizando a retirada de amostras de solo em profundidade de até 25 metros, que serão analisados pela equipe de engenharia responsável. O prazo da contratação da empresa responsável até a conclusão das obras é de pelo menos 120 dias.

Enquanto isso, a circulação da Linha 11-Coral muda…

Nos horários de pico (das 4h às 9h e das 16h às 21h), os passageiros contarão com viagens entre as estações Luz e Suzano com intervalos médios de 7 minutos, além das viagens já previstas somente no trecho Luz-Guaianases, com intervalos médios de 3,5 minutos. As viagens entre Suzano-Estudantes terão intervalos médios de 22 minutos. Abaixo, o mapa da Linha 11-Coral para você entender melhor:

Mapa da Linha 11-Coral, da CPTM

Outro transtorno é que passageiro terá que desembarcar em Suzano. Lá, para seguir sentido à estação da Luz, deve embarcar na plataforma 1. Já quem deseja viajar sentido Estudantes, deve embarcar na plataforma 3.

Das 9h às 16h, as viagens entre as estações Luz e Suzano terão o intervalo médio de 11 minutos, além das viagens já previstas nos trechos Luz-Guaianases, com intervalos médios de 5,5 minutos. As viagens entre Suzano-Estudantes terão intervalos médios de 22 minutos durante todo o dia.

Das 21h até o fim da operação comercial nos dias úteis e aos sábados, das 10h às 20h, as viagens do trecho Luz-Guaianases serão suspensas, permanecendo somente os loops entre Luz-Suzano e Suzano-Estudantes, com intervalos médios de 11 e 22 minutos, respectivamente. “Essas estratégias operacionais visam garantir maior fluidez no trecho de maior demanda, entre Luz e Suzano, que representa 91,4% do volume total de passageiros da linha”, diz o governo estadual, em nota.

Ônibus do Paese entre Suzano e Jundiapeba

A CPTM também informa que acionou o Sistema de ônibus Paese para reforço no trecho entre as estações Jundiapeba e Suzano durante os horários de pico da manhã, das 5h às 9h, e tarde, das 16h às 20h, em dias úteis. Para o embarque, serão distribuídas senhas em ambas as estações, assim o passageiro poderá voltar ao sistema de trilhos em Suzano ou Jundiapeba sem custos adicionais.

Na estação Suzano, o embarque nos coletivos acontece na Rua Prudente de Morais, S/N, próximo ao bicicletário da estação. Em Jundiapeba, os embarques acontecerão na Avenida Aurea Martins dos Anjos, S/N, em frente à estação, embaixo da cobertura.

LEIA TAMBÉM -> Dutra em obras: Vídeo mostra como a rodovia está ficando e detalha desconto no free flow

Compartilhe!!

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

GTD EXPLICA

Linha 19-Celeste: O que significa o contrato do Metrô para serviço técnico de desapropriações

ASSISTA AO VÍDEO

Engenheiro civil analisa desabamento de sobrado no Presidente Dutra: ‘Acúmulo de erros’

Mais CLT na cidade

Guarulhos teve saldo de 3.205 novas vagas de emprego formal em abril

TRABALHO

Obra do Rodoanel Norte tem 680 vagas de emprego abertas em Guarulhos

EM SP

Instituto Coca-Cola abre 5 mil vagas para pessoas entre 16 a 29 anos que procuram bons empregos

OPORTUNIDADE

Gigante do aço, Gerdau abre vagas para programa de estágio em Guarulhos

É dia de se mexer

28 de maio é o Dia do Desafio: atividade física de todo jeito, em todo lugar

QUE FOME!

Guia: 7 lugares para comer um bom hambúrguer em Guarulhos

Aumento de impostos

Entidades de empresários de Guarulhos e de todo o país reclamam do aumento das alíquotas de IOF

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

Festival Guarulhos de Todos Nós na UNG abre temporada 2025 de festas juninas

OPORTUNIDADE

Último dia do Feirão do Emprego do Eniac: 2.000 vagas para trabalhar em Guarulhos e região

CORREÇÃO

Erramos: Tranenge Construções não deixou as obras na Via Dutra